Adam Bhatti fala sobre suas expectativas para o futuro do PES

Bem amigos, semana passada, mas precisamente dia 24/11 (dia da liberação da DLC 2.0), o site especializado em futebol, Squawka, liberou uma entrevista com o Gerente Global da Marca PES (Adam Bhatti).

Nesse entrevista, além de promover a então recém liberada DLC 2.0, Adam Bhatti, também falou como enxerga o futuro da franquia, dando pistas dos próximos passos à serrem seguidos na franquia.

Como geralmente faço, quando utilizo um material “extra-blog”, tentarei apresentar os principais pontos da entrevista, tentando contextualiza-los, colocando meu ponto de vista, quando achar necessário.

Adam Bhatti começa a entrevista destacando que a franquia Pro Evolution Soccer, caminha para a construção de um base sólida. Entretanto, o licenciamento é sim, a fraqueza da franquia, mas que eles têm ciência de como isso é importante. Segundo ele, o game tem uma jogabilidade estabelecida, mas agora é hora de mostrar às pessoas, que eles estão tentando corrigir outras questões.

Este ano, o maior bônus foi a questão das parcerias com os clubes, pois estamos agora, em espaços onde nunca estivemos antes. Estamos sendo mencionado e comentados por alguns dos maiores times do mundo. Estamos trabalhando com eles em novas formar criativas, apresentando o jogo para os novos gamers. Isso tem sido incrível.

O gerente da Konami segue dizendo que estão trabalhando muito nos quesito: Estádios. E que eles fazem parte da peça central do game.

Os últimos estádios levaram cerca de três meses para serem construídos.

No caso de Dortmund, especialmente, a equipe teve que recapturar o túnel de saída para o campo, pois eles têm um moody especial de iluminação com o estádio (preto e amarelo), que tinha de ser ajustado.

Para ambos Liverpool e Dortmund, além dos cânticos e som dos torcedores, foram utilizados desenhos em 3D, para que fosse possível capturar tudo, perfeitamente. Ele destaca que a equipe está avançando no jeito de recriar esses estádios, criando novas maneiras de recapturar os estádios, destacando não só o visual, mas também o som.

Adam faz questão de lembrar que o contrato de permanência do estádio do Liverpool (Anfield) é de no mínimo 3 anos. Já para o estádio do Dortmund (Signal Iduna Park), pelo menos 4 anos.

Uma informação dessa entrevista, que achei muito curiosa, é o fato de que a modelagem das faces dos jogadores, diferentemente do que imaginávamos (pelo menos eu pensava assim). O trabalho não é feito diretamente pela Fox Engine.

Na verdade a Konami terceiriza o servição à uma empresa alemã de modelagem, chamada Staramba. Curiosamente, fui atrás da tal empresa, e acabei percebendo o porque do resultado final, observado no PES. Entrem no site dos caras e confiram as miniaturas comercializadas por eles.

Aí fico pensando, enquanto os caras estão vendendo um Robben com 25 cm de altura por $ 289 (quase 1000 reais, na conversão direta). Os “jumentos” dos jogadores brasileiros, se esforçam para estragarem seus direitos de imagens, e se esconderem daqueles que possivelmente comprariam esses direitos.

É óbvio que esse valor de venda, além do custo pelo trabalho da empresa, tem o valor pago pelos direitos de imagens ao jogadores replicados (por cada boneco vendido). Mas isso só acontece, pela visão diferenciada dos jogadores ao longo do mundo, que reconhecem que eles funcionam como um produto, e como tal, quanto mais aparecer, melhor.

Diferentemente da mentalidade do jogador sul-americano, que de maneira geral, acha que é lucro, cobrar 50 mil num determinado momento, e deixar de construir uma imagem durante toda sua carreira, e quem sabe ganhar uns 500 mil em cima dessa imagem.

ESSAS ASPAS (“”) SÃO POR MINHA CONTA! “Oh, raça burra, viu!”

Sei que tem alguém pensando que em função da terceirização do serviço, a Fox Engine, não é tudo aquilo que pensávamos. Mas pelo que entendi e procurei me informar, a empresa faz o trabalho de captura e modelagem, porém, caso não haja uma adaptação por parte da Engine, nada adiantaria. E tá aí o potencial da Fox Engine, pois caiu como uma luva.

