Tudo sobre Patch, OF e Kits!

Fala galera, depois de um período meio parado em relação aos posts, mas bem movimentado nas redes sociais, estamos aqui para começar os trabalhos propriamente dito, no PES 2017.

A essa altura muita gente já deve saber que, cópias e cópias de mídia física já vazaram, e muita gente já soltou um monte de informações sobre o game. Até comecei a acompanhar algumas dessas informações, mas depois fiz questão de deixar pra lá, por dois motivos: 1 – Não quero estragar minha própria surpresa, quando tiver o jogo em mãos; e 2 – Porque existirá a atualização de 1° dia, onde algumas coisas mudarão. Estou vendo muita gente discutindo o valor de overall desse ou daquele jogador, como também as estatísticas de cada time, e fico me perguntando “O Por quê disso?”, como falei, muitos desses dados mudarão após atualização.

Enfim, mas como observarão no título, o assunto do post é outro, então vamos lá!

Desde que a Konami anunciou a possibilidade de termos Option File no PS4, aposto que muitos se perguntaram, mas o que diabos é isso? Pra que serve? O que muda na prática?

Mesmo sabendo que aqueles que jogam PES, já estão habituados a ouvir alguém falar que pode mudar isso ou aquilo, sei que ainda tem muita gente que não parou pra pensar sobre essas modificações, seja porque acha algo muito complicado ou simplesmente, não tem tempo para fazê-las.

Dessa forma, vamos aqui, entender de uma vez por toda, e tirarmos todas as nossas dúvidas sobre as edições que envolvem esse mundo do PES.

Primeira coisa que temos que ter em mente é que as modificações aqui citadas, só podem ser feitas nos consoles da Sony (PS3 e PS4) e PC. Até o momento, NÃO EXISTE nenhuma possibilidade de serem feitas no Xbox One, acho quase certeza, que no 360 também! Minha incerteza em relação ao 360, é que tempos atrás isso era possível, mas salvo engano tal possibilidade não existe mais.

Lembrando que essa impossibilidade em relação aos consoles da Microsoft, ocorre em função de um bloqueio imposto pela própria Microsoft, que em função da parceira com a EA, usa desse artificio para dificultar a vida da concorrência.

Vamos agora, falar sobre os 5 tipos de edições, quem envolvem o mundo do PES.

1° – Edite Mode

Esse primeiro modo, refere-se ao modo de edição tradicional, já incluído no game. Nele podemos editar uniformes, faces, nomes (clubes editáveis, jogadores editáveis, estádios editáveis, etc.).

Apesar de ser um quebra galho, principalmente para aqueles que jogam nos consoles da Microsoft, este método tem a desvantagem de não te dá maiores possibilidades, comparados aos outros métodos que falaremos a seguir. Um outra desvantagem é o tempo demandado para fazer algumas dessas edições, como no caso dos uniformes.

No PES 2017 teremos algumas novidades, em relação ao 2016 e para quem ainda não viu, segue o post onde comento essas mudanças.

2° – Kits (APENAS NO PS4)

Segundo o próprio Google, Kit é uma palavra de origem inglesa, que significa conjunto de objetos ou materiais agregados para uma finalidade específica.

Fiz questão de colocar essa definição, pois é justamente isso que os Kits representam no PES. Só que esse “conjunto de objetos ou materiais agregados”, no jogo, são representados pelos uniformes. Então a definição de Kit, no PES, ficaria mais ou menos assim:

“Conjunto de objetos (camisa, calção e meião) que juntos, formam o uniforme de uma determinada equipe.”

Então galera, os Kits nada mais são, que os próprios uniformes das equipes. Porém, diferentemente do 1° método, estamos falando de uniformes editados “FORA” do game, utilizando programas de edição (Photoshop, por exemplo).

Dessa forma, quando falo que editei meu jogo, adicionando Kits, eu adicionei APENAS, um ou mais uniforme ao game. E terei que mudar (manualmente, dentro do próprio jogo) os nomes de equipes, campeonatos, etc.

Esse foi o método utilizado no PES 2016, quando fazíamos a importação de imagens. Ou seja, estávamos importando os Kits.

