PES 2016: Novidades OFICIAIS! Não haverá mais atualizações pra Liga Brasileira em PES 2015 e muito mais!

 
Olá galera!
 
Seguindo nossa linha de publicação, onde sempre procurei trazer notícias, baseadas em fontes verdadeiras, existentes, concretas e de preferência, desse mundo…kkk.
 
Venho compartilhar com todos uma entrevista, feita pelo Antonio Leon (canal do Youtube: Hablando Con PESaurios). Com nada mais, nada menos que: Erik Bladinieres (Diretor Global de futebol e análises estratégicas da Konami).
 
Mesmo sabendo como são essas entrevistas, pois geralmente são repletas de respostas escorregadias, onde não ficamos sabendo de muitos detalhes. Dessa vez temos várias informações relevantes e esclarecedoras.
 
A entrevista vem bem a calhar, pois passamos por um momento de transição, onde os boateiros de plantão, especuladores, filósofos baseados em fatos fictícios, aproveitam-se para falar qualquer coisa, que lhes convêm.
 
Como a entrevista está em espanhol, farei a contextualização da conversa, fazendo minhas considerações, quando achar pertinente. Destacarei em itálico, meus comentários.
 
Mas vamos ao que interessa, pois temos muita coisa!
 
A entrevista começa com Leon perguntando ao Erik, como ele vê o cenário atual de PES 2015?
 
Erik responde que depois de um ano complicado com PES 2014, está muito contente com a situação do game. E que depois de 7 trabalhando na Konami, nunca observou uma surpresa tão boa, quanto a vista em PES 2015.
 
Isso vai totalmente de encontro com a boataria de que PES passava por maus bocados, em termos de vendas ou a suposta insatisfação de um ou outro mercado. Pois pode ficar certo, que no cargo em que o Erik ocupa, quando ele fala em boa surpresa, ele está falando em bom retorno financeiro pra Konami. É claro que a Konami não está nadando em dinheiro, mas pelo jeito PES 2015 deu uma tranquilidade para trabalharem na sequência do game.
 
Licenças!
 
Logo em seguida Erik é questionado sobre os rumores que rolaram nas últimas semanas, onde especulava-se uma possível perda ou divisão de licenças das principais competições continentais (Champions League, Uefa League, Libertadores e Sulamericana).
 
Então ao ser perguntado se tais competições permaneceriam por muitos anos? Erik responde que não pode afirmar que “por muitos anos”. 
 
Mas que HOJE, tais competições, são exclusividades da Konami.
 
Porém, Erik segue falando sobre o assunto e diz que na E3 saberemos mais detalhes sobre o tema. Mas que o que pode ser adiantado é que uma das prioridades pra PES 2016, são as licenças. Não só as que existem, mas principalmente para NOVAS LICENÇAS!
 
Erik ainda enfatiza, que mais do que nunca, essa será uma das prioridades. E que nós fãs podemos ficar tranquilos, pois teremos as melhores licenças, nunca antes vista.
 
Pois é galera, esse tópico foi empolgante, principalmente esse finalzinho. Tomei até o cuidado de rever várias vezes, pra não cometer equívocos. Pois todos nós sabemos que se a Konami preencher essa lacuna, com relação à algumas licenças, não vai ter pra ninguém. Todavia deu pra perceber que a Konami tem que ficar de olho nas renovações das competições continentais, pois tenho certeza, que o desejo de tirá-las do game, por parte da EA é grande.
 
Mas e quanto a liga Brasileira, será que ainda tem jeito, vão mexer em algo, ainda no PES 2015?
 
Erik faz questão de lembrar que os problemas que ocorrem com a liga, foram em função da desorganização do futebol brasileiro. E foi bem claro em dizer que em 2015, nada será mexido! Entretanto ressaltou que a liga brasileira é importantíssima para Konami e uma de suas prioridades.
 
