Presença de PES 2015 no Museu do Videogame

 

Olá galera!

Como todos devem saber a franquia Pro Evolution Soccer/Winning Eleven, está prestes a completar 20 anos de existência. Sim meus amigos, já se vão 20 anos de uma história de jogatinas. 
 
Participante de toda essa história e sabedor de que nesse último final de semana (26/04), se encerraria a passagem do Museu do Videogame aqui em Recife, lá fui eu ao evento, para relembrar um pouco do passado e observar o que encontraríamos de PES.  
 
Pra quem ainda não ouviu falar, o Museu do Videogame foi criado pelo jornalista Cleidson Lima na Capital de Mato Grosso do Sul. O cidadão tem somente uma coleção de mais de 200 consoles, dentre esses, boa parte funcionando. Porém o que era só uma coleção hoje é um grande evento, com a participação de grandes empresas (Sony, Microsoft e Nintendo, por exemplo), realização de campeonatos de games e concursos de coasplay.
 
Pois é, chegando lá realmente o que encontramos é uma ambiente que consegue juntar a nostalgia, trazida pelos inúmeros consoles antigos, com a modernidades dos consoles atuais (sim, eles também estavam presentes). Mas o bom mesmo era ver Alex Kid, River Raider, Pacman, Pitfall, PES das antigas (é claro), Mario Bross e tantos outros. 
 
Abaixo seguem algumas imagens, para que todos entendam melhor como funcionava o evento. O espaço era divido em dois ambientes: Um onde ficavam expostos o consoles antigos e o outro, onde aconteciam os eventos (campeonatos, espaço para jogatina e concurso de cosplay e Just Dance). Abaixo temos as imagens do ambiente, onde eram realizados os eventos. 
 
 
 
 
 
Como falei, não tinha espaço para os consoles antigos, mas também para as novidades mais recentes. Como por exemplo a Playstation TV. Trata-se de um novo console da Sony, capaz de rodar jogos, via streaming, com títulos de PS3 e PS4. Ele também roda games de PS Vita, PSP e PSOne, compatível com uma biblioteca de mais de 700 jogos de fábrica. Na imagem o garoto tá jogando um game do Vita. O negócio é portátil mesmo, pois observem na última imagem ele chega a ser menor que o Dualshock, e lembra muito HD externo. 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mas se tratando de jogos antigos, damos de cara logo com PES, sendo jogado num PS2. Não cheguei a ver qual a versão do game, mas acho que é PES 2006. E fiquem certo que apesar de quase 10 anos, tinha muita gente querendo jogar.

 
 


  

 

”E os videogames antigos, Cicero? Vamos a eles, então!”
 
Rapaz, tinha quase tudo. O cara realmente gosta do negócio. Pro post não ficar carregado, coloquei apenas algumas imagens dos videogames. Mas as imagens completas, estarão no Facebook do blog. Para mais detalhes, clique para ampliá-las.  

 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
Mas sobre a parte do evento, onde aconteciam os campeonatos e degustações de jogos atuais. Vi a presença da Nintendo, Sony e Microsoft, sendo essas duas, detentoras de 8 TVs com consoles (PS4 e XBox One), que no caso da Nintendo eram apenas 4 (Wii U).
 
Analisando a disposição dos estandes ao longo do evento, tínhamos a seguinte distribuição. 
 

 

 
 
De maneira geral não havia uma preferência entre os jogos da Sony ou Micrisoft e até mesmo para Nintendo (esse último, um pouco menos concorrido. Mas só um pouco!). 
 
Quanto a PES e FIFA, tínhamos duas TVs para cada. Sendo as de FIFA a segunda e terceira de cima para baixo (esquerda da imagem). E para PES, a segunda e terceira de baixo para cima (direita da imagem). Lembrando que a primeira TV, tanto para o lado da Microsoft, como no lado da SONY, estava com Mortal Combate X, que pelo o que percebi, era o jogo mais disputado. E realmente o jogo está espetacular!
 
Então a primeira TV de cima para baixo (Microsoft) e de baixo para cima (SONY), estão com Mortal Combate X. Isso trouxe um maior aglomerado, próximo aos jogos de PES e FIFA. 
 
