A Konami não iria falir?

Não é de hoje que venho falando o quanto as vezes me impressiono com o tanto de novos especialistas de plantão, que temos perdidos nessa “internet de meu Deus”, seja qual o for o seguimento.

Com o crescimento da rede e popularização do Youtube é crescente o número de pessoas que opinam sobre tudo e todos. E se por uma lado tais opiniões contribuem para a discussão de determinados temas, por outro, quando colocado por alguém que se acha entendido no tema, quando na verdade não passa de um simpatizante da área, trás sérias consequências.

Com isso, temos pessoas fazendo canais de receitas, sem nem saber fritar um ovo, direito; gente falando de religião, sem nem conseguir ser um bom moço dentro de casa; e por que não, economistas de plantão, que sismam de uma hora pra outra, entender do balanço financeiros das empresas.

E é nesse último “especialista” que quero me deter, pois ultimamente a Konami foi alvo de muita especulação em função do processo de reestruturação em que a empresa vem passando, principalmente depois da saída do Hideo Kojima.

Nós que jogamos Pro Evolution Soccer, tivemos que conviver por um tempo com essas falácias: Konami tá falindo; PES 20.. vai ser o último; Konami tá quebrada; etc. etc. e etc. O certo é que boa parte dessas informações são escritas, muitas vezes, por pessoas sem o mínimo de escrúpulos e ou que não têm um pingo de respeito por aqueles que os seguem.

Associado ao fato de que hoje em dia, internet é uma “terra de ninguém” onde a grande maioria só repete o que os outros falam, sem a preocupação da veracidade dos fatos, tais informações acabam tornando-se “verdade” aos olhos de quem ler.

Pois bem, vamos ao que interessa!

O site Game Hall divulgou os resultados financeiros, apresentados pela própria Konami, para o 1º trimestre de ano fiscal 2016 (finalizado em 30 de junho).

Agora, com dados reais em mãos, vamos observar qual a atual situação financeira da empresa?

Seguem a baixo as informações da matéria, com as minhas considerações:

“Apesar da receita ter caído 3,5% em relação ao ano passado, para cerca de US$ 481 milhões, os lucros subiram 40%, para aproximadamente US$ 89 milhões.”

Pois é, muita gente não entende a diferença entre receita e lucro! Meu pai sempre me disse “apurado, não é lucro!“. O que rege o crescimento de uma empresa, não é necessariamente o que ela vende, mas o quanto ela lucra.

E quando observamos que apesar da receita ter caído 3,5% (valor arrecadado com a venda do produto), a empresa obteve um lucro de 40% (diferença entre o que o que foi vendido e o custo do produto). Percebemos que empresa, no que diz respeito ao balanço financeiro, tá mais do que no caminho certo.

“Ah Cícero, quanto mais uma empresa vende, mais ela tem lucro.”

Como falei, não necessariamente!

Por exemplo, digamos que a Konami venda o mesmo que vendeu em PES 2016, ou até um pouco menos.

Só o fato dela não ter tido que pagar ao “garoto da capa” já será um custo a menos. Por isso que falei em alguns comentários, que essa parceria com o Barcelona foi um bola dentro da Konami. Pois aproveita-se a licença e imagem do clube, também na capa. Sem precisar gastar um “novo” valor pra um jogador da capa.

Medidas como essas diminuem o custo de produção do jogo, acarretando num maior lucro. É óbvio que muitas outras medidas à serem tomadas é que definiram o quanto a Konami lucrará com o PES 2017, só citei um exemplo.

A receita obtida com vendas digitais (jogos para console e mobile) foi de US$ 246 milhões, um aumento de 5,6% comparado com o período anterior. O lucro com este setor foi de US$ 85 milhões, ou 34% mais do que no ano passado.

A maioria dos jogos que contribuíram para isso foram lançados apenas no Japão. Seus únicos lançamentos ocidentais no trimestre foram a atualização gratuita UEFA Euro 2016 para PES 2016, Star Wars: Force Collection e PES Club Manager.

Essa é outra questão de grande importância para quem é Gamer, pois os números demonstram uma maior contribuição dos jogos digitais, nessa receita. Pra quem não sabe a Konami não só produz os tradicionais jogos digitais (games para consoles).

A divisão da Konami que gerou menos receita foi justamente a de máquinas pachinko, que receberam uma versão remasterizada de Metal Gear Solid 3. Houve uma queda de mais de 88% na receita vinda do pachinko, que fez a divisão dessas máquinas dar prejuízo no trimestre para a Konami.

A empresa não revelou informações sobre futuros lançamentos, mas informou que a franquia Metal Gear bateu a quantia de 49 milhões de cópias comercializadas.

E diferentemente do que uns idiotas dizem por aí, os tais pachinkos (espécie de máquinas caça níquéis), estão é dando prejuízo a Konami (queda de 88% na receita), pelo menos nesse 1° trimestre.

Aqueles que apostavam no fim da Konami, usavam justamente o fato de que a Konami investiria nos pachinkos, no lugar dos games pra consoles e mobile. Pelo o que estamos observando, os tais pachinkos, por enquanto, não estão sendo uma boa opção de investimento.

É isso galera, a Konami mostra bons sinais de recuperação financeira e com isso fortalece nossas esperanças de crescimento da franquia Pro Evolution Soccer. Por mais que sejamos levados pela paixão, não devemos esquecer que a aqueles que estão por trans dos games, têm que dar para empresa uma resposta financeira.

Então é bom saber que, por enquanto, isso está acontecendo. 

Link da matéria: Game Hall