myClub – Você ainda duvida do Espírito de Equipe?

 
Independente das falhas no nodo myClub do PES 2015, que obviamente têm que ser corrigidas, na próxima versão do game. Esse ano, ocorre comigo, algo que não existia nas versões anteriores, pois não consigo jogar o modo divisão online, com a frequência que gostaria. Pois acho muito prazeroso, essa busca pelo o aprimoramento do time, então jogar o modo por divisões, me faz ficar pensando que poderia está melhorando meu time, no myClub…kkkk.
 
Lembrando que quando falo de falhas, estou me referindo a 6ª bola na roleta (que tira o fator surpresa); falta de coerência na utilização dos empresários (ganho a cada jogo), para aquisição de jogadores; excesso de jogadores 75; maior variação tática (e não somente formação) entre os técnicos adquiridos; jogadores dispensados, voltam a sair na roleta; entre outros erros do gênero. Não estou me referindo, por exemplo, ao fato de não podermos contratar o jogador que quisermos, pois para mim, isso é claramente uma decisão da Konami.
 
O que não quer dizer, que isso não possa mudar em PES 2016, mas para essa versão, acho muito difícil. Talvez lá na frente, quando a maioria estiver com seus times meio que definidos, a konami coloque algum agente, que viabilize a aquisição de um número de jogadores específicos.
 
Mas como falei, minha busca no myClub, é pela evolução do time. E não necessariamente, pela aquisição de jogador A ou B.  Entendo demais, aqueles que têm necessidade de jogar com um atleta específico, mas particularmente, a felicidade de jogar com Papiss Cissé no ataque, é praticamente a mesma de jogar com um Balotelli, por exemplo.
 
Dentro dessas considerações, gostaria de colocar algumas observações, que adquiri ao longo desse período de jogatina. Para aqueles que jogam o modo com frequência, talvez já tenham ciência do que vou apresentar, mas para muitos que estão começando ou que estão em um processo intermediário de evolução, e não tiveram a oportunidade se deparar com tais detalhes, ou simplesmente passaram desapercebidos por eles. Acho que pode servir de ajuda!

 

1 – Não desista de seu time!

 
Pow Cicero, isso é óbvio!
 
As vezes nem tanto, pois já recebi várias perguntas, perguntando como criar um novo time. Seja porque seu time está com uma pontuação baixa, ou porque simplesmente o usuário não foi com a cara dos jogadores, que foram disponibilizados pela roleta.
 
No meu caso, tive dois prejuízos, que fizeram meu time praticamente chegar ao “fundo do posso”. O primeiro foi que numa fase crítica, utilizei 10 agentes para demonstrar o esquema da sexta bola. O segundo, foi que depois da atualização do dia 5/11, meu índice de cortesia caiu para C, em função das desconexões atribuída a mim, pelo os servidores da Konami. Sendo que até então, não tinha problema algum. Porém, hoje esse problema online, foi praticamente resolvido com a liberação das portas, via roteador.
 
Então, não chega a ser nem absurdo, pensar em desistir de seu time, diante dessas e de outras condições adversas. Principalmente quando se não tem GP, para não fazer a manutenção dos principais jogadores. Mas no decorrer do post, vou mostrar algumas coisas que me fizeram não seguir firme e forte. Além da estabilidade do servidor é claro!
 
Esse é a base do meu time. Verifiquem que quase não tenho estrelas, pois além de Robben, tenho Tiago Silva, que está negociando sua renovação de contrato…kkkk. E mais uns 2 destaques. Mas isso não foi problema, para que chegasse a um ótimo Espírito de Equipe. E mais abaixo, tem outro exemplo onde o Espírito de Equipe está melhor, e sem a presença do Robben.
 
E mais uma vez, o Espírito de Equipe é a alma do myClub. Faz uma diferença enorme na hora do jogo. Seja no apoio ao ataque ou na volta pra defender. Sem falar que os jogadores cansam muito menos. 
 
 
 
 
2 – Não confie na organização do time, em função do melhor Espirito de Equipe, sugerido pelo computador
 
Conheço muitos, que simplesmente mandam fazer a organização automática do time, por Espirito de Equipe, e vão para a batalha. Entretanto, a organização automática, só lhe dá um ponto de partida, para que você faça seu ajuste fino, melhorando o índice do Espirito de Equipe.
 
Geralmente, é possível melhorar até 15 pontos no índice. Não se apegue apenas a posição, muito menos ao número de overall do jogador. É comum encontramos laterais mais adaptados as posições de alas avançados, do que os próprios jogadores da posição.
 
As vezes temos volantes que na posição de zagueiro, têm um desempenho melhor do que um zagueiro de oficio, seja no espírito de equipe e até na força do time. E isso vale obviamente, para as demais posições.
 
3 – Não se desfaça de jogadores com potencial
 
Muitas vezes, nossa busca insana por um jogador especifico, faz com que não enxerguemos o craque, que já possuímos no elenco. Uma das coisas que me ajudaram a não desistir do myClub, foi ter percebido que o modo de jogo, é feito de momentos. Então dificilmente você terá uma trajetória linear, seja para bem ou para o mal.
 
Dessa forma, o jogador que no momento não está se encaixando em seu padrão de jogo, poderá ser a peça fundamental no seu esquema, num futuro próximo. Eu mesmo, tenho um volante (overall 72), que desde que comecei a jogar, só o dispensei essa semana (com muita tristeza). Pois em vários momentos, ele deixou jogadores com overall acima de 80 no banco.
 
