MyClub não é Ultimate Team!

E aí galera, como estão indo no MyClub, o que estão achando o modo? Tirando alguns imprevistos, por conta da interferência dos servidores da KONAMI, estou achando o modo de jogo sensacional.
 
Não é novidade pra ninguém, que desde o lançamento de PES 2015, jogadores vêm encontrando dificuldades em se manterem conectados aos servidores da Konami. Uma outra reclamação é a dificuldade, para se encontrar adversários no MyClub. Porém a KONAMI já se manifestou sobre os ocorridos, esclarecendo que está trabalhando duro, para contornar tais inconvenientes.
 
Entretanto, gostaria de ressaltar que particularmente, tais inconvenientes não comprometeram minha experiência no modo de jogo. Mesmo ocorrendo algumas eventuais quedas de conexão, o cenário nem se compara com que tive de enfrentar no PES 2014. Mostrando que o problema não é generalizado. Ontem recebi uma notificação que apesar de suspeitar, nunca pude ter certeza. De fato a conexão via rede sem fio, está mais sugeita a interferências. 
 
 
 
Uma outra e acho que a principal reclamação dos usuários, é quanto a não possibilidade de contratar jogadores, diretamente. Ficando isso a cargo do treinador, que ao ser contratado por nós, tem influência direta naqueles que farão parte de seu plantel. Portanto, a presença de um grande jogador em seu time, terá influenciada influência de quem o está treinando.
 
Em vez de ficar chorando pelos cantos por conta desses fatores, procurei entender a proposta de jogo da KONAMI. Dessa forma, pelo menos pra mim, está claro que a KONAMI quer priorizar o equilíbrio do game. Antes do lançamento do game, todos falavam que o MyClub seria a cópia do Ultimate Team (UT), mesmo sem saber da proposta que o modo de jogo tinha para apresentar.
 
E por isso, todos começaram a jogá-lo querendo encontrar todas opções disponíveis no modo EA, até aí nada de anormal, em função da semelhança e boatos. Porém meus amigos, tá aí pra quem quiser ver: MyClub não é Ultimate Team! O modo de jogo tem suas semelhanças, pois de fato o esqueleto é bem parecido, porém a essência do game é outra.
 
Fazendo uma menção ao modo de jogo da EA, algo que nunca entendi (até procurar me informar) e sempre critiquei, era o porquê da EA colocar o entrosamento dos atletas em função de sua nacionalidade? E mesmo não chegando a conclusão se isso é a melhor forma de se fazer, entendi que realmente eles precisariam aplicar alguma limitação do tipo, para garantir a sobrevivência do modo de jogo.
 
Pois imaginem você, se todos pudessem colocar quem quisesse em seu respectivo time? Cara, acho que em uns dois meses não teríamos times com variações de mais de 5 atletas por posição. Tipo, todos times que enfrentássemos teriam basicamente estes atacantes (Cristiano Ronaldo, Messi, Rooney, Ibrahimovic e Neymar). Então, essa foi a forma que EA arrumou para que se tenha times de nacionalidades diferentes e consequentemente, diminuir a frequência, na aparição de super-times.
 
E a Konami percebendo isso, foi ainda mais longe. Pois, além da nacionalidade, campeonato e clube, interferirem no entrosamento. A empresa também tirou a liberdade de escolhermos exatamente que teremos em nosso clube. Se por um lado isso é frustrante para aqueles que sonhavam em ter um ataque com Ibrahimovic, Messi e Cristiano Ronaldo, para a sobrevivência e vida útil do jogo, achei a decisão fundamental.
 
Particularmente já coloquei em mente que não sou o treinador do meu clube, e sim uma espécie de dirigente. E como tal, não posso interferir diretamente nos jogadores que vou ter em meu elenco, a não ser que eu seja um Eurico Miranda “da vida”, que ia tomar satisfação com o jogador ainda dentro do campo….kkkk.
 
Mas num futebol profissional, essas funções ficam a cargo do treinador. Sendo assim só poderei interferir, indiretamente, no perfil de atleta que gostaria de ter em meu clube, pois olhando as características de cada técnico a ser contratado, poderei ter uma ideia de quais jogadores virão pro meu clube.
 
Muita gente reclama da aleatoriedade na escolha dos jogadores. Mas em muitos casos, nem pararam pra entende-la e observar que tal variação pode ser minimizada. Por exemplo na questão dos empresários de jogadores (aqueles que oferecem um jogador a cada partida). Muita gente reclama que quase não vem um bom jogador, mas se quer, entrou no espirito da coisa e procurou entender o que significa aquela barra lateral.
 
Olhando pra essa primeira imagem podemos observar que temos um único empresário selecionado, oferecendo seu atleta. Da forma que está, com apenas um empresário selecionado a possibilidade de vir um jogador entre o nível (75 – 79) é 7% (faixa azul mais clara). Ou seja, a probabilidade de vir um jogador de nível 74 abaixo é de 93%. Então meu camarada, caso tirar um balotelli, se utilizando de apenas 1 empresário, pode jogar na megasena.
 
 
 
Porém analisando a segunda imagem veremos que as coisas melhoram, quando selecionando mais um empresário, pois a probabilidade que era de 7% aumentou para 15% a chance de se tirar um jogador com nível entre (75 – 79). E consequentemente a probabilidade de se tirar um jogador de nível inferior diminuiu para 85%.
 
 
E o raciocínio segue para terceira imagem, onde temos uma probabilidade de se tirar um bom jogador, aumentada para 20%, isso com três empresários selecionados. A ideia é que com mais empresários, maior será a competição entre eles. Fazendo com que haja jogadores de melhor qualidade sejam ofertados para ganhar essa concorrência e colocá-lo em seu clube.
 
 
 
Lembrando que nos próximos dias a Konami liberará o bônus de pré-venda. Até agora não existe nenhuma informação sobre a possibilidade de se vender moedas pra outro usuário, como no UT. Fico na torcida para que não ocorra, pois isso geraria um comercio “infernal” dessa moeda virtual e ajudaria a causar um desequilíbrio no modo de jogo, já que nem sempre o que joga mais terá o melhor time. E aproveite pra jogar o modo, pois até o dia 19/11 a Konami continuará entregando bônus diário, pra quem estiver jogando o modo.
 
O que quero dizer contudo isso, é que no final das contas, todos terão jogadores de alto calibre em seus times. Mas na minha opinião, essa foi uma forma que a Konami achou, para que isso não ocorra de forma sistemática e cansativa, fazendo com que o jogo perca sua graça.
 
Mas e você o que acha? Deixe sua opinião, concordando ou não. Curta nossa página no Facebook e compartilhe essa informação e ajude na divulgação do blog.