Só lembrando que EA e 2K (PixelGun Studio), também terceirizam esse tipo de serviço.

Mas em relação a esse assunto (faces), ainda não acabou. Pois na entrevista, Adam confirma que em fevereiro ou março, teremos mais uma atualização, que será feita com base no feedback da galera.

Jogadores com faces atualizadas (DLC 2.0)

pes2017_dp2_playerlikenesses2_1_l

Adam Bahtti - jogadores dlc 2.0

Adam aproveita para mencionar o upgrade gráfico que PES 2017 sofrerá, com a atualização (meio de Dezembro) para suportar a resolução 4k, no PS4 Pro.

Nós estamos realmente animados – parece inacreditável.

Ainda sobre a questão do 4K, ele ressalta que alguns estádios exigem um maior poder de processamento do sistema. Um Camp Nou, por exemplo, necessita de muito mais memória, então existem certas situações que o sistema pode sentir um pouco mais, quando comparado com um estádio genérico (Konami Stadium, por exemplo). Porém, essa diferença não ocorre no PS4 Pro, sem falar no visual que surpreende, segundo ele.

E por isso, a Konami se começa a se preocupar no maior detalhamento dos Kits (uniformes) e chuteiras, para que possíveis imperfeições não sejam perceptíveis, diante de tanta definição.

A entrevista é finalizada dizendo que, para a próxima versão, embora detalhes concretos ainda sejam poucos, as negociações de licenciamentos, felizmente, já estão em andamento.

Lembrando que como a entrevista foi feita no dia do lançamento da DLC, o foco da discussão foi todo em cima das melhorias dessa atualização. Portanto não era de se esperar que comentários relacionados a questão online, seriam mencionados. Apesar que a Konami deve ter em mente, que todo e qualquer melhoria, deve ser feita com base nos modos online. Caso contrário, fica muito difícil.

Mas digam aí o que acharam das declaração. E aí, estamos ou não, no caminho certo?

 

  • Thiago Machado

    Com a Konami, não podemos nos animar em nada, muito promessa e pouca realização. As faces brasileiras estão um lixo, cagaram mais uma vez para os brasileiros.

    • tipo o que? fiquei curioso pra saber quais foram as muitas promessa não cumpridas? Principalmente em relação aos times brasileiros.

      Temos 7 dos principais estádios brasileiros; mesmo com a bagunça do futebol brasileiro, temos 15 elencos e os 20 clubes licenciados. Pela primeira vez na história do futebol digital nacional, temos um campeonato Brasileiro virtual, em parceria com a CBF. Licença da seleção brasileira e do campeonato Brasileiro (lembrando que clubes, jogadores, e campeonatos são 3 licenças distintas).

      Aí temos o projeto, com a intenção da própria CBF, de um campeonato Brasileiro da série B (Não vou nem citar a Copa do Brasil, pois acho que esse sim, é muito difícil de organizar pra próxima edição).

      Aí tu chega a conclusão que não estão nem aí pro brasileiro, porque as faces não estão próxima do real. Complicado viu! É simplesmente o país com mais conteúdo.

      • Mfsferrer

        Bom dia
        Entendo que você veja por esse lado Cícero, porém devido a toda bagunça acho que a Konami não deveria licenciar o brasileirão, somente quando houvesse um acordo de licenciamento total desde o lançamento.
        Fica algo pela metade, que desanima jogar, mas chegou agora a um bom patamar com os Estádios e alguns clubes licenciados.
        A verdade é que a Konami é muito incompetente nesses quesitos, pois ao longo dos anos perdeu muito, poderia hoje ter licenças lado a lado com Fifa.

        • cara, estamos falando de futebol brasileiro. O presidente da CBF agora que ouviu falar num tal de e-sports. Tu acha mesmo, que nos próximos 5 anos a CBF/Clubes iria se organizar, ao ponto de ter todos os direitos de imagens dos jogadores? É óbvio que não, pois isso não vem de hoje.

          Agora, o impressionante é que se tratando de futebol brasileiro, por tudo que falei acima, no lugar de reconhecermos o esforço da Konami, nesse quesito. Boa parte prefere desmerecer todos esforço dos caras.

