O que implica a NÃO renovação das licenças de Inter e Milan?

Em nota, a Konami anuncia que as parcerias de longos anos, com os times italianos, Inter e Milan, não terão suas licenças renovada.

Antes de tudo, gostaria de reforçar que a licença de um clube não implica necessariamente, nas licenças de seus jogadores.

Como todos que jogam PES já devem ter percebido, um clube que não tem seu uniforme licenciado no jogo, pode ter todos os seus jogadores com nome e faces completamente licenciados. O contrário também pode acontecer, uma equipe pode ter seu uniforme completamente licenciado, mas conter jogadores genéricos, já aconteceu isso com a própria seleção brasileira

Isso acontece pelo fato de que boa parte dos jogadores no mundo (65 países) está associada a FIFPro (Federação Internacional das Associações dos Futebolistas Profissionais). Sendo assim, as licenças de direito de imagens desses jogadores são administradas por esse órgão, e não necessariamente pelos clubes.

Portanto, para que a Konami ou qualquer outra empresa tenha os direitos de imagem desses jogadores, basta entrar em acordo com a FIFPro.

Bem diferente daqui do Brasil, onde tudo tem que ser fechado com o próprio jogador. Então faça as contas aí, só considerando os 20 clubes da série A, com média de 22 jogadores por clubes, estamos falando de 440 contratos.

Contratos esses que, caso o jogador seja transferido para outro clube, não terá mais validade.

Mas é o que provavelmente vai acontecer com Inter e Milan, pois a Konami já confirmou na nota, que a perca da licença dos clubes, em nada afetará as licenças dos jogadores. Sendo assim, o trabalho desenvolvido na criação dos jogadores desses times, até o momento, continuará sendo aproveitado.

Nota da Konami sobre o Milan

Nosso contrato de licenciamento com o AC Milan não será renovado.
A representação do clube não será afetada no eFootball PES 2020. Isso não afetará os jogadores adquiridos no myClub e pode ser usado normalmente no jogo. Em relação a outros jogos de futebol da KONAMI, aguarde anúncios futuros para cada título.
O AC Milan tem sido um forte defensor da série PES do eFootball. Desejamos ao clube tudo de bom no futuro. Avançando, continuaremos a fortalecer as parcerias existentes e a promover novos relacionamentos, a fim de proporcionar a melhor experiência possível de eFootball.

KONAMI

Nota da Konami sobre a Inter

Nosso contrato de licenciamento com a FC Internazionale de Milão não será renovado.
A representação do clube não será afetada no eFootball PES 2020. Isso não afetará os jogadores adquiridos no myClub e pode ser usado normalmente no jogo. Em relação a outros jogos de futebol da KONAMI, aguarde anúncios futuros para cada título.
O FC Internazionale de Milão tem sido um forte defensor da série PES do eFootball. Desejamos ao clube tudo de bom no futuro. Avançando, continuaremos a fortalecer as parcerias existentes e a promover novos relacionamentos, a fim de proporcionar a melhor experiência possível de eFootball.

KONAMI

Não precisa ser nenhum amante de futebol para saber que Inter e Milan estão entre os maiores da história do futebol. Mas tratando-se de PES, o negócio é ainda mais expressivo.

Acho que todos que jogam o game, desde as primeiras versões com licenças de clubes internacionais, sempre associaram a imagem de um desses dois clubes, ao jogo da Konami.

Mas nos dias de hoje, uma parceria não implica em apenas o uniforme de um clube.

As licenças no PES funcionam assim:

A Konami tem seus parceiros, digamos, PREMIUM.

E os parceiros “secundários”, onde estão Mlan e Inter.

E é justamente dessas parcerias que saem outras ações, como por exemplo, a venda de pacote exclusivos.

Para quem não está ligado, no PES 2020 existe a possibilidade de você adquirir um Kit exclusivo para determinados clubes, com direito a uniforme clássico, tema personalizado e algumas moedas, e claro, os jogadores desse clube.

Kits via DLC

A não renovação das licenças desse clube também deve significar a não presença do estádio Giuseppe Meazza, conhecido também como San Siro, no(s) próximo(s) jogo(s). Na verdade, o nome original é Giuseppe Meazza, que fica localizado na região de San Siro. Então, quando a Inter joga lá, utiliza-se o nome original do estádio, mas quando é a vez do Milan, utiliza-se San Siro.

Giuseppe Meazza/San Siro

Uma outra questão está relacionada aos Legends relacionados a esse clube. Mesmo sabendo que um Legend não precisa está diretamente ligado a um clube, para que possa fazer parte do jogo, como é o caso do Zico, Bebeto, Romário, entre outros.

O fato da parceria existe, facilita a implantação desse tipo de jogadores.

No PES 2020, por exemplo, todos esses Legends aparecem ligados a uma dessas duas equipes:

Ronaldinho (versão do Milan)
M. van Basten
R. Gullit
F. Rijkaard
F. Baresi
P. Maldini
F. Inzaghi
Adriano
E. Cambiasso
J. Zanetti
C. Chivu

Contudo, é como eu falei, o myClub começou com Legends sem vinculo algum com os seus respectivos clubes. Roberto Carlos tá aí para não me deixar mentir. O Real Madrid, há temos, não faz parte dos times licenciados no PES, e o jogador sempre apareceu entre os Legends do myClub.

E o que acho disso tudo?

Na minha humilde opinião, nada muito diferente do que já observamos nos últimos anos. Quem não se lembra da perca da licença do Real Madrid? Parecia que o mundo estava acabando.

Não estou querendo dizer que esses licenças não são importantes, pelo contrário, durante todo o post tentei mostrar o quanto essas licenças agregam ao game.

Dito isso, cara, não tem para onde correr, esse tipo de coisa será cada vez mais frequente. No quesito licença, o negócio é simples, não envolve muito talento, quem pagar mais, leva!

A EA já sinalizou que vai entrar pesado nas licenças. Mas isso só é possível pelo o fato de que o FIFA fatura o suficiente para que a EA possa entrar com muito dinheiro.

Não estou querendo dizer com isso, que a Konami não é culpada de perder as licenças, a culpa é também muito dela. Mas não pelo “o agora”, mas pelo passado negligente, sentado em berço esplendido, sem que tenha sido feito nada que pudesse evitar tal situação.

A Konami ainda tem muitas licenças boas. E é claro que ela vai correr atrás de outros parceiros que possam substituir esses dois clubes. Mas na minha opinião, esse tipo de política adotada pela empresa é o que deixa o jogo cada vez mais para trás.

A EA não vai descansar enquanto não comprar tudo o que ela conseguir. E digo mais, não se assustem se essa não renovação, também significar que a licença da liga italiana foi perdida.

Não adianta, a Konami tem que seguir outro caminho, tem que focar em modos de jogo e jogabilidade. Até porque, creio eu, que não restará outra escolha. Tipo, uma vez a EA decidindo comprar boa parte das licenças, a Konami não vai ter o que escolher.

De início, ela vai perder um público que se importa muito com licenças, mas por outro lado, com o tempo, vai ganhar um outro que presa muito pelo prazer de jogar futebol digital, em meio a divertidos modos de jogo.