Temos novidades sobre a narração brasileira em PES 2018

Konami parece ter ouvido o feedback da comunidade e promove algumas mudanças na mecânica de narração do Milton Leite e Mauro Beting, em PES 2018.

Pois é meus amigos, que acompanha minha declarações sobre a narração do Milton Leite no PES 2017, sabe o quanto sou crítico sobre esse assunto.

Mesmo entendendo que foi uma estreia na franquia, a narração brasileira já não era tão digerível para mim, em função dos anos 6 anos de Silvio Luis.

Mas como sempre falo, o problema não estava no “Silvão”, que nos proporcionou vários momentos de enterimento. Mas sim, na mecânica de narração utilizada pela Konami, que em vários momentos deixava a desejar, prejudicando a fluidez nos diálogos, como também na sincronicidade dos eventos de jogo.

E foi por isso que passei quase toda vida útil do PES 2017 com a narração do britânico Peter Drury.

Mas através de informações de fontes ligadas à Konami, e dessa vez vocês vão me perdoar, pois mesmo não gostando de não citar a fonte, nesse caso isso realmente não será possível. Parece que finalmente teremos mudanças no tratamento dos diálogos feitos pela dupla Milton Leite e Mauro Beting.

Primeiro que, como vocês observam no vídeo abaixo, teremos algumas falas gravadas de forma conjunta. Algo semelhante ao que já acontecia com o Silvio e o Mauro, em versões passadas.

Segundo a fonte “As falas gravadas em conjunto, têm o propósito de dar mais naturalidade à narração, conforme a comunidade pediu. Muitas frases mudaram em relação às narrações anteriores e tudo o que os fãs pediram foi passado para o estúdio, que repassou tudo para os narradores.”

Legal, não? Pois é muito importante que o Milton e o Mauro, saibam de fato qual o entendimento que os gamers tem.

Leia também  Dois absurdos cometidos pela Konami no PES 2018

Mas quanto ao fato de gravarem juntos, alguém deve está se perguntado: “E daí, isso já existia?”

Pois é, mas a parte mais importante disso tudo, é que “em PES 2018, um integrante da equipe do estúdio vai participar da fase de testes do game e atestar a qualidade do som e da narração junto aos programadores e produtores. Isso vai garantir uma narração muito mais natural, fluída e próxima do que Milton e Mauro fazem na TV.”

“Como este integrante é brasileiro e, logicamente, falante do português, vai fazer os devidos testes e repassar os feedbacks dele para os programadores e produtores.”

Cara, tomara mesmo que essa nova forma de tratamento da narração, traga os benefícios esperados. E que finalmente eu consiga jogar com a narração em português durante toda a vida útil do PES 2018.

Fico muito feliz também, pelo fato da Konami, finalmente ter resolvido dar uma atenção diferenciada a questão da narração, coisa que já era para ser feitas em versões passadas.

Acho que não só em relação a narração, mas pelas coisas que já foram divulgadas até o momento, parece que a Konami está tentando seguir o rumo correto das coisas. Mas é claro que muita coisa ainda tem que ser revista e que devemos continuar de olho, cobrando e exigindo outros tipos de melhorias no PES.

  • Ricardo Augusto Ribeiro

    Prefiro a narração em espanhol da argentina, bem mais natural

  • Salles Saraiva Filho

    Volta Silvo Luis!!!!
    O Pes perdeu sua indenidade!!!

  • Fernanda

    Bom dia , sobre o lançamento, vai lançar em setembro mesmo ou em dezembro queria saber a mídia digital. A pré venda na psn e na konami está para dezembro

  • Fernando Erthal

    Adan falou q a proteção de bola sera automática ! Isso me preocupa , imagina no online gols por bugs ibra protegendo a bola e entrando com bola ate o gol

  • Thiago A. Klein

    Menos replays por favor! Se bobear tem replay até de lateral no PES.

    • Mas versões antiga tínhamos uma opção pra regular o nível de replays. Então só os lances de muito perigos tinham repetição. Não sei qual a dificuldade de voltar com isso.

  • Wagner Rodrigues

    Gostava do Silvio Luiz , achei o Milton Leite forçado as vezes, espero que melhores nesse 2018, mas a narração qndo se acostuma tem vez q nem percebo kkkkkk

    • Por isso que falo que tinha que ter uma maior atenção prós lances de gol e finalizações. Esses são os principais momentos, onde de fato percebemos a emoção da narração.

  • Rodrigo Jaboinski

    Parabens pela Live ontem Cicero, muito proveitosa. Tbm ótima participação do seu amigo que infelizmente não me recordo o nome. Acabei tento que sair no meios de nosso pate papo, mas foi muito legal.
    parabens

    • Valeu Rodrigo, grato pela contribuição de sempre, deixando sua opinião.

