E a SEXTA BOLA, acabou ou não?

 
 
Olá para todos!
 
Depois de uma semana com problemas na net, lembrando que dessa vez, não foi culpa da Konami, começo a semana trazendo uma análise mais detalhada dos giros na roleta, depois da última DLC (3.00).
 
A essa altura, acho que todos já ouviram falar que o giro da roleta, não cai mais na 6ª bola. Entretanto, logo que saiu a atualização falei que deveríamos ter certa cautela, pois ainda não sabíamos se no lugar da 6ª, teríamos uma 3ª, 5ª, 10ª ou 20ª bola, viciada.
 
Ao contrário do que muita gente diz: “Que a Konami criou a 6ª bola pra ganhar dinheiro”. Pra mim, isso não tem fundamento algum, pois seja na sexta sempre caindo na sexta bola ou num sistema “aparentemente aleatório”, o estamos falando de programação. Portanto a parada já está pré-definida.
 
Então, na minha opinião, isso não passou de uma falha (bizarra) da empresa, que tirou o fator surpresa no giro da roleta, e consequentemente sua funcionalidade.
 
Pois bem, assim como fiz para comprovar que realmente a roleta, caía sempre na 6ª bola (logo que o jogo foi lançado). Fiz novamente, 10 giros na roleta após a atualização, para que possamos entender melhor a aleatoriedade atual.
 
Para que não deixasse dúvidas, procurei fazer 10 giros seguidos. Assim, ninguém poderá dizer que o vídeo passou por algum tipo de edição, onde eu poderia colocar os giros que desejasse, levando à um resultado tendencioso.
 
Para facilitar meu trabalho, numerei cada uma das cores de bola presentes na roleta. Então as 5 bolas, ficaram com a seguinte numeração:
 
 
Dessa forma, contei todas as bolas durante cada giro, até a roleta parar na bola escolhida. Com isso, foi possível montar uma tabela com a sequência de bolas, em cada giro. Com essa análise, pude verificar que cada giro na roleta corresponde a vinte bolas.
 
Como é que eu sei disso?
 
É só observa a tabela abaixo, para perceber que a cada vinte números (ou seja, 20 bolas) a sequência de números se repete. Isso ocorreu no jogador 1, 3, 6 e 7.
 
A contagem das bolas foi feita, diminuindo a velocidade do vídeo no Youtube, para 0.25.
 
 
 
Mas vamos aos giros em si. E logo no primeiro giro caiu na 6ª bola, então logo pensei, será? Mas com o decorrer das demais tentativas, fiquei mais aliviado. Podemos observar também, que em termos de melhores bolas, nos 10 giros, saiu no máximo uma bola prata (nem lembro o nome do cidadão, pois com overall 70, vendi logo).
 
Então, os números de jogadores (Jogador 1, Jogador 2…..Jogador 10) correspondem a cada um dos giros na roleta. E o número destacado com um círculo em volta, corresponde a bola que parou. 
 
 
 
Tomando como base os 10 giros que testei, podemos verificar que a roleta, não chega a dar 2 giros completos (lembrando que apertei o botão, logo no início do giro). E sempre que ela passa do primeiro giro, ela não chegou nem na metade do segundo giro. No nosso caso, no segundo giro ela chegou no máximo na 8ª bola de um total de 20 bolas por giro.
 
Enfim galera, podemos observar que de fato, não existe mais a questão da 6ª. Entretanto como falei, seja no sistema anterior (onde caía sempre na 6ª) ou no atual sistema (onde existe uma variação na ordem das bolas), não quer dizer que as bolas são necessariamente aleatórias.
 
Pois a Konami pode muito bem ter mantido a pré-definição da bola que vai cair, e apenas ter tirado esse script de sempre cair na 6ª bola. Mas pelo menos nos devolveu a expectativa sobre qual bola vai parar.
 
 
 
 
Mesmo sabendo que estamos falando de um computador e portanto dificilmente teríamos uma aleatoriedade natural, onde fosse possível todas as possibilidades. A Konami bem que poderia, no lugar de definir apenas a bola que vai cair a cada giro, fazer algo do tipo.
 
Pré-programava as seguintes situações:
 
5 velocidades giros (1, 2, 3, 4, e 5)
5 intervalos de parada (10, 20, 30, 40 e 50s, após apertarmos o botão)
5 frequências de bolas (frequência 1 (mais bolas brancas)……….frequência 5 (menos bolas brancas))
 
Isso tudo associado ao momento que decidimos apertar o botão, nos daria inúmeras possibilidades, fazendo parecer que o sistema era realmente aleatório. Ou seja, é algo programado, mas próximo de ser aleatório.
 
Sei que existem aqueles que ficam o tempo todo, tentando bolar novas teorias de retirada de bolas pretas. Mas para esses, sugiro que não percam tempo e vão jogar….kkkkk.
 
E aí galera, algo que vocês observaram, que não tenha mencionado? Qualquer dúvida, deixem seus comentários.
 
Lembrando que o Campeonato Família PES já está na SEMI-FINAL, para PS3. Já para PS4, em função de algumas desistências, a fase de mata-mata, ainda não começou. Pra conferir os últimos resultados e novos chaveamentos, é só ir no menu CAMPEONATOS. 
 
As semifinais para PS3, acontecerão na proxima quarta-feira (11/02/2015).