Pois é meus amigos, quem ainda sonhava com uma atualização dos elencos brasileiros, em PES 2015, pode esquecer. Na minha opinião o grande erro da Konami, foi bater o martelo em dizer que teríamos a liga completa. Mas estou convencido que realmente a liga é de muito interesse para empresa, não porque ele nos acham mais bonitos, mas porque realmente gostamos e consumimos o produto da empresa.
 
Ainda sobre licenças, mas dessa vez, relacionadas aos ESTÁDIOS.
 
Quando perguntado sobre a inclusão de estádios genéricos ou não (inclusive brasileiros). Erik fala que segue trabalhando para melhorar tais questões, porém não entra em detalhes.
 
Na minha opinião ele deu uma bela de uma enrolada, seja porque não quis falar ou porque não tem nada fechado. Então para esse aspecto, teremos que esperar pela E3, pra sabermos se teremos a volta de antigos estádios e ou a inclusão de novas licenças. Sem falar na questão do editor de estádios, que nesse entrevista, não foi nem citado.
 
Entretanto, o José Pesforever (parceiro de entrevista) faz uma ressalva, na qual também temos que concordar. “PES 2015 é a versão do game, que mais tem licença, quando nos referimos aos campeonatos e equipes”.
 
E como sabemos, esses contratos não são fechados por apenas um ano. Isso leva-nos a crê que realmente essa linha de licenciamentos se manterá, e dessa forma podemos ter esperanças, que no quesito Licenças, teremos um PES 2016 show de bola. E Mesmo não fazendo muita questão por Ligas dos EUA, Polonesa, Grega e por aí vai. Sei que algumas dessas são importantes, para a representatividade do game, nos seus respectivos países.
 
Mas o Erik aproveitou pra salientar que tais questões são trabalhosas, seja na questão das negociações ou no aspecto da construção do game. Nesse momento ele aproveita pra dar uma alfinetada na concorrência, dizendo que no caso
de PES, particularidades (não só das ligas em si), mas também dos jogadores e times (Player ID e Team ID) demandam um esforço muito grande dos desenvolvedores. Então como falei, para termos informações mais precisas, sobre tais questões, teremos que esperar os próximos capítulos.
 
PES LEAGUE
 
Ao ser perguntado sobre o campeonato, Erik faz questão de enfatizar que este ano foi a primeira vez que tivemos a oportunidade de temos um torneio 100% global. Onde todos seguem o mesmo regulamento e têm a mesma chance de ser campeão. Ante então o campeonato mudava seu regulamento a cada ano e não tinha uma padronização.
 
Leon aproveita o tema e pergunta sobre a questão dos trapaceiros, principalmente os latino-americano (segundo ele). E se a Konami pensa em fazer algum regulamento especial, para esses trapaceiros? (Sempre fiquei curioso pra saber se isso realmente procede! E se ocorre, se é por uma questão cultural ou pelas péssimas conexões que possuímos).
 
Mas, segundo o Erik o regulamento será o mesmo para todos. Pois foi uma grande luta pra padroniza-lo e agora não podem voltar no tempo. Na sua resposta, Erik aproveita pra dizer que o Brasil, que segundo ele é o PAÍS MAIS FORTE, DENTRO DA PESLEAGUE, teve muitos problemas no começo, pra se adaptar. Mas que no final, deu tudo
certo.  
 
Erik ainda enfatiza, que vários jogadores foram banidos da PESLEAGUE, por não terem uma conduta adequada. E é claro, aproveitou pra dizer aquelas velhas frases “Seguiremos trabalhando”.
 
Na minha opinião a PESLEAGUE foi uma bola muito dentro da Konami. Esse campeonato, aperfeiçoado, pode se tornar uma marca muito forte do PES. Principalmente na questão da pontuação, pois pelo o que acompanhei, esses que chegaram as finais, tiveram que dedicar uma boa parcela do seu tempo, pra estarem lá. Pois não é feito o Ranking do myClub, onde neguinho atinge o top e praticamente não joga, pra não perder posições.
 
