Sobre a perda da BBVA (Liga espanhola)

Fala galera!

Quem acompanha as notícias do futebol digital, deve saber que no dia de ontem (12/6) ocorreu a conferência da EA na maior feira de game do mundo (E3). Mesmo a feira só tendo seu início, marcado para dia 14/6, dois dias antes acontecem algumas conferências. E no dia de ontem, além da EA, tivemos também a conferência da Bethesda, produtora de jogos como, Quake e Skyrim.

Mas voltando ao que interessa, é claro que não perdi um segundo da conferência da EA. Obviamente, apesar de achar o Battlefield um jogo sensacional, estava esperando as novidades de FIFA 17.

Alguém pode até estranhar o fato de uma pessoa que faz um blog voltado para o PES, está interessado em novidades sobre o FIFA. Particularmente, não vejo nada de mais. Pelo contrário, olho mais pro FIFA, muita vezes, mais do que muitos que jogam o game. Não se pode falar de PES, deixando FIFA de lado. E o contrário é mais do que verdadeiro.

Mas o motivo de citar a conferência da EA, foi pra dizer que foi a partir desse evento, que surgiu um forte rumor de que a Liga BBVA seria exclusiva da EA, em FIFA 17.

Apesar de ainda não termos uma confirmação oficial, tanto da Konami, como da EA. O site WENB já dá como meia verdade o rumor. Lembrando que o site tinha como integrante, até ano passado, Asim Tanvir (atual gerente de mídias sociais da Konami).

Percebam que citei o termo “meia verdade”.

Pois, segundo o site, realmente a EA assinou a exclusividade da Liga espanhola (Primeira e segunda divisão). Entretanto, mesmo não podendo ter 100% de certeza, a Konami ainda tem direito de negociar com as equipes que disputam as competições europeias (Champions e Europa League). Lembrando que o Atlético de Madrid já estava presenta na versão pré-alfa que foi testada pela imprensa e representantes das comunidades, semanas atrás.

E para os demais clubes?

Para os outros clubes da Liga espanhola, teríamos algo semelhante ao que já acontece com a Premier League (Liga Inglesa, no PES).

Diferentemente da zona que existe aqui no Brasil, onde não se tem nenhuma instituição que administra os direitos de imagens dos jogadores. Na Espanha isso fica a cargo da FIFPro (Federação Internacional de Futebolistas Profissionais), que inclui todos os jogadores que jogam na Espanha.

Portanto, não teríamos nenhum problema com representação dos jogadores e suas respectivas características (faces e Player ID) dentro do game.

Minha opinião sobre o assunto é a seguinte. Caso realmente isso se confirme, e tudo leva a crê que sim! Realmente não vejo como o fim do mundo. Muitos até já voltaram a cravar o fim do PES!

Mesmo reconhecendo que é uma perda significativa, pois trata-se de uma das principais ligas. Prefiro considerar dois pontos, antes de sair dando chiliques “Ah, vou pro FIFA!”.

1 – Se realmente a Konami continua com a licença das principais equipes da competição, pergunto à todos: Quantos desses outros times, vocês já jogaram ou jogariam? Lembrando que os jogadores continuarão normalmente.

2 – Tem muita gente falando um monte de coisa, baseado num jogo que ainda nem saiu! Na verdade, dois jogos que ainda não saíram.

As vezes fico impressionado com alguns fenômenos que acontecem, no mundo interligados que vivemos. Em questão de poucas horas, muitos deixaram de considerar todo que foi falado nos reviews de PES 2017, em função de uma possível ausência de uniformes de uma liga.

Não, não estou minimizando a perda de uma licença. Mas não sou idiota ao ponto de me deixar levar por uma propaganda, baseada em especulações e ilusões, como faz a EA.

Quem pensa o contrário e pretende mudar de jogo, boa sorte!

Para quem quer ir se acostumando, seguem dois exemplos do que irão encontrar. Ou seria do que não irão encontrar?

https://www.youtube.com/watch?v=h6tuaVqU5ko

 

Alguém me fala que jogos são esses? Pois não são FIFA 15 e 16.