Novos comandos do PES 2017

Como falei no post anterior, aos poucos vão saindo as novidades do PES 2017. E é por meio das redes sociais, que essas novidades chegarão.

E foi assim que tivemos acesso a primeira imagem dos comandos do no novo game. Nesses comandos, podemos observar alguns detalhes da nova proposta, apresentada pela Konami no último dia 25 (Controle e Realidade).

A imagem foi capturada de uma das mesas instalada na sala de divulgação do game. Pois na próxima quinta-feira (2/6), teremos, o que está sendo chamando de: PES Day (Dia do PES).

sala de divulgação

Nessa data, alguns representantes da mídia especializada, terão a oportunidade de testar uma demo do PES 2017.

Infelizmente a imagem não é nítida o suficiente, para que possamos entender tudo o que está escrito. Mas baseado no que dá pra ser lido e na experiência que tenho no jogo, tentarei contextualizar as informações.

Abaixo segue a imagem com os comandos do PES 2017.

 

Controles pes 2017

 

E antes que algum fanboy de plantão, venha falar: “Só têm os comandos no controle do PS4. Cadê o do XBox?”

1° – Que o jogo será testado no console da Sony. Então não faz sentido ter sobre a mesa de demonstração, uma carta com os comandos no controle do XBox.

2° – Ano passado, a imagem que saiu com os comandos, só tinha o controle da Microsoft.

 

Controles pes 2016

 

Mas independente se é no controle da Sony ou Microsoft, a segunda imagem servirá também, para termos uma noção do que mudou.

Mas vamos lá!

Comparando a PARTE DE CIMA das duas imagens, podemos observar, que praticamente, nada mudou!

Controles pes 2017 - parte 1

 

Mas obviamente, ninguém esperava que o botão de passe (X), fosse parar no lugar do R2. Então, essa semelhança é mais do que óbvia!

Mas mesmo assim, nessa parte de cima, a Konami faz questão de destacar a expressão:

Controles familiares, mas com uma nova sensação de frescor.

Levando a crê, que na verdade, foram feitos ajustes nos atuais comandos, sem perder a essência. E isso é muito bom!

Então vamos para a parte que realmente interessa, a PARTE DE BAIXO da imagem.

 

Controles pes 2017 - parte 2

 

Nessa segunda parte a frase é: Controle de realidade, com novas e melhoradas características.

Instruções avançadas

Pelo o que deu pra enxergar no texto, agora poderemos pré-definir no Plano de jogo, 2 táticas defensivas e 2 ofensivas. Que durante as partidas, poderão ser ativadas, usando L2 + ↑ ou ↓ (Atacando) ou  L2 + ← ou → (Defendendo).

Parece que poderemos escolher atacar como um Barcelona e defender como um Atlético. Mas vamos aguardar um pouco mais, para termos certeza se é realmente isso.

Nível de Ataque/Defesa

Nesse comando (L2 + R1), parece levar o time para uma postura mais ofensiva. Já com o (L2 + R2), o contrário deve acontecer, e o time deve recuar mais. Provavelmente, na medida em que apertemos mais vezes, um ou outro comando, aumentaremos a intensidade do comportamento defensivo ou ofensivo.

E imagino que quando essa intensidade no ataque, for máxima, zagueiros e até mesmo o goleiro, poderão ir ao ataque.

Na verdade, não é de hoje que a Konami tenta colocar esse tipo de variação de comportamento, no game. Nas versões antigas, já existia a barrinha com 5 níveis de intensidade, que indicava a postura do time, durante o jogo.

Mas é claro, que o momento é hoje. E hoje a Konami tem muitos mais recursos pra fazer esse comando acontecer, de forma, muito mais realista.

Estratégias de escanteio 

Quando formos bater um escanteio, poderemos alterar, momentaneamente, a formação da equipe, usando o botão direcional.

Então poderemos alternar entre 4 atacantes ou 3 defensores, dentro da área. A ideia é que façamos isso, de acordo com a situação de jogo.

Mas ainda não fica claro se poderemos posicionar as peças, individualmente, na área? Ou se isso será feito, tipo um antigo comando, “Todos ao ataque!”?

Agora vamos para os outros tipos de comandos. Enquanto os comandos anteriores são relacionados as estratégias de jogo. Os comandos a seguir, são focados na movimentação dos jogadores.

Toque real (antes da bola chegar)

Na minha percepção, esse é um comando defensivo, utilizado para deslocar o adversário, antes da chegada da bola.

Então, usando o botão L (analógico esquerdo) poderemos dá uma leva deslocada no adversário.

Toque real (controlar o primeiro toque e escapar da marcação)

Esse comando deve ser usando no momento em que se recebe a bola. Provavelmente deve ser aquele “toquezinho” ao receber a bola, tirando o jogador do lance (R1 + L).

Alguém já ouviu a expressão “já dominou, tirando o jogador”? Acho que vai ser algo do tipo.

Passe preciso

Uma variedade de contextos, em chutes específicos.

Os passes, seja nos botões (X, bola ou triângulo), dependerão das diferentes circunstâncias de jogo.

Os passes serão influenciados pela distância entre o jogador e a bola, velocidade do lance, e quem sabem pelas condições climáticas (essa última, é apenas um desejo meu).

Provavelmente a Konami quer aprimorara o passe, aumentando o número de possibilidade para o destino da bola.

Na minha opinião, tudo que deixe o jogador mais independente da bola, vem para acrescentar na experiência de jogo.

Mas aí alguém deve tá falando, “trata-se apenas de uma simples mudança de comandos, nada demais”.

Particularmente, além de achar que um posicionamento de botão, interfere demais na fluides do game. Entendo que estamos numa geração totalmente diferente, e que por isso, a diferença maior será como as coisas serão executadas na prática.

Mais importante que as mudanças nos comandos, em si. O que importa mesmo, é como esses comandos responderão dentro de campo.