          Se não tiver alguém que pegue na mão da CBF, pra dizer, é assim que se faz, não sai nada!

          Pergunta pra quem joga FIFA, se eles gostariam de ter tudo o que temos, relacionado ao conteúdo BR.

          Quanto a competência em licenças, eu ou você, conseguiríamos ter a mesma competência de um funcionário da EA, considerando o volume de grana que teríamos pra gastar. Nesse quesito é grana, meu velho, e não tem essa de competência.

          Além da EA ter um orçamento muito maior pra produzir seu game, ela investe boa parte desse orçamento em licenças. Pois mais do que PES (infinitamente mais), FIFA é um jogo que depende de licenças.

          • Mfsferrer

            Bom Cícero não aceito que seja só grana o motivo, passa por incompetência sim, foram muitos erros ao longo desses anos, embora com toda certeza a equipe da EA é maior e tem maior, a empresa tem várias franquias.
            Elogiar o esforço da Konami discordo, estão fazendo a obrigação, tem que entregar qualidade e quantidade sim, o produto custa caro. Elogio naquilo que entendo ser merecedor como as faces e a atual jogabilidade com ressalva em relação ao online.
            Veja a sessão outros times, antes tínhamos vários clubes reais, esse ano TÁ bagunçado. Não poderia colocar como sempre foi? A Konami não é pobre, se os investidores hoje dão menos dinheiro para a franquia foi por conta das burradas ao longo dos anos.
            Mas entenda Cícero, são opiniões distintas, to curtindo o My Club pra caramba, jogo todo dia e ainda comprei o Fifa, mas não me desafia, não me prende como PES, a jogabilidade merece elogios sim mas o online oscila demais a cada atualização.
            Então é por aí, vamos curtir, se você acha que merece elogio blz, mas na minha opinião ficou bom e nada mais.

          • quanto a opinião distinta, nem precisa lembrar, o post é pra isso mesmo, discutirmos. Concordando ou não! E quando faço um post desse, já sei que terei mais discordâncias que o contrário.

            Mas acho que tu misturou as coisas, pois começamos falando do conteúdo brasileiro, e tu colocou tudo no mesmo pacote. Mas vamos lá!

            Quanto ao online, já falei várias vezes, isso é algo que não se discute. Essa talvez, seja a única coisa que fator “orçamento” não é desculpa. E outra coisa a Konami tem muito dinheiro sim, mas a divisão PES, não é a Konami. PES está entre a 4° ou 5° fonte de faturamento da empresa.

            Se a Konami cometeu erros ou foi incompetente ao longo desses anos? Será que alguém tem dúvidas disso? Acho que não né!

            O que não pode, é misturar as coisas, pois PES começou do zero no PES 2014. E muitos, sem o mínimo de noção do que acontece lá dentro, abre a boca pra falar besteira e especular um monte de coisa.

            E não meu amigo, PES não é um produto caro? Game, é um produto caro! PES 2017 pra PS4 custou o mesmo preço daquele lixo que é o FIFA 17 pro PS3. E olha que não gosto de usar esse o termo “lixo”, mas nesse caso, faço questão de abrir uma exceção.

            Tu sabe quanto custa um dos jogos (Gang Beast) mais jogados no momento? Cerca de 40 reais (isso porque é na Steam). Aí tu olha aí, e me diz quanto se vale esse preço, num jogo que tem modos na versão beta? http://gangbeasts.game/

            E na minha opinião, um jogo tem que proporcionar diversão. E não necessariamente qualidade e quantidade.

            O estranho é você está se divertindo com o jogo, e não querer reconhecer o mérito da Konami, em outros aspectos que não seja a questão das faces.

            Mas para não ficar colocando contrapontos até amanhã. Deixa eu te fazer umas perguntas.

            Então tu acha que FIFA vende o que vende, porque tem qualidade e quantidade?

            E se oferece essa quantidade e qualidade (pontos que você acha fundamental num game), por que joga mais PES?