Na PESLEAGUE, se você não jogar, você despenca! Então o campeonato em muitas ocasiões privilegia, não só quem é o melhor, mas quem é o melhor e quem joga muito (quantidade).
 
Divulgação da marca
 
Ao ser perguntado sobre as campanhas de divulgação da marca (camisa, meiões de jogadores campeonato espanhol, etc.). Erik falou que em função da últimos anos, PES está aos poucos tomando seu espaço de volta. Pois a estratégia da Konami é investir não só em campanhas massivas, mas principalmente no público que realmente gosta do game.
 
Pra mim fica claro, que nesse aspecto a Konami quer, primeiramente assegurar seu público e só depois partir para novos adeptos. É claro que em quanto ela fideliza seus adeptos, novos seguidores surgirão. Acho essa uma atitude sensata, pois a Konami não pode e acho que não tem como (Dinheiro mesmo), pra sair atirando pra todo lado, comprando tudo e todos, pra jogar seu game, como a concorrência faz.
 
Eu mesmo fico muito bravo, quando não encontro a Konami marcando presente em alguns eventos, mas as vezes paro e penso, como isso deve envolver muita grana. E não sei se a Konami tem esse recurso.
 
Jogabilidade
 
Sobre este ponto não Erik, não tem como pontuar algo. Apenas falou que a Konami está atenta as reivindicações das comunidades, e que segue trabalhando firme, para coloca-las em prática.
 
Esse é um aspecto, que realmente ele não tem como falar muito, pois não é ele quem desenvolve o game. Então jogabilidade, como próprio nome diz, só jogando. Resta-nos saber, se será a base do 2015 melhorada (acredito que seja) ou teremos modificações mais drásticas.
 
Mais Novidades?
 
Quando perguntado, se depois de 20 anos da franquia, teremos novidades em PES 2016? Erik destacas que está muito contente pela data e que certamente teremos novos produtos, algumas exclusividades, outros em comemoração à data.
 
ATENÇÃO!
 
Ele reforça, dizendo que nunca, dentro desses 20 anos, tivemos tantas coisas, em termos de conteúdo de jogo, comunicações, emoções de jogo, como na próxima versão do game. Essa data comemorativa de 20 anos será muito importante, para solidificar a franquia e dar sequência, nos próximos anos.
 
Se fiquei empolgado com os parágrafos anterior, o que dizer desse. Resta saber o que ele chama de comunicações? Ficou até solto, mas fiz questão de colocar a palavra literalmente, sem tentar interpretá-la. Será que teremos imersão maior nas comunidades e nas formas de interação, entre os jogadores? Mas de fato, as palavras do Erik, são animadoras. Pelo menos pra mim! Isso até foi perguntado, porém Erik disse que neste momento, não pode entrar em detalhes.
 
Mais detalhes sobre PES 2016!
 
Leon segue perguntando se teremos mais detalhes sobre PES 2016, antes mesmo da E3. Erik afirma que sim, pois estão programadas algumas ações promocionais do game. E pede para que fiquemos atento a final da Champions
League (6 de Junho). Pois para a Konami a final representa uma espécie de encerramento para PES 2015. E que a partir daí sim, todas as atenções estarão voltadas para PES 2016.
 
Então galera, com a proximidade da final da Champions, deveremos ter mais novidades. Mas lembrando que o grosso mesmo, virá na E3, que será realizada 10 dias depois.
 
PES x Dispositivos móveis
 
Quando perguntado se há interesse por parte da Konami, em fazer aplicações para esse tipo de dispositivo (PSVita, smartphone, etc.). Erik responde que sim e que aos poucos a Konami deve implantar alguns sistemas de interação entre esses dispositivos. Ex.: Um técnico adquirido, num app para dispositivo móvel, também estará disponível para outra plataforma, PS3 por exemplo.
 
