PES tem uma comunidade velha!

Qual o melhor modo de jogo no PES, myClub, Master Liga? Neste post quero dar minha opinião sobre o assunto, mas com uma reflexão um pouco diferente.

E alguns já devem estar se perguntando, “o que os modos de jogo têm a ver com o título?”

Calma aí que tá só começando!

Tudo começou quando estava eu, assistindo mais uma partida do Campeonato Inglês (Arsenal 5 x 1 Everton), quando ao passar pelo Twitter, me deparo com um resultado da pesquisa feita pelo @PESlatam, que para quem não sabe, trata-se da conta oficial do PES, para a América Latina.

A pergunta foi:

Gostaríamos de saber, para iniciar 2018, qual destes modos de jogo você mais gosta?

E tá aí o resultado, com base em 2284 votos.

Uma semana depois, o mesmo PES Latam fez outra enquete, dessa vez, focada no modo Online.

Vemos muitos jogando PES 2018 online. Qual dos nossos modos de jogo online, é o seu favorito?

Sem considerar muito essa última enquete, tendo em vista que sem dúvidas, myClub é disparado o modo de jogo mais jogado, dentre os modos online do PES. Vamos nos concentrar na primeira pesquisa!

Então quer dizer que a Master Liga é o modo de jogo preferido da galera? Beleza então!

Agora vamos a minha opinião. Lembrando que é só a MINHA opinião!

Primeiramente, acho que a grande maioria que escolheu pela Master Liga, mal joga o modo de jogo. Acho que boa parte dessas respostas, está relacionada a fator nostálgico, onde na verdade, eles GOSTARIAM de ter uma Master Liga melhorada.

Não é possível que alguém goste mais de jogar a Master Liga (me refiro a ML atual, do jeito que está, sem elementos inovadores), quando comparado ao desafio de se jogar online.

Particularmente, acho que esse tipo de pensamento, onde boa parte da comunidade deseja a volta da Master Liga, é porque lembra da época em que sentava a frente TV e passava horas e horas, montando seu elenco. E que por isso, a Konami deveria trazer de volta tudo isso de volta, e etc., etc. e etc.

Mas volto a frisar, a pergunta foi “Qual o modo de jogo que você mais gosta?” Ou seja, ATUALMENTE!

Leia também  KONAMI surpreende e lança DLC 3.00!

E realmente tenho dificuldades de entender, como num mundo de hoje, onde o online impera, tanta gente goste de jogar um modo de jogo, onde o desafio é tão pequeno.

Só reforçando mais uma vez, meu problema jamais é com a Master liga, e sim, com a Master Liga do jeito que está.

Aí vem mais uma reflexão, como a comunidade de PES é VELHA!

E já tô vendo um monte de “nego” pulando da cadeira, se sentindo ofendido!

Só lembrando, já passei dos 30 a algum tempo!

Segundo, ser velho não é demérito algum!

Porém, para aqueles que continuaram lendo o post até aqui, quero dizer que não estou me referindo a questão cronológica, mas sim, na forma de pensar.

Beleza, que tenhamos uma ML reformulada, com inúmeros novos elementos, que de fato tragam a este modo, um verdadeiro ganho, que o faça bater de frente com os modos online.

Agora, fico muito triste quando vejo a comunidade não conseguir se desvencilhar a um passado, que apesar de muito bom, já foi, it’s done!

O presente e principalmente o futuro, é e será dominado pelo Online. E com raras exceções, apenas para aqueles jogos, cujo o modo história é realmente o diferencial. Algo que num jogo de esporte, na minha opinião, é bem mais difícil.

Por mais que existam os The Jorney “da vida”, mesmo sendo importante para a diversificação dos jogos de esporte, não vejo como um modo história, nesse estilo de jogo (esporte), superar as competições Online.

Mas enquanto o futuro não chega, e como falei, na minha opinião isso ainda vai piorar, pois o online vai reinar. Vamos dar uma olhada no presente, em relação aos jogos mais vendidos nos últimos anos, para as 3 principais plataformas de game.

Lista dos 10 jogos mais vendidos do ano de 2017, para PS4 na PS Store Br.

  1. EA Sports FIFA 18
  2. Grand Theft Auto V
  3. Battlefield 4
  4. God Of War III Remastered
  5. Tom Clancy’s Rainbow Six Siege
  6. Rocket League
  7. Need For Speed
  8. EA Sports FIFA 17
  9. Horizon Zero Dawn
  10. Battlefield 1

Com exceção do God of War, Need For Speed e Horizon Zero Dawn, que são alguns daqueles jogos, cuja a história, por si só, são o atrativo do game. Os demais jogos, têm todos os seus esforços, concentrados na jogatina online.

Já no XBox One, se considerarmos os 20 jogos mais jogados em 2017 na plataforma, aqui no Brasil, temos a seguinte lista:

  1. EA SPORTS™ FIFA 17
  2. Tom Clancy’s Rainbow Six Siege
  3. Grand Theft Auto V
  4. Minecraft: Xbox One Edition
  5. Overwatch: Origins Edition
  6. Battlefield 1
  7. Battlefield 4
  8. Rocket League
  9. Pro Evolution Soccer 2017
  10. EA SPORTS FIFA 16
  11. Call of Duty Black Ops II
  12. Ryse: Son of Rome
  13. Forza Horizon 3
  14. Call of Duty Black Ops III
  15. Plants vs. Zombies Garden Warfare 2
  16. Destiny
  17. SMITE
  18. Destiny
  19. Tom Clancy’s Ghost Recon Wildlands – Standard Edition
  20. Watch Dogs 2
Leia também  Qual o melhor método pra se ganhar GP?

No caso do console da Microsoft, o apelo para os modos online fica ainda mais evidente, se levarmos em consideração, que dos 20 jogos, apenas uns 5, têm como o forte, o modo história.

E se formos para o mundo dos PC, onde o online é quase que soberando, é que o bicho pega! Na verdade, acho que falar para um Gamer de PC, em jogos offline, hoje em dia é quase uma ofensa…rsrs.

Na lista divulgada pela Valve, revelando os jogos mais vendidos de 2017 na Steam, isso fica bem claro.

– Jogos mais vendidos, por ordem alfabética:

– Ark: Survival Evolved

– Counter-strike: Global Offensive

– Divinity 2: Original Sin

– DOTA 2

– Ghost Recon: Wildlands

– GTA 5

– H1Z1

– PlayerUnknown’s Battlegrounds

– Rainbow Six: Siege

– Rocket League

– The Witcher 3: Wild Hunt

– Warframe

Como falei, no PC o online é quase soberano!

E é por esse tipo de senário, que fico preocupado quando vejo resultados de pesquisas como essa do PES Latam, onde sei que no final das contas, acaba refletindo na decisão final da Konami.

Minha sincera torcida é para que a Konami olhe sim pela Master Liga. Mas que acima de tudo, veja que o futuro do PES, está cada vez mais atrelado aos modos online.

E foi justamente por esse tipo de demora, em se manter boa parte da última década, em modos offline, como também no simples 1×1 online, que a Konami viu a EA passar o trator, enxergando que uma nova geração já nasceria num mundo conectado.

Enfim galera, já queria ter falado disso a um bom tempo, e acho que com a pesquisa, não poderia perder a oportunidade.

Mas é óbvio que gostaria de saber a opinião de todos! Pois trata-se de algo que verdadeiramente influenciará no futuro da franquia.

Para acompanhar novas atualizações, não esqueçam de nos seguir nas redes sociais (Twitter e Facebook). E de se inscreve em nosso canal no YouTube.

Gostou? Deixe seu Like e compartilhe nas redes sociais!