          • Mfsferrer

            Cícero acho que quem está misturando as coisas agora é você.
            Bem vamos lá, Fifa tem qualidades sim que PES não tem , na jogabilidade por exemplo a mobilidade dos jogadores é melhor, ter um botão para proteger a jogada independente do jogador que tente tomar a bola de você. Por outro lado PES tem suas qualidades também, na versão 2017 mais ainda, o off flui como na realidade, bem mais que Fifa.
            Agora porque jogo o PES? Jogo ambos. Cada um tem seus atrativos e nesse momento me divirto mais com PES, me desafia mais. Não vejo problema com isso, a rapaziada joga os dois desde 2012, temos nossa Master League própria Desde 2010 e sempre escolhemos um deles para o ano todo, diferente dos anos anteriores nesse estamos jogando Fifa, mas em casa jogo PES todo dia, disputo as competições, campeonatos e por aí vai.
            Acho que você também deveria olhar para o concorrente e perceber que não é nenhum lixo, tem seus méritos e seus defeitos como PES tem, é não vende muito só por causa das licenças.
            Quando falei de outros aspectos do jogo foi apenas para tentar mostrar que o brasileirão pra mim não é motivo de ovacionar a Konami, pra mim não é, outros aspectos do jogo que me encantam vou elogiar sempre.
            Agora como disse antes PES me diverte e me desafia mais embora falte muita coisa, mas o FIFA 2017 também é um bom jogo e pra quem é adepto está bem servido como os fãs de PES também estão.
            Espero ter respondido sua pergu ta.

          • cara, você misturou sim, pois estávamos falando do conteúdo brasileiro, e você generalizou.

            E não está certo colocar palavras em minha boca, pois em nenhum momento eu disse que temos que ovacionar a Konami, mas sim, reconhecer seus méritos, quando existem. E mais uma vez repito, a conversa começou no brasileiro, e você misturou.

            Também não falei que não é pra jogar FIFA 17, em várias falas minhas aqui no blog, deixo claro que não tenho nada contra quem jogue FIFA, pois sei que o jogo tem suas qualidades. Mesmo achando que a fluides que você e outros falam, ocorre em decorrência do jogo ser praticamente desprovido de conceitos físicos.

            Praticamente não existe resistência na movimentação, correr e mudar de posição, e sentido, praticamente não interferem no equilíbrio do jogador; se perde uma bola após um encontrão, e rapidamente se retoma essa bola; física no joga aéreo praticamente não existe; jogadores de costas pro gol, viram pra chutar com se fosse a coisa mais fácil do mundo, etc, etc.

            A questão de um botão pra marcar ou outra coisa do tipo, está mais relacionado a uma opção da desenvolvedora, pois isso é muito particular pra quem joga.

            E só pra lembrar, jogos mais antigos tinham essa mesma fácil mobilidade, em função de uma limitação de programação. Uma coisa é você ter mais mobilidade, outra coisa é você passar bem longe do que acontece num futebol de verdade. Não é a toa que FIFA tá cheio de lances bizarros, em função dessa ausência de resistências nos controles.

            E mais uma vez você não prestou atenção no que eu falei. FIFA 17 (PARA PS3) é um lixo sim. Tu que joga FIFA na atual geração, tenta jogar na geração anterior, e me diz se vale o alto preço (segundo você mesmo falou) de R$ 200,00.

            Cara, por ser um cara esclarecido, esperava que não viesse com o argumento do número de vendas. Anitta é cantora mais popular do Brasil, a que mais vende show, e que mais…tudo. Mas deixa pra lá.

            FIFA vende o que vende hoje, por causa de um negócio chamado: Ultimate Team! Associado as burradas que a Konami fez ao longo de 10 anos, é claro.

            Mas quando comparo um jogo com outro, estou falando das versões atuais. Olha os reviews aí cara, seja da mídia especializada, como também as notas dos fãs. Quando essas opiniões são emitidas, ninguém leva em consideração o número de vendas.

            E aproveita porque, mesmo FIFA tendo mais mobilidade, mais licenças, etc, etc, apresentas essas notas, na hora da verdade?

            Toda vez que se entra nessa discussão de PES x FIFA (só lembrando que estava falando do conteúdo brasileiro), alguém que joga FIFA vem e diz, “mas fifa vende mais”. Mas quando é perguntado, isoladamente, sobre o jogo, o resultado é esse.

            http://www.metacritic.com/game/playstation-4/fifa-17
            http://www.metacritic.com/game/xbox-one/fifa-17
            http://www.metacritic.com/game/pc/fifa-17

            http://www.metacritic.com/game/playstation-4/pro-evolution-soccer-2017
            http://www.metacritic.com/game/pc/pro-evolution-soccer-2017http://www.metacritic.com/game/xbox-one/pro-evolution-soccer-2017

            As notas menores, para a versão de XBox, no PES, e principalmente para PC, sabemos que passa por conta da diferença gráfica e de conteúdo, comparada a versão do PS4. E no caso do FIFA, o que se passa?

