Detalhes sobre o novo trailer (myClub)

Como vinha sendo divulgado pela Konami, nos últimos dias. Hoje (4/9), a produtora lançou um vídeo de divulgação do myClub. Onde são apresentados mais detalhes sobre um dos principais (se não, o principal) modo de jogo da franquia.

Mesmo todos já sabendo que graficamente PES dá uma show, temos que ressaltar as melhorias na aparência dos menus, como também em seu acabamento. 

“Ah Cícero, os menus estão bem parecidos com o anterior”

Pois é, ninguém pode negar que quando observamos a primeira vista, temos a impressão que oque mudou, só foram as cores e alumas imagens reais, que foram adicionadas (e que por sinal, ficaram show). Mas não é bem assim, e principalmente pra quem jogou ou joga o myClub, no PES 2015, vai perceber as diferenças. Mas vamos lá!

Começando pelas informações da parte superior da tela. Percebam que não temos mais aquelas informações de [EXGP], onde a cada tarefa executada no game (não necessariamente no myClub), elevávamos esse valor. E a cada ciclo completado, mudávamos de [EXLv.]. 

Realmente, esse era um item que não pegou muito, pois chegávamos em determinado ponto, que não evoluíamos mais. Pois pra isso era necessário jogar outro modos de jogo, e como boa parte que joga myClub, não joga outros modos (principalmente offline), esse item não evoluía mais. 

Eles deram lugar, aos ícones que mostram a quantidade de itens de recuperação e o ícone em verde, que deve representar a quantidade de “dinheiro real” em sua conta.

Na janela central do menu do myClub, onde fazemos as modificações em nossa equipe, também tivemos algumas mudanças. 

 

detalhes da formação do time

 

Essa imagem acima, foi uma das parte que mais gostei. Como é a janela onde passamos a maior parte do tempo. A Konami foi muito feliz em ter dado uma otimizada, como também, uma “tapa” no visual. Sem falar, que não é legal ficar trocando as coisas de lugar, sem um propósito. 

Em termos de visual, é notório o melhor acabamento nas miniaturas das faces dos jogadores. Sem falar que todos são apresentados no mesmo angulo de visão. Antes, além de umas faces não tão definidas, tínhamos uns posicionamentos do rosto do jogador, que em muitas vezes, dificultavam a identificação dos mesmos. 

Agora não! Todos olhando pra frente, pra onde deve ser. 

Ainda falando dessas miniaturas. Legal também que agora, temos todas as informações necessárias, sem precisarmos mudar de tela. Então temos a face do jogador, o clube, overall, posição, e além disso, o fundo da imagem é na cor, correspondente ao setor de atuação do jogador. Por exemplo, Defensores (azul), meio campistas (verde) e atacantes (vermelho). Ficou massa!

Nos substitutos, percebemos que agora não fica aquele monte de jogador (7 reservas que participarão do jogo + 5 substitutos). Agora só ficam a mostra, os 7 reservas, e se caso quisermos visualizar os demais, clicamos no ícone do canto inferior direito. 

Ainda na tela principal (da esquerda pra direita) temos a janela onde ficam as últimas competições disputadas (no exemplo, uma partida no modo SIM, contra o CPU). Detalhe para as informações nessa janela, pois parece que temos modificações na escolha dos adversários. 

No PES 2015 , limitamos a busca por divisão, como também pelo nível do adversário. No caso do PES 2016, parece que isso foi simplificado, pois escolhemos o Nível da Partida (Match Level), que nesse caso tá como [Regular]. Como também, o Oponente (Opponent), que no caso, está como [Mais fraco]. Apesar que no final das contas, na prática, deve ter o mesmo sistema de filtragem do 2015 [Divisões] e [Nível de força do time].

A Konami seguiu a mesma linha do que fez nos menus de plano de jogo, e tentou otimizar os espaços. Percebemos, que ainda a esquerda, foi adicionada uma nova janela [Treinamento], no lugar do menu gigante que temos no PES 2015, e que toma conta de todo esse lado. Mas falamos dessa questão do treinamento, daqui a pouco. 

 

Tela principal myclub

 

Passemos pro lado direito e pra janela, Membros do myClub (myClub MEMERS). Nessa parte é que começamos a perceber as principais mudanças. 

Ao entrarmos nessa opção, percebam que ao lado dos jogadores escalados aparecem um ícone de uma camisa. Parece besteira, mas agiliza muito na hora de ver quem vai pro jogo. Antes tínhamos, apenas o nome do jogador escaldo, destacado em azul.