 
 
 
Se observarem com atenção, no lado da microsoft (canto superior esquerdo) as coisas parecem mais apertadas e isso pode ser confundido com um maior público. Mas é só impressão, pois na verdade o lado da Microsoft fica do mesmo lado do palco do evento (por trás dessa parede da imagem acima).  
 
Então nesse lado sempre está ocorrendo algum outro evento. No momento em que tirei a foto, estava rolando concurso de cosplay e Just Dance (observem as pessoas olhando pro palco). Então desse lado sempre existia um aglomerado maior de pessoas. E pensar que o cara botou uma fantasia (Altamente mais ou menos) de Ezio (Assassin’s creed) e faturou um Xbox One + Game. 
 
Porém do lado de cá da parede é onde tínhamos os jogos para serem degustados e o museu propriamente dito. Resta saber se isso é uma estratégia de cada empresa ou existe uma preferência por empresa A ou B. Só lembrando que entre a programação oficial do evento, tínhamos em um dos dias, campeonato de FIFA. O que não ocorreu com PES. 
 
Mas presenciando o evento, posso lhes assegurar, que isso não tem nada a ver com a procura pelos dois jogos. Pois passei uma tarde inteira, querendo jogar, mas sempre tínhamos fila de espera de mais de 1h. Até procurei algum organizador pra me explicar, como se dão as escolhas pra tais campeonatos, mas não havia ninguém no momento, que pudesse me dar tal informação. 
 
Enfim galera, foi uma tarde muito prazerosa em que pude ver de perto uma prova da ótima aceitação do PES. E que quando presente em eventos, não reflete nem de longe o disparate em vendas, perante a concorrência. E pra mim fica cada vez mais claro, que a estratégia da EA de está sempre presente em tudo e para todos, faz muita diferença na hora da decisão de o que comprar. É claro que associado a essa estratégia, está um política de barganha a base de muita grana. É só lembrar do XBox One, que o cara ganhou. E não foi só ele, vira e mexe tinha presente da Microsoft para ser distribuído. 
 
Abaixo seguem mais algumas imagens e um vídeo curto do evento. Lembrando que as imagens completas, estarão disponíveis no Facebook do blog. 
 
 

 

 
 
Lado da SONY
 
Atrás do Palco de Eventos (onde tinha PES)
Ao lado do Palco de eventos (Não tinha PES)
 
Lado da Microsoft 
 
Ao lado do Palco de eventos (onde tinha FIFA)
 
 
Vídeo
 
 
 
Espero que todos tenham gostado do post. Pois mesmo sendo um blog exclusivo de PES, achei que seria uma oportunidade única de sentirmos de perto a popularidade do game e compartilhá-la com todos vocês. E se o museu passar em vossas cidades, não percam a oportunidade de marcarem presença, pois é muito legal. 
 
 
Aviso:
 
Só pra lembrar que nosso campeonato da Liga dos Campeões da UEFA, segue firme e forte. E também já temos nossas semifinais definidas, com uma única diferença entre o mundo real. Que é a presença do Bayer Leverkusen, que se faz presente aos gigantes (Barcelona, Bayern e Juventus). Para mais detalhes, acesse o link do Campeonato, no menu do blog. 
 
 
 
Uma última pergunta, quem já viu os vídeos que coloquei na página principal do blog? 
 
Achei interessante o teste de velocidades dos jogadores no PES. Dá pra perceber também a forma como cada jogador corre e conduz a bola. A Konami tem que insistir cada vez mais, nesse especificidade. 
 
Quanto ao outro vídeo, é pra rachar o bico de rir. No FIFA, CR7 de goleiro é brincadeira viu! ”Ah, Cicero mas no PES dá pra colocar ele de goleiro também, qual o problema?”
 
Mas o problema não é colocar ele de goleiro, mas sim o que ele faz, mesmo jogando no gol. FIFA simulador? Sim, tô ligado!…kkkk
 
Não esqueça de compartilhar nossas informações e curtir nossa página no Facebook.