            Muita gente acha que a maior base de jogadores do FIFA, jogaram PES. E esse é um pensamento totalmente equivocado. A grande maioria que joga FIFA, nunca nem jogou PES, experimentou o UT, e ficou.

            Vamos imaginar o seguinte, troquemos, coloca o myclub no FIFA, e traz o UT pro PES. Aí queria ver realmente quem é fã do jogo, em si.

            Meu amigo, canais de FIFA tem milhares de seguidores, com 80% do espaço dos vídeos, voltados pra abertura de pacotes.

            E é o UT, que ainda faz uma galera comprar a versão para PS3, com uma egine anterior e sem modos de jogo (praticamente uma atualização de elenco da versão anterior).

          • Mfsferrer

            Cícero te respeito pelo trabalho que faz aqui, sendo o melhor blog de conteúdo relacionado a PES e pela sua paixão pelo jogo.
            Você não compreendeu o que eu quero dizer, talvez eu não tenha colocado bem as palavras, se fosse em um áudio você compreenderia, portanto não Vale continuar com essa discussão.
            Mudando de assunto, diz 3 novas combinações e tentei colocar na planilha, mas não sei se é meu celular (meu PC está ruim), não consigo inserir os dados. Teria como você inserir os dados lá na planilha pra mim?

          • pois é, complicado essa questão de administrar um blog e comentar nele. Mas tentarei ficar mais ausentes nos comentários, pois meio que já dei minha opinião no post. Mas enfim!

            Quanto a planilha, talvez seja algum tipo de bloqueio de segurança do teu celular. Você pode tentar outro navegador pra tirar essa dúvida. Mas se quiser pode deixar os dados, que eu coloco de boa.

            Só que agora fiquei assustado, pois se tu escreveu tudo isso no celular! Meu Deus do céu…rsrs

          • Mfsferrer

            Kkkkk, sempre usando celular, única forma.

            Então a do Begovic:

            Chelsea 3 Estrelas
            Idade entre 25-29 anos 4 Estrelas
            Reflexos 5 Estrelas

            Zouma Zagueiro:
            Chelsea 3 estrelas
            ZC 5 Estrelas
            Impulsão 4 Estrelas

            Consegui uma diferente do HULK sem precisar do olheiro Contato Físico mas esqueci de tirar a foto.
            Vlw Cícero abraços.

      • Bruno-Sci-Rs1909

        Os caras querem carinhas bonitas Cícero kkkkkkkk. Cada um que me aparece. Vai bota uma cueca. Dá valor e se importa com a jogabilidade mano…

  • Luiz Eduardo

    O difícil é acreditar no Adam Bhatti…nem mesmo a comunidade da WENB (forum que ele criou a anos atras) leva esse cara a sério.

    • Cara, existe uma tendência para que enxerguemos mais as falhas dos outros. Não tenho absolutamente nada a ver com o Adam Bahtti. Concordo demais com aqueles que acham que ele não tem habilidade pra lhe dar com os seguidores da franquia, e por isso a Konami deveria contratar alguém com essa capacidade, pois, ali é carisma zero.

      Mas tenho quase certeza de que parte das coisas que foram anunciadas, e que não foram cumpridas, é por falha dos japas.

      Tipo, tu realmente acha que o cara vem, anuncia que vamos ter upgrade para que o PES seja compatível com 4K, e depois vem a público dizer que será só em Dezembro. Tudo isso por conta própria? Tem arte, banner de divulgação e tudo mais. É óbvio que a informação parte da equipe que desenvolve o game.

      Só que ter alguém pra levar a bucha!

      Mas uma vez, acho que não deveria ser ele, a pessoa pra ficar diretamente ligada aos fãs.