Ainda nessa tela, uma outra informação nova, mas que já foi antecipada pela Konami, logo nas primeiras aparições do novo myClub. É a presença do indicador de nível de evolução do jogador, representado pelo [Lv.], e ao lado desse indicador, já aparece qual a cor da bola que ele pertence (bronze, na imagem). Isso também agiliza, e não precisamos ficar lembrando que a bola preta, por exemplo, é a partir de 80. 

 

membros da equipe

 

Ao clicarmos em determinado jogador, abrimos mais opções de gerenciamento. Nessa janela, temos mais duas opções, que pelo menos pra mim, não ficaram bem claras.

A primeira é [Contract Renewal Ticket], algo como, Bilhete de Renovação de Contrato. Talvez, seja referente a renovação de contratos de jogadores adquiridos, por um determinado número de jogos. Por exemplo, contratei Neymar por 10 jogos, e depois posso renovar, usando esses bilhetes.

A segunda opção [Convert into a Trainer], ou seja, Converter em um treinador. Essa ficou mais confuso ainda, pelo menos pra mim. 

Será que determinado jogador, no qual não precise mais dos seus serviços, pois adquiri um jogador melhor pra posição. Ou, um determinado “bom jogador”, mas que não se encaixa no meu esquema tático. Em ambas situações, eu posso transformá-lo em uma “espécie de treinador”?

Pra mim, foi o que ficou parecendo. E mesmo achando meio estranho, pois não existem treinadores, sendo jogador ainda em atividade (Só o Rivaldo..kkk). Tipo, ganho Levandowski, mas por achar lento demais, coloco ele como treinador. Temos que esperar um pouco mais pra ver como isso vai funcionar. Se alguém enxergou diferente, por favor, coloca aí. 

 

membros da equipe 2

 

E não sei se também perceberam no vídeo, mas depois que o jogador passa a ser treinador, fica parecendo que suas habilidades, meio que são transferidas, para aquele que está sendo treinado (Neymar, no caso). Que passou de Nível 1, para Nível 19. 

No exemplo do vídeo, o jogador utilizado como treinador, tinha overall 94. Provavelmente, se fosse utilizado o jogador com overall 60, capaz do Neymar desaprender e ter seu overall reduzido…kkk. 

 

jogador a ser treinado

 

nível neymar

 

Também conseguimos perceber que a Konami deve manter o esquema de atualização semanal, assim como terminou em PES 2015, apenas atualizando as setas. E particularmente, se era pra ficar com aquelas bizarrices que ninguém entendia porque de um atacante que não fez nenhum gol no jogo, ganhar 4 pontos no overall, é melhor só mexer nas setas mesmo. Sem falar que mexendo nas setas, conseguimos perceber a melhoria ou não do jogador. 

 

atualização semanal

 

E como já havia comentado, em posts anteriores, a Konami confirma oficialmente a presença dos jogadores lendários no myClub. Porém, com a imagem abaixo, não dá pra chutar quem é quem. Mas quem quiser profetizar, fique a vontade..kkkk.

Agora, algo que percebi, é que me parece que esses jogadores serão obtidos na forma tradicional da roleta. Pelo menos é o que o vídeo dá à entender, pois logo depois do giro da roleta, com parada na bola preta, surge essa imagem abaixo. 

Mas a dúvida ainda paira no ar: Quantos serão? Quem serão? Onde vivem? O que comem?….kkkk….as duas últimas é só brincadeira. Mas anotem aí, se a Konami souber dosar a liberação desses jogadores, esse será um grande atrativo, no myClub. E até aqueles que não são tão fãs assim dessa opção, passarão a gostar. 

 

lendas

 

Na sequência do vídeo, não temos nada de muito diferente do que já vimos no PES 2015. Teremos o mesmo esquema de bonificação diária, e a Konami dá indícios de que vai fazer mais competições online, nesse modo de jogo. Algo que muita gente reclamou, na versão passada. 

Então é isso aí galera, essas foram as minhas observações. Acho que o myClub promete, pois mesmo não sabendo de mais detalhes, principalmente sobre essa evolução dos jogadores, percebo que vamos ter inúmeras variações de equipes. E isso é muito bom, pra vida útil do game. 

E pra terminar, na primeira imagem do post, Neymar aparece com o custo de 44. Sendo que no 2015, seu custo é de 63. Então, provavelmente o custo com o jogador, também irá aumentar, na medida em que o mesmo evolui. Ou seja, se a Konami resolver o problema da retenção de bola com o goleiro, vai ser osso…kkkk. 

Pra quem ainda não viu o vídeo, é só ir na seção de vídeos do blog.