Nessa longa história do PES/Winning Eleven, sempre existiram pessoas que se propuseram a desenvolver esses kits. Porém, você mesmo pode desenvolver um Kit específico, é claro que para isso, você deve ter um conhecimento mínimo de edição de imagens.

Leia também  Conteúdo da DLC 4.0 e Ronaldinho Gaúcho está de volta!

Para quem quiser investir no seu próprio Kit, temos 3 vídeos no nosso canal (Edição de uniformes), onde falo um monte de coisas relacionadas a essas edições. Só lembrando que não sou nenhum Expert, e se consegui, qualquer que queira dedicar um pouco do seu tempo, consegue!

Mas como falei, que não quiser ou não tem tempo, sempre temos os editores abençoados, que fazem excelentes trabalhos nos desenvolvimentos de Kits.

Um exemplo disso é o @selfbias77 que já de cara, disponibilizou seu conjunto de Kits, com todas as principais correções relacionadas aos uniformes no PES 2017. No arquivo temos todos os uniformes licenciados das principais ligas, por exemplo, Inglesa, Espanhola, entre outras.

Recomendo seguir o cara, que está sempre postando possíveis atualizações dos Kits. Abaixo segue só um exemplo do grande trabalho feito por ele, com o Kit da Juventus, que para quem ainda não sabe, não estará licenciado. Mas que após adição do Kit abaixo, tal problema deixará de existir.

Só lembrando que os nomes no canto superior direito e inferior esquerdo, não aparecem no jogo, após o Kit aplicado. Mas fiz questão de deixar, para divulgar o trabalho do cara.

 

juvecasa

 

Então quem quiser, já pode baixar os Kits do cara clicando aqui. Deixarei o link no Menu do blog (UTILIDADES) Caso apareçam outros Kits que agreguem novas informações, também acrescentarei na página UTILIDADES.

Apesar ter sido algo que melhorou muito a experiência no PS4 no PES 2016, o processo de aplicação dos Kits leva um certo tempo. Mesmo podendo transferir todas as imagens de um só vez para o console, temos que entrar no menu de edição de cada time, e carregar a imagem correspondente aquele time. Isso para cada uniforme do time, pois como sabemos, cada time geralmente possui até 3 uniformes, além do uniforme do goleiro. Só para dar um exemplo, numa liga de 20 clubes, levamos cerca de 40 a 60 min. para arrumarmos todos os detalhes. Mesmo assim é uma mão na roda, pois tudo ficará certinho e não precisaremos mexer mais.

“Ah Cícero, não tenho a menor ideia de como adicionar esses Kits (uniformes) ao game”

Calma, já falamos muito sobre isso aqui no blog, mas caso não tenha acompanhado, segue um vídeo que fiz, mostrando como fazer a importação de imagens (Kits) no PS4. Possivelmente farei outro vídeo, em caso de atualização do processo de importação, mas caso seja acrescentado algo novo, não deve fugir muito do que apresento no vídeo abaixo.

 

 

 

3° – Option File (OF)

Quem joga PES no PS3 ou até mesmo no 360 (hoje não sei se ainda existe) já deve está acostumado a ouvir o termo “Option File” ou sua abreviação “OF”. A grosso modo os OFs são arquivos gerados a partir de base de dados do jogo. Funciona mais ou menos assim, o cara vai no jogo original, copia a base de dados do game, e com auxilio de um PC faz as edições desejadas. Depois disso, junta-se tudo o que foi editado e aplica-se ao game.

Em função dessas edições serem realizadas no PC, o editor tem seu trabalho muito mais facilitado. Pois cá entre nós, é muito mais fácil fazer a edições de nomes (jogadores, clubes, estádios, treinador, etc), adicionar os uniformes, entre outras coisa, usando um PC, do que fazer essas ações no console. Sem falar que como os desenvolvedores de OF, usam a própria base do jogo, eles também pode editar faces, uniformes, e outros itens que dentro do jogo, não seriam possíveis ou seriam infinitamente mais difíceis de serem feitas.

Uma outra grande vantagem em relação aos métodos anteriores, é a praticidade e agilidade de se aplicar um OF no jogo. Isso porque todo trabalho pesado, já foi feito pelo editor, e apenas temos que executar alguns poucos passos. Em minutos tudo o que foi melhorado no OF, será aplicado ao jogo (meio que num passe de mágica).

Leia também  Option File do PES Universe, uma ótima opção (PS4)

Eu já tenho acesso a um OF, porém como só terei como jogar no dia 13, assim que testa-lo, atualizarei o post com o link do arquivo. Mas algumas pessoas já testaram e tá uma beleza. Também ficarei atento a outros OFs de outros desenvolvedores, pois eles estão sempre acrescentando algo de novo.

4° – Patch

Quem joga PES ou jogou Winning Eleven com certeza já ouviu falar no termo Patch, principalmente quando vinha acompanhado de outro termo “Bomba”. Pois é, se você joga futebol digital à um certo tempo, já ouviu falar no “Bomba Patch”.

Em função da popularidade desse Patch, até hoje, muita gente generaliza todo e qualquer edição no PES, chamando de Patch. Mas na verdade, diferentemente dos métodos comentando até o momento, onde falamos de métodos que alteram APENAS as características EDITÁVEIS do jogo, o Patch vai bem mais além.

A instalação de um Patch no game, pode trazer mudanças não previstas até mesmo por quem produziu o jogo. E mesmo que no jogo não tenha a possibilidade de editar o uniforme do Barcelona, por exemplo, utilizando-se de um patch, isso seria possível.

Com um patch o jogo pode ter gritos de torcidas, novas narrações, entre outras modificações, que não estavam previstas por quem desenvolveu o game. Lembro-me muito bem, que não gostava muito de algumas versões do Bomba patch, por tornarem a velocidade do game modificada (geralmente para mais).

Porém galera, com a evolução dos consoles e consequentemente da segurança dos mesmos, praticamente não se aplica Patch aos consoles. Afinal, a empresas perdiam muita grana, em função das inúmeras versões do jogo, criadas a base de diversos patch.

5° – MOD

Essa última opção, interessa apenas aos usuários que jogam no PC. Um MOD é como ser fosse um Patch, mas com alterações na própria programação do game. Jogos como GTA, Minicraft, entre diversos outros, são conhecidos por esse tipo de adição.

Um MOD pode adicionar ao jogo, nova resolução, iluminação, adicionar neve, estádios, entre outras inúmeras possibilidades. Mas como falei, isso é desenvolvido no PC para quem joga no PC.

Como só jogo no PS4, desconheço os MODs utilizados pela galera, mas recebo alguns relatos de que existem e dão um grande update no jogo. Sem falar que apenas os 3 primeiros métodos são reconhecidos como oficiais, portanto não procuro me informar de métodos alternativos, principalmente por não serem assegurado pela empresa que produz o game, Konami no caso.

Resumo:

Para quem joga no Xbox One e tenho quase certeza que no 360, só terá a opção 1

Para quem joga no PS4 e PS3 terá as 3 primeiras opções, sendo a opção 3, a melhor.

Para quem joga no PC, estão disponíveis as opções 1 e 5.

Galera, para esse post não deixarei a seção dos comentários ativa. Como o post fará parte de um tópico em nosso fórum, todo debate relacionado ao tema deverá ser feito no tópico do fórum.

Minha intensão é que as informações servam para outras pessoas que compartilhem das mesmas dúvidas. Deixando na forma de post, com o tempo as informações se perdem, já colocando no fórum o tema é fixo, e a qualquer momento, quem tiver dúvidas sobre o assunto, poderá consultar todo o debate.

Então, por favor, quem tiver alguma dúvida ou sugestões sobre o tema, compartilhem no blog. Vamos deixar os posts para discutirmos temas corriqueiros, que com o lançamento do game serão bem mais frequentes.

Gostaria de pedir também, que não me enviem perguntas via contato do blog. A proposta do blog é compartilhar informações como todos, então sua dúvida pode ser a mesma de outros. Portanto coloquem essas dúvidas aqui no blog.

Não esqueça de nos seguir em nas redes sociais (Twitter e Facebook) e se inscrever em nosso canal no Youtube.

Gostou? Deixe seu Like e compartilhe nas redes sociais!