As mentiras bem contadas da EA!

 
 
Olá galera!
 
Bem, acho que todos sabem que aqui no blog, praticamente não existe espaço, par o jogo da EA. Desde o começo, sempre deixei claro que o espaço e exclusivamente sobre PES. Entretanto, as vezes torna-se inevitável não citarmos o jogo da concorrência, para que possamos ter uma referência da evolução do PES. 
 
Ao longo desses últimos 5 anos de evolução dos dois jogos (PES e FIFA), sempre prestei atenção na forma em como que ambas empresas, vêm vendendo seu jogo. Então foi aí que percebi, que ao longo desses últimos anos, senhora EA, se ligou que tão importante, ou até mais importante, que a evolução do jogo em si, é a forma de como ele e vendido. 
 
“Ah Cicero, mas isso é um princípio básico do marketing de qualquer empresa, e só ágora tu percebeu?”
 
Claro que não! O que estou querendo dizer, é que nos últimos anos, a apresentação de um jogo (mesmo que em muitos casos, FAKE), tem se tornado mais convincente, que o próprio jogo, em si. 
 
Tipo, uma geração atrás, jogávamos futebol virtual, numa esperança de utilizarmos o mesmo esquema tático dos times que amamos; de jogarmos com o mesmo estilo de jogo, seja retrancado ou avançado; de
variarmos o número de jogadas, pra confundir o adversário, etc. Pensávamos tudo isso, mesmo sabendo que dificilmente chegaríamos a tais objetivos, pelas limitações dos consoles. 
 
Diferente disso, a EA percebeu, que atualmente temos uma geração, em que boa parte não está tão preocupada com taisquestões. Pois simplesmente, eles se contentam em pensar que são os jogadores que estão na tv. Não se importando muito, caso ele não se pareça tanto; ou se sua movimentação, não tenha nada a ver; 
 
Erros grotescos? Que nada, pois eu sou o CR7, e isso é o que importa. 
 
Pra resumir toda essa conversa, quero dizer que na opinião minha, a EA percebeu que: caso de ela consiga vender a imagem, que o usuário vai ser o Ibraimovic, em seu jogo, ele jogará convicto que é o Ibraimovic. Mesmo que ele se pareça com seu primo de 5° grau; mesmo ele que corra com o Philipp Lahn (biotipo completamente diferente). 
 
 
 
E é nessa linha de raciocínio que o marketing da EA, monta sua estratégia de venda, muito inteligente por sinal. Dessa forma, trarei aqui, alguns exemplos que demonstram, tamanho cinismos e habilidade da EA, em deturpar ou mentir para seus usuários. Em alguns momentos chegando ao extremos de tentar convencê-los, que as possíveis falhas do game, são muito em função da não compreensão da filosofia do game, por parte de seus usuários.
 
Tomarei como base, uma entrevista dada lá atrás, na Brasil Game Show (BGS), pelo “hábil com as palavras”, Gilliard Lopes (brasileiro e um dos produtores do FIFA). Muitos até já viram essa entrevista, mas ela é muito emblemática, para que hoje comparemos as promessas da época. 
 
Lembrando que FIFA 15 foi lançado em 23 de setembro e a entrevista foi na segunda semana de outubro (período da BGS), ou seja, cerca de 15 dias após o lançamento do game, onde muitos usuários já reclamavam de problemas. 
 
A entrevista
 

 

 

 
 
A entrevista é basicamente, para que Gilliard Lopes, esclareça os tais problemas. Mas como falei, o cara
e um ninja com as palavras. 
 
 
A entrevistador começa perguntando a Gilliard Lopes, sobre a questão dos goleiro, pois criou-se muitas expectativas, sobre os goleiros ditos, nova geração ….Kkkkk. Só rindo mesmo. Pra quem não se lembra, esse foi o vídeo de divulgação dos goleiros no FIFA 15:
 
 

 

 

 
 
Tudo muito lindo, Não? Pois é, em câmera lenta é tudo muito mais plástico! Então vamos soltar o play e observarmos o tal do goleiro Nova Geração … kkk….lembrei das Paquitas New Generation. Lembrando que procurei pegar vídeo mais atuais, pra que neguinho não venha com aquela de que a EA corrige os problemas na hora.
 
Mas quem ainda achar que os vídeos são tendenciosos, é só colocar Goalkeeper fail FIFA 15, no youtube. Mas vou logo avisando, prepara a pipoca, porque a lista é grande. Sim, e não esqueçam de tirar as crianças da sala.  
 