      Mas por outro lado, acreditar na opinião de um monte de gente que diz saber o acontece dentro da Konami. Não acredite nesses caras brother, praticamente ninguém sabe o que de fato acontece lá dentro. Muito desses caras que de uma hora pra outra, viram analistas financeiros, se dizem entender de mercado, entre outras áreas de conhecimento, meramente baseado em achismo.

  • A franquia pode ter esses projetos e ir acertando aos poucos… mas infelizmente não vejo licenciamento de ligaS (no plural) em 1 ano. Creio que se licenciar 1 por versão do pes já é muito.

    Sobre esse cara, ele é totalmente sem credibilidade. Na mesma hora que fala uma coisa, ele muda.

  • To achando que a konami quer me dar um goleiro bola preta.

    Mandou pra mim +185 de altura, defesa, e reflexo 5 estrelas.

    Poderia vir é um MLG 5*… to atrás faz tempo.

  • hahaha… to falando porra.
    tirei o De Gea no empresário de goleiro que a konami enviou.

    • Luciano Ferreira

      Boa!! Os 4 empresários que a Konami me deu , em todos eles eu tirei uma bola prata, e o melhorzinho tinha um overall de 77 kkkkkk

      • Paulo Tiago Talasamov

        Eu tirei 3 pratas, over máximo 77 e o Schweinsteiger. Só ele valeu a pena. Bola preta esquece!

    • Bruno-Sci-Rs1909

      E eu o T. Courtois… Kkkkkkkkk

  • Osdso

    Parabéns pela homenagem à Chapecoense, Cícero.

    • Pois é, Osdso. Cheguei até em pensar deixar o blog OFF, no dia de hoje, deixando apenas uma mensagem. Mas nada que seja dito neste momento, servirá para expressar a real tristeza.

    • Acordei e quando liguei a tv hoje, tava o chico pinheiro e o galvão engasgados dando a notícia.
      Fiquei de cara… Mas quando Deus chama não tem como. Era hora dessa turma toda ir e alegrar o futebol pelos “lados de lá”.

      RIP Chapecoense.

  • Clayton

    Aí eu compro o pes 17 na semana passada na psn devido a promoção. Pago 129 dilmas e essa semana a konami libera o myclub gratis. Parabéns konami. Nunca mais dou dinheiro pra konami

    • fala Clayton, tu cegou a ver o vídeo que eu fiz? Se viu o vídeo, acho que percebeu que temo um restrição quanto a região do game.

      • Clayton

        Já tem uma versão diferente agora, a imagem é a mesma mas o nome é pes 17
        Pro evolution soccer
        Trial edition . tem até um video sobre esse modo na página do jogo na psn

        • Pois é, foi o que imaginei, você não viu meus vídeos….kkk

          Não é bem assim cara, dá um olhada nos meus dois últimos vídeos. O Pro Evolution Soccer Trial, é uma edição voltada pra PES LEAGUE, não tem nada a ver com o myclub.

  • Clayton

    Agora sobre comparações não estou conseguindo ver muitas melhorias gráficas nesse 17 não. A imagem tá muito pálida, muito diferente do 16. A jogabilidade parece que está um pouco melhor. O difícil é conseguir jogadores agora com esse novo modo de contratação, ta osso com esses pernas de pau viu.
    Parabéns pelo blogue e valeu pela atenção

    • realmente a diferença não é gritante, Clayton. É mais na iluminação, detalhe da torcida, entrou outras melhorias aqui, outra ali. Vai nos olheiros cara, tem ótimos jogadores lá.

      • Clayton

        Kkkkk, tem nada só enganação,
        Tenho 1 só bola preta , dois zagueiros bola bronze. Não da pra ganhar de ninguém. Ontem enfrentei um cara com um super time , todos os tops . Aí eu saio do 17 e volto pro 16 pra divertir.

