Tudo sobre a DLC 3.0 e o patch 1.04 para PES 2018

O terceiro pacote de dados (DLC 3.0) para PES 2018 foi liberado no dia de hoje, trazendo várias atualizações de faces, alguns uniformes, bolas, entre outras novidades.

Com cerca de 1,6 GB para o PS4, 2,4 GB para o XBox One e 600 MB na Steam, agora é a vez do terceiro arquivo de atualização, que adiciona ou atualiza o conteúdo do jogo.

Além das faces já apresentadas ao longo da semana, e divulgadas aqui no blog em um dos últimos posts. Tivemos a atualização de outras 70 faces dos jogadores.

No entanto, algumas dessas, apenas o penteado foi alterado, como é o caso do Paulinho e do próprio Messi.

Já em outras, como por exemplo, Cristiano Ronaldo (já divulgada no último post), Icard (Inter), Bonucci (Milan) e do Vardy (Leicester), foram feitas atualizações na própria face.

Destaque para os jogadores do Milan e Inter, que como vocês observaram nos exemplos acima (Bonucci e Icardi), agora têm tatuagens. Fruto da parceria especial com ambas equipes, e que provavelmente renderão os próximos Legends.

Além das atualizações das faces dos jogadores “no jogo”, também foram feitas diversas atualizações nas “mini-faces”, aquelas faces dos jogadores no plano de jogo.

Ainda com relação aos jogadores, também foram feitas algumas atualizações de overalls. Essas atualizações vieram em boa hora, pois alguns overalls realmente já estavam bem defasados.

Abaixo, citei só alguns exemplos, mas quem identificar outras atualizações para alguns jogador relevante, fique a vontade para compartilhar nos comentários.

Paulinho – 82 -> 83
Morata – 83 -> 85
Salah – 84 -> 85
Fekir – 79 -> 82
Gabriel Jesus – 80 -> 83

Em termos de transferências, a Konami deu uma boa arrumada na casa, promovendo as últimas mudanças dos clubes pelo mundo.

Olhando paras as transferências do Giroud, que saiu do Arsenal para o Chelsea, e do Lucas Moura, que também já está no Tottenham, onde ambos saíram no finalzinho da janela, 31/1. Entendo que pelo menos, até 15 dias atrás, está tudo ok.

Mas já não podemos dizer o mesmo para os times brasileiros. Só para citar um exemplo emblemático, temos o Nenê, ainda no Vasco. E não tem nem a desculpa da data de transferência, pois essa ocorreu dia 29/1.

Provavelmente isso deverá ser corrigido nas próximas atualizações. No entanto, a Konami não tem motivo para não ter deixado isso já acertado.

E ainda falando de atualizações, temos as dos uniformes de algumas seleções (10 no total), sendo 8 com uniformes da Adidas e 2 com uniformes Puma.

Abaixo temos as seleções que tiveram seus respectivos uniformes, atualizados.

Provavelmente a Konami continua mexendo seus pauzinhos, para tentar licenciar todas as seleções que irão para a Copa. Inclusive já até fiz um post falando da situação atual, em termos de licenças para a Copa do Mundo de 2018, quem não viu, confere aí.

Lembrando que outras seleções, que já estavam no game, continuam firmes e fortes, licenciadas. Holanda, Brasil, Turquia, Ucrânia, Croácia, Inglaterra, França, são alguns exemplos.

Além das 10 seleções, também foram atualizados os uniformes de 17 clubes.

E por falar em clubes, os brasileiros Avaí, Vasco, Fluminense e São Paulo, voltaram a ter seus respectivos elencos licenciados.

Agora, voltamos aos 12 clubes brasileiros com elencos oficiais (alguns parcialmente licenciados) no PES 2018. Abaixo temos a situação dos 12 clubes com elencos licenciados ou parcialmente licenciados.

Atlético Paranaense – elenco continua parcialmente licenciado
Avaí – voltou a ser parcialmente licenciado
Flamengo – licenciado
Coritiba – elenco continua parcialmente licenciado
Vasco – voltou a ser licenciado
Cruzeiro – continua licenciado
Fluminense – voltou a ser licenciado
Palmeiras – licenciado
Ponte Preta – licenciado
Santos – licenciado
São Paulo – voltou a ser licenciado
Corinthians – licenciado
Sport – continua parcialmente

Os demais 8 clubes não citados, continuam com seus elencos genéricos.