4 – Não se deixe levar pelo overall
 
O exemplo do tópico anterior serve também serve pra explicar esse tópico. Por mais que alertemos sobre a importância do Espírito de Equipe no myClub, dede que foi lançado, ainda existem aqueles que acham, que o melhor jogador pro seu time, é aquele com o overall mais alto. É óbvio que de maneira geral um jogador com overall mais alto, tem mais chances de ter sucesso em seu clube. Mas isso não é uma regra, e em cada caso, isso deve ser avaliado.
 
Como podem observar meu volante Alvaro Mejia (overall 72) tá ali firme e forte. Enquanto volantes melhores, que ele esperam por uma oportunidade no Timbu Coroado (Sim, sou alvirrubro de coração…kkkk…e não me falei em Batalha do Aflitos…kkk).
 
  
 
  
5 – Fique atento às atualizações de novos treinadores
 
Mesmo não havendo uma grande gama de variações táticas, entre os técnicos disponíveis no myClub. É indispensável a utilização de dois, ou quem até três treinadores. Isso ameniza essa falta de variação tática, quando utilizamos apenas um treinador. Sem falar que, semelhante ao que acontece com os jogadores, existem casos em que um treinador de menor valor, possui uma formação, que melhor se encaixa, aos seus jogadores disponíveis.
 
Em contra partida, o benefício de se ter um técnico de maior valor, lhe dá a possibilidade de ter um maior banco de reservas. Isso traz o benefício direto, por lhe dá uma maior opção de mudanças na hora do jogo, e outro benefício indireto, por permitir uma maior rotatividade do elenco, diminuindo o desgaste de seus jogadores.
 
6 – Não tem GP? Então Jogue!
 
Nesse último tópico, falo do principal motivo, que me fez NÃO desistir do meu time. Pois percebi com o tempo, que aqueles jogadores, que inicialmente trazem o Espírito de Equipe lá para baixo, com o passar do tempo adquirem entrosamento (em função do número de jogos) e recuperam esse Espírito de Equipe. Muitas vezes, esse maior número de jogos supera outras situações que contribuiriam, para a redução do Espírito de Equipe, tais como, nacionalidade e região de atuação.
 
Vejam esse exemplo. Como já comentei, meu principal atacante (além do Robben que vive no banco, por falta de falta de investidores estrangeiros, que banquem seu salário….kkkk) é o senegalês Cissé, 
 
Tenho 3 técnicos, um com dois atacantes, outro com três atacantes, e outro com um atacante e três meias. Em função dos jogadores que tenho, uso com mais frequência a formação com um atacante isolado. Mas essa semana ganhei na roleta outro senegalês (Diouf). Aí pensei, finalmente poderei utilizar a formação com dois atacantes (o técnico é melhor), pois agora tenho dois senegaleses no ataque.
 
Então quando substituo o parceiro de ataque de Cissé (argentino Romero), o Espírito de Equipe, simplesmente despenca 6 pontos. 
 
 
 
 
 
Então, não adianta termos jogadores com a mesma nacionalidade. Em casos onde já estamos com um grau entrosamento avançado, em determinado setor do time, em função do número de jogos. Esse fator prevalecerá, em relação a nacionalidade. E nesse caso, o S. Romero tem mais de 50 jogos no time.
 
Guardando as proporções, é como se tirássemos o Neymar do lado Messi, e colocássemos um Gum Aguero. Esperando-se que o entrosamento ocorra de imediato, pelo fato de serem da mesma nacionalidade. 
 
É claro que virá, mas levará um certo tempo. 
 
Isso também fica claro no segundo exemplo. Ao adquirir o inglês G. Barry, achei que o Espírito de Equipe, no mínimo se manteria, pelo fato do zagueiro próximo a ele, ter a mesma nacionalidade. Mas, novamente não é o que acontece, pois meu volante (Israelense – G. Alberman) confere ao time, um melhor Espírito de Equipe ao time. Observem também, que mesmo Alberman tendo um overall de 74, contra o 83 de Barry, a força do time permanece a mesma (1362).
 
Agora, observem o número de jogos dos dois Barry. Isso também serve para exemplificar o que quero dizer, nos tópicos 3 e 4. 
 
 
 
  
 
 
Atualmente estou na 6ª divisão do myClub, mas já fui pra 5ª e desci. Estou com uma pontuação, um pouco acima de 500, mas acreditem, já cheguei a menos de 300. Porém com o Espírito de Equipe em 97, disputo partidas com usuários de qualquer divisão, onde a vitória vai ser em função da habilidade do jogador e não por uma questão de entrosamento. É claro que os usuários de divisões superiores jogam demais, e pra ganhar alguma partida deles, tem que se concentrar muito. 
 
Espero que essas observações, sirvam pra ajudar aqueles que ainda duvidam do Espírito de Equipe no myClub. Mas se ainda duvida, fique à vontade para comentar. 
  
AVISOS
 
 Galera falta uma semana pro término da enquete do blog (Quem é o bola de Ouro de 2014, em PES 2015?). Independente de que esteja na frente dê seu voto.
 
Gostaria de avisá-los que no começo da próxima semana, disponibilizarei um espaço no blog, para que vocês coloquem vídeos de seus gols. Divulgarei o procedimento em um post, mas aqueles que já tiverem um vídeo gravado, já podem ir postando no youtube, pois será de lá, que tiraremos todos os links.  
 
Gostaria de pedir mais uma vez, que quem tiver algum tipo de problema mais específico, que por favor, se dirija ao fórum. Pois lá as informações estarão fixas e serão mais facilmente encontradas por todos. É muito mais eficiente colocar todos os problemas mais sérios, lá. Do que ficar espalhando dúvidas em diversos posts. Não tem problema em colocar pequenas dúvidas nos posts, mas casos, como por exemplo (Problemas Online) é aconselhável que sejam colocados lá no fórum.