Lembando que ele se refere a interações e não a substituição de uma plataforma, por outra. Como alguns malucos, metido a sabido pregam. É mais do que normal, uma empresa dentro do seguimento da Konami, querer embarcar o maior número de possibilidades, com o intuito de aumentar seu faturamento. E essa interação é perfeitamente saudável e inevitável.
 
Problemas Online
 
A Konami pretende melhorar os servidores?
 
Erik fala que sim, a Konami segue trabalhando mais do que nunca, para melhorar tal questão. Não só no que diz respeito a estabilidade, mas com relação aos derrubadores.
 
É claro que a resposta não seria outra. Mas aí é tipo da coisa que só saberemos com os jogo em mãos, pois parece que a Konami não tem nenhum teste eficiente, que consiga simular a sobrecarga de usuários, para ter uma prévia se o servidor servirá ou não. O que me deixa preocupado, mesmo sabendo que o Erik faz parte da equipe desenvolvedora do game, é ele falar que na PESLEAGUE, quem desconectar perde os pontos.
 
KKKKK…..Erik, isso é na teoria. Pois na prática, já perdi inúmeros jogos na PESLEAGUE pelas mesmas questões dos modos por divisão. Então, esse é um ponto pra ficarmos bem atentos.
 
Por fim, mas não menos importante, Erik é questionado sobre a qualidade gráfica de PES 2016. Então o José pergunta se haverá uma evolução gráfica, assim como as animações de PES 2015 para o 2016?
 
Erik fala que pode adiantar que recentemente teve uma amostra de PES 2016, na qual definiu como: ESPETACULAR! E que na E3 teremos a oportunidade de comprovamos o que ele está falando. Pois segundo ele, em termos gráficos PES 2016 será o melhor de todos.
 
É meus amigos, não tem como não se animar com tais informações. E diferentemente do ano passado (pois o blog, surgiu 1 mês antes do lançamento de PES 2015) estaremos atentos, registrando tudo e comparando o que realmente se confirmou.
 
Entretanto, gostaria de lembrar que está não é a primeira matéria, aqui no blog. Em um dos primeiros posts do blog, coloquei uma outra entrevista dele, prestes ao jogo ser lançado. E apesar de não ser tão reveladora como a atual, muitas impressões colocadas por ele, se cumpriram. Porém, na ocasião gravei algo que ele falou, no qual não aconteceu.
 
Todos lembram que o jogo foi lançado primeiro nas américas. E que no lançamento o jogo veio com poucos estádios. E na entrevista, o Erik foi perguntado se haveria a possiblidade de termos mais estádios (via DLC), junto com o lançamento do game na Europa.
 
Ele não confirmou, mas deixou a entender que haveria. Quando perguntado sobre o assunto, ele falou, Depois do lançamento, “Me diga o que achou! Depois do lançamento, nós conversamos!”. Veio o lançamento e não teve nada!
 
Então galera, ao contrário do que muitos pensam, não trabalho pra Konami. A Única coisa em comum entre nós é que ela fabrica o jogo que eu mais amo. 
 
Então como sempre falo, meu compromisso é com quem acompanha o blog. E faço questão de trazer fatos do passado, para serem confrontados, pois esse é um dos propósitos do blog. E não poderia colocar a entrevista, sem
mencionar esse último ocorrido, meses atrás.
 
Porém, como ele mesmo diz na entrevista, ele é o cara é responsável pela estratégia mundial do game. O Japão desenvolve, mas todas decisões do que contratar ou não, passa por ele. Então se eu não confiar no cara, quem vou confiar?
 
Então prefiro confiar no que está sendo dito. Mas é claro, com o olho bem aberto, pra o que realmente acontecerá. E tudo isso ficará registrado, para que num futuro bem próximo, vejamos o que foi cumprido.
 
Achei todas essas informações muito esclarecedoras. E como falei, vem justamente numa época em que um monte de aproveitadores, se utiliza pra falar o que vem à mente. 
 
 
 
 
Não esqueça de compartilhar nossas informações e curtir nossa página no Facebook