E é claro que vai ter gente reclamando, que a Konami não dá atenção aos clubes brasileiros. E que isso é um absurdo, pois o Brasil é um dos que mais vende PES, se não for o que mais vende, e isso, e aquilo.

Quanto a essa questão, tirando o fato das transferências dos jogadores, que como falei, não tem motivo para estarem desatualizadas. Vou repetir o que falei a um brother, que fez o mesmo questionamento no Facebook.

“O futebol brasileiro é uma zorra, em termos de organização, anos luz dos campeonatos europeus. Em função disso, não existe o mínimo de organização na administração dos direitos de imagens dos jogadores, nem pelos próprios clubes.

Então, o que a Konami faz ou tenta fazer, é licenciar com cada jogador. Então faça as contas aí, 20 equipes, com cerca de 25 jogadores cada uma, são cerca de 500 jogadores para negociar. Aí você vai para os campeonatos europeus, chega na FIFPro (Federação Internacional dos Futebolistas Profissionais) e diz que quer comprar a licença de tais jogadores que pertencem a tais equipes, pronto, é só pagar.

Somado a isso, temos a cultura do futebol sul americano, onde alguns times chegam a contratar duas ou até 3 vezes mais o número de jogadores (planejamento zero, é tentativa e erro mesmo). E com isso, mais licenças a serem negociadas.

A própria EA, que tem muito mais dinheiro investido em seu jogo, desistiu! Ou melhor, foi forçada a desistir, depois dos inúmeros processos que está tomando, e com a Konami vai acontecer o mesmo. Então me diga aí, como investir num cenário desse?”

Enfim galera, é muito complicado. Independentemente das falhas que a Konami comete, nesse quesito, não tem o que reclamar, pois se não é a Konami ou EA, que vai organizar o futebol brasileiro.

Se é que tem alguém ou alguma coisa, que consiga tal feito.

Também foram atualizadas chuteiras, luvas e bolas. Destaque para a nova bola da Champions League.

Em termos de correções, promovidas pela aplicação do patch 1.04, a Konami divulga que os seguintes itens foram corrigidos:

– Alterações – Outros jogadores são encontrados ao jogar certos modos de jogo online, e são listados na tela de “Jogadores encontrados”, que pode ser acessada na seção Amigos da tela inicial do sistema PlayStation 4.

É o seguinte galera, se você joga no PS4 e for na opção “Amigos” (menu do PS4, apertando o botão PS). Indo na opção “Jogadores encontrados”, provavelmente aparecerá os amigos que estão jogando o mesmo modo online que você.

– Correções

Gerais
– Ao executar uma tabela dinâmica (manual), o jogador com quem a tabela é feita agora responde a comandos como esperado.
– Quando o cursor está no goleiro, ele passa a não se mover automaticamente na direção da ação quando o adversário passa a bola.

myClub
– No plano de jogo, depois de escolher apenas jogadores que não são de defesa para avançarem nos ataques, essa opção não será mais descartada ao seguir para a tela de gerenc. de time.

Liga Master
– Ao liberar um jogador lesionado em um torneio de pré-temporada e voltar a contratá-lo depois, o jogador aparecerá corretamente na partida depois de aparecer na tela do plano de jogo anterior.
– Certos nomes de jogadores não são mais exibidos como ‘Jogador removido’ sob certas condições.

A Konami não explicita algo a respeito da seleção do cursor, algo que incomoda muita gente. Apenas menciona que “Outras melhorias na experiência de jogo em vários modos”.][

Como não joguei o suficiente, não vou opinar sobre essas mudanças. Então assim que tiver uma maior segurança, compartilharei com todos, via comentários do post.

Mas é óbvio que quem já testou, pode deixar sua opinião nos comentários.

Por enquanto é isso galera, se perceber mais algumas novidades da atualização, volto a falar com vocês.

Mas segurem as pontos, que ainda tem posta da atualização semanal, que tá bem movimentada.

Para receber em primeira mão, notificações de nossos posts e vídeos, não esqueça de nos seguir nas redes sociais (Twitter e Facebook). E de se inscreve em nosso canal no YouTube.

Gostou? Deixe seu Like e compartilhe nas redes sociais!