  • Tadeu

    bom dia na minha opinião e se Cicero se quiser passar essa ideia os caras deveriam colocar dois caras para jogar e o milton leite e o mauro beting irem fazer as narrações com a bola rolando no jogo nesse vídeo agente verifica que eles estão lendo frases e por isso a narração fica sem emoção . coloca os caras para narrar o jogo meu e grava simples assim .

    • Até já falei algo parecido em posts passados. Lembro do Milton narrando um jogo de dois camaradas, no dia em que a Konami o apresentou, no espaço do Redbull. Era outra coisa, praticamente uma narração de um jogo real.

  • litlemantis

    Primeira coisa que faço em qualquer PES desde sempre: Desligar a narração. O jogo fica muito melhor sem ela.

    • Nobruu

      Idem.

  • Nobruu

    Não me importo quem vai narrar, são ruins mesmo, oque me deixa puto são os safados derrubadores e essa propaganda de Dicas de jogo que demora quase 2 min para começar a partida. Os caras estão perdendo na pesleague e derruba e a FDP da konami não faz nada.

    • Tiago Bressianini

      Posso estar enganado…. Mas essa “propaganda”, eh apenas pra poder carregar o jogo em segundo plano….

    • Tiago Bressianini

      Posso estar enganado…. Mas essa “propaganda”, eh apenas pra poder carregar o jogo em segundo plano….

  • Loeny Clauvend

    Esse PES 2017 ta maravilhoso, a pior parte oque deixa ele ruim é o handcap nitido, espero que retirem isso no proximo

  • Por ser a primeira narração em 2017, não achei de toda mal.
    Mas claro, haviam falhas sim.

    Gostaria que o Milton tomasse umas 3 taças de vinho pra ir fazer a narração no studio, pois achei ele bem comedido nos momentos de ápice das partidas. Faltou aquele “MEULLLLLLLLLLLL DEULLLLLLLLSSSS”, aquela “OLHA A BATIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIDDDAAAAA”…. faltou o ênfase nos bordões…! Tomara que tenha agora!

  • José Carlos

    Cara, eu gostei da narração do Milton Leite, apesar dele usar as mesmas falas do Silvio Luiz. Passei a temporada inteira usando narração em português, ele da ênfase nas jogadas e te dá dicas do tipo, “o cara vem de 6 vitórias seguidas” ou “o time é dos melhores colocados do ranking” o Mauro diz, “tá insistindo muito pelo meio” ou “o cara tá usando o falso 9” acho válido e ajuda vc ficar mais atento, o q pecou no PES2017 foi essa sincronização. A Konami abriu os olhos e tá cuidando de tds os detalhes, isso mostra o esforço da equipe em retomar relevância no mundo do games.

  • Edivan

    cara, eu realmente não ligo muito pra narração… gostava do Silvio Luiz, mas concordo que 6 anos é muito tempo, já estava mais que enjoado… Mas, mesmo não achando a narração do Milton Leite muito boa… sem falar nos mesmos textos usados pelo Silvio Luiz neh… Quando eu enjoo da narração, eu simplesmente abaixo o volume da tv, e aumento o som com minhas musicas preferidas bem alto… pronto… o jogo flui bem melhor…kkk

  • DONI

    Pra mim mesmo que a narração venha perfeita no nosso idioma ainda sim acho que ficarei com a narração em inglês que é fantástica,, em lances com perigo de gol você sente a emoção na narração, principalmente com o Neymar, “ITS NEYMAAAAAAAAAAR”.

  • mfsferrer

    Acho ainda que eles que narrar em tempo real com o jogo rolando, ficaria muito mais realista, convocava os melhores jogadores do mundo e assim eles jogariam várias partidas enquanto a narração fosse gravada.

    • concordo que essa seria a melhor forma, mas talvez fique difícil encaixar nos lances, por isso que o falar são curtas.
      acho que a dinâmica no videogame é muito diferente da vida real, então em poucos segundos acontecem muitos mais lances diferentes.

      mas como falei, se pudessem fazer como você falou, mesclando lances narrados com a visão dos lances reais, juntos dos falas curtas, seria show.

      • Diego Acuna

        Mas como o DONI falou ali em cima, o problema não são as frases e sim a falta de emoção que ficou esta narração do Milton Leite, nem tem o QUE BELEZA dele pô.

        Esta narração inglesa é boa demais tá loko.

      • Mfsferrer

        Talvez o meio termo nessa ideia Cícero, justamente pra passar aquela emoção, mas vamos ver se começando do zero!

      • Tadeu

        cicero bom dia desculpa a ignorância mas me ajuda ai sou da época do jogo somente em cd , como comprei o pes em mídia digital como faço para jogar o pes em outro console exemplo sábado fui em um amigo e como faço para jogar o pes2017 com ele antes era fácil era só levar o cd , me ajuda ai obrigado