 

 

 

 
 
 
 
Ao ser questionado sobre os super velocistas no FIFA 15, Gilliard Lopes, alega mais um vez, que é mais uma questão de costume dos usuários, e que hoje em dia, os atletas estão mais rápidos. E que a EA tentou trazer próximo do real, mais próximo da simulação….kkk. 
 
Acho que quando ele fala de atletas, na cabeça dele só vem atacantes. Tem muito zagueiro (principalmente na Premier League, xodó da EA) que corre mais do que muito atacante. 
 
Ainda em relação a esse tópico, nem preciso trazer vídeos (qualquer gameplay de FIFA, isso é notório), pra mostrar que a proposta de EA de simulação, praticamente não existe, em FIFA 15. É sim, um jogo extremamente Arcade e jogador veloz é sinônimo de jogador bom. Como fica claro na entrevista, os próprios usuários, já reclamavam disso no começo, e apesar dos inúmeros patchs, a correria ainda reina em FIFA 15. 
 
Quando perguntado sobre a questão do brasileirão, Gilliard Lopes (virei fã desse cara!), arruma uma forma elegante de dizer, algo do tipo: Oh, nós queremos o Brasileiro, porém se for toma lá da cá. Pois se for pra ter algum esforço a mais, o campeonato não vale a pena.
 
O Braileirão é uma bagunça só? Claro que é! Porém, se o Campeonato fosse realmente importante pra EA, ela correria atrás. Assim como a Konami fez, mesmo não conseguindo todos os times. A verdade é que mais uma vez a EA se apega na geração, que cada vez mais, torce para times Europeus, pois a identificação com os clubes locais, é cada vez menor. 
 
Mas a maior mentira de FIFA 15, vem agora!
 
Ao ser questionado sobre a tão propagada mudança climática, durante os jogos, onde diversos canais de FIFA, divulgaram tal notícia pros quatro cantos do mundo. Gilliard Lopes, mais uma vez, na sua pacata serenidade, fala que os fãs de FIFA entenderam errado. Tipo, se empolgaram!
 
Fala bonito esse cara, não? Mas é um fanfarrão!
 
Tá aí o vídeo de um, dos diversos canais de FIFA, que se emocionaram com a notícia. O vídeo originalmente é da IGN, como todos sabem, um dos mais conceituados portais de games, no mundo. Então, na época o vídeo foi lançado na E3, com exclusividade pela IGN. E quem forneceu o material a IGN? A Konami? Claro que foi a EA. 
 
Coloquei as duas versões do vídeo. Observem apenas a partir de 1:00, até 3:20, pra não dá muito crédito pra um canal de FIFA…kkkk. E logo depois tem o vídeo original da IGN, com os mesmo detalhes. 
 
 
Um canal, sobre FIFA
 

 

 

 

 
Vídeo original (IGN)
 

 

 
Enfim galera, a intensão desse post foi trazer algumas evidência de como a EA trabalha. Pois em meio as lambaças da Konami, é comum acharmos que do outro lado temos uma empresa, que não encontraremos algo parecido. 
 
Mas a verdade é que FIFA 15 teve quase tanto patch de correção, que PES 2014. E mesmo assim o jogo é alvo de inúmeras críticas, depois de 6 meses de lançado. E olha que nem mencionei nada, referente ao Ultimate Team, que nos últimos dias tem sido alvo de uma enxurrada de críticas, por conta da alterações no modo. Sem falar nas diversas modalidades de bugs, que o modo tem. 
 
Muitas vezes criticamos a Konami, certo que na maioria das vezes com razão. Mas as vezes temos dificuldade em enxergarmos que em muitos dos erros da concorrência, não passamos nem perto.
 
Hoje, podemos dizer que temos um game, que caminha cada vez mais, pra uma simulação do jogo real. Enquanto a concorrência, aposta cada vez mais, na embalagem do produto. E pode ficar certo, que a EA virá com caminhões de dinheiro, pra comprar tudo que é licença, direito de imagem, espaço na tv, sites, lojas, etc. 
 
Mas tenho certeza, que quem conhece futebol de verdade, sabe que esse jogo pragmático de balãozinho na frente e corridas sem fim, não terá espaço em seu console. E ainda tenho a esperança de que essa geração de jovens jogadores, no futuro bem próximo, tenham o privilégio de vir pro verdadeiro futebol digital, que é o PES. 
 
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