        • Paulo Tiago Talasamov

          Cara, só se consegue um time muito forte cheio de bolas pretas se você tiver muita sorte nas roletas ou muito tempo gasto em jogos. Eu mesmo tenho uma bola preta só, o Mkhitaryan mas fui atrás os leilões e peguei ótimos bolas douradas por um preço muito baixo, comprando um ou outro olheiro que faltava para completar com os recebidos após as partidas. Não adianta ficar reclamando que não em time top no segundo mês de uma temporada de doze! As bolas douradas tem over até 84 e já tenho jogadores ouro evoluídos com over 85, 86. Dessa forma já montei o seguinte time, com o treinador Tite, formação 4141:
          Hart (olheiros)
          Dani Alves (roleta)
          Reid (olheiros)
          David Luiz (olheiros)
          Clich (roleta)
          Schweinsteiger (roleta)
          Hulk (olheiros)
          Mkhitaryan (olheiros)
          Ramires (olheiros)
          Bellarabi (olheiros)
          Lacazette (olheiros)

          Ainda tenho alguns bons reservas bola ouro como Oblak, Marcos Rocha, Wanyama, Touré, J. Martinez, Kagawa, Bem Arfa entre outros ouros e pratas bons.

    • Weder França Dos Santos

      Olá Clayton, jogo no XBOX 360 (ainda kkkkkkkkkk),
      Mas pra mim a imagem está é pior, tem uns campos com o gramado amarelo aí os caras escolhem
      bolas coloridas é um deus nos acuda pra enxergar a bendita “redonda”, não sei se é so comigo, mas estou com este problema.
      Abraço a todos….

      • Paulo Tiago Talasamov

        Olá Clayton! Não é só com você não! A maioria das bolas fica quase invisível quando se proxima da linha lateral superior, é tenso. Pior é que nas competições o MyClub e nos campeonatos off do MyClub não dá pra mudar e a bola é escura. Só muda nad divisões e nos jogos únicos contra a máquina.

      • Paulo Tiago Talasamov

        Também jogo no 360 e temos um grupo no whats app de jogadores de todas as plataformas para discutir sobre o jogo e marcar campeonatos. Temos poucos do 360 e precisamos de mais gente! Se quiser mande um email para rodrigo.jaboinski@gmail.com que o Rodrigo te add no grupo para participar!

      • Clayton

        Kkkkkk
        Pra mim se tivesse continuado no 16 com uma atualização completa tinha dado mais certo até agora.
        Mas se acabar com o nivelamento tá ótimo. Prefiro perder pra supertimes do que ver alguns jogadores simplesmente parados durantes algumas partidas ou até mesmo 4 ou 5 bolas na trave como acontece no 16 , já fui muito prejudicado com isso. Ganhar 4 seguida de caras bons e no quinto o time não corresponder…. aí é tenso

  • paulogrego

    Pra mim a única melhoria que quero é parar com handicap no offline e reduzir o cansaço dos jogadores no segundo tempo.

    Isso me deixa de saco cheio de jogar… primeiro tempo sempre o jogo é excelente, aí quando chega no segundo tempo, é um deus nos acuda… ninguém mais acerta passe, chute, bote, lançamento, jogadores se arrastando, vira uma várzea total… e isso é totalmente fora da realidade.

    Fora que os times se desorganizam completamente nos últimos 30 min de jogo, ninguém mais acompanha jogada, zaga não recua, não marca, aí começa do nada sair um gol atrás do outro…

    Os atletas cansam sim na segunda etapa, mas nunca vi um cara bom de bola cansar a ponto de errar tudo que tenta..

    Que custa?? Jogar o 1o tempo é sempre bom, desafiador, disputado, jogo bonito, jogabilidade bem legal… aí depois do intervalo caga tudo… é muito triste!

    Estou pensando em combinar com meu filho de jogar só primeiros tempos… sair da partida no intervalo e recomeçar, porque ta impossível desse jeito…

  • https://youtu.be/Zq3l7NsmHRg

    Jogo #4 – Primeiro jogo do desafio online dessa semana.

  • Pedro Baião

    Boas pessoa, primeiro as minhas sinceras condolências a família, amigos, adeptos e povo brasileiro pela vossa fatídica perca, um abraço sentido de Portugal. Em relação ao PES , gostava muito desse para montar automático a equipa por categoria, ouro, prata e bronze, tal como tem por espírito e poder de equipa. Esta actualização na minha opinião melhorou alguns aspectos mas continua o LAG principalmente nos torneios on-line. Restante pra mim ta TOP. Abraço.

    • olá Pedro, seja muito bem vindo a comunidade.

      Sobre o que você falou, seria muito interessante se a Konami implementasse torneios com bases nas cores das bolas. Assim teríamos uma maior diversidade de torneios, como também uma maior valorização das bolas “inferiores” prata, bronze e branca.

      Sobre o lag já deu uma olhada nesse vídeo? https://www.youtube.com/watch?v=aiNKblI8_ow

      Apesar de longo, falo muita coisa sobre o assunto e coloco algumas sugestões, que talvez possam te auxiliar.

      • Tiago

        Olá Pedro e professor Cícero, também sou favorável aos campeonatos por nível, tenho cinco times, dos 5 diferentes níveis e gostaria de ver estes meus “craques” jogando os torneios..rsrsrs Só tenho coragem de jogar com o time principal e mesmo assim perco bastante..abraço!

  • GAMER_FOX

    Fala Cícero e galera. Alguém pode me informar se o time do Barcelona e os outros quer a Konami assinou contrato existe no concorrente? Pergunto isto porque se existir estes times também no concorrente porque o PES não pode ter a Juventus licenciada e a concorrente pode ter os clubes que assinaram com a Konami? Se nem isto a Konami não consegue fazer tipo exclusividade para que ficar atrás só de clubes; Alguém para me explicar?!!

    • Paulo Tiago Talasamov

      Salvo Corinthians e Flamengo todos os outros times estão no FIFA.

      • GAMER_FOX

        Paulo obrigado pela informação, então a Konami está gastando um dinheirão que nem para exclusividade serviu. Mas bola para frente

        • A exclusividade ficaa penas por conta do Camp Nou.

          • GAMER_FOX

            Cícero ok, mas deveria a concorrente também jogar com um Barcelona genérico como acontece com o PEsS em relação a Juventus. Se é para bagunçar as franquias por causa destes contratos que bagunce as duas então. Mas valeu, no aguardo do seu post sobre o empresário desta semana e com certeza será mais um post show de bola. Valeu

          • Paulo Tiago Talasamov

            Acho que depende muito da grana envolvida. E o concorrente ainda tem a chancela da Fifa. Dinheiro não falta para eles!

  • Foi um parto conseguir esse desafio online.
    Vocês não sabem como é dificil disputar desafio online contra times que tem mais de 2 bola pretas.
    A seleção do chile que montei ainda ta sem as estrelas, e a maioria é prata.. só tem 2 bolas douradas e o resto é prata de nível médio.. no final meu time sempre sucumbia.. tive que ir com meu time principal.
    Depois posto o vídeo do ultimo jogo que perdi com a seleção chilena por 3×2 no finalzinho…

  • Frederico Pereira

    Cícero ka o post de hoje?? Estou no trabalho aguardando ansiosamente as novidades. Quanto ao jogo meu problema hoje tem sido o LAG, e a sorte que tenho de enfrentar times com CR7, Messi, Neymar e CIA.

    Meu time está perfeito do meio para trás, preciso ainda de um lateral direito, pois o Daniel Alves cansa muito. Mas o que sinto falta mesmo é de atacantes matadores…

    No mais sigo sofrendo com o TIMBA

  • Tiago

    Pessoal, vou relatar uma coisa estranha que me aconteceu ontem: jogando o desafio das três partidas, estava perdendo e consegui o gol de empate lá pelos 30 do segundo. O adversário, que não era lagueiro, foi sair jogando com o goleiro e o pressionei com meu atacante, na entrada da pequena área. Aí o goleiro e o atacante se “trombaram” e a bola foi pro gol( meu atacante também foi cair dentro do gol). Neste momento a tela travou, ficou só rodando aquela roletinha no canto inferior. Esperei uns 15 minutos e acabei saindo do jogo. Quando entrei novamente no jogo, vi que eu havia perdido por desconexão. Meu nível de conexão era AAA caiu pra AA. Já aconteceu algo assim com alguém aqui? Tem alguma coisa pra fazer se isto acontecer novamente? Abraço!

  • Tadeu

    bom dia cicero me ajuda comprei o pes2017 ps3 pro meu pai mas não gostaria de entregar para ele com os time genericos pois ele so joga com o real madrid , no blog tem a opção e explica como instalar mas não encontro o link para baixar os arquivos poderia me ajudar ??

  • Jogo #5 da seleção chilena.

    Derrota marcante contra um time cheio de bolas pretas :(.

    https://youtu.be/ITiCNVgE1kg