[ATUALIZADO 2] Chega ao fim a parceria entre Konami e UEFA

Depois de 10 anos, chega ao fim a parceria entre a Konami e a União das Federações Europeias de Futebol (UEFA).

A nota oficial foi divulgada hoje, 18/4, pela própria UEFA em seu site oficial.

Com isso, a empresa japonesa (Konami) deixa de ter o direito de utilização das imagens e logos da UEFA. Mas especificamente, os que envolvem a Ligas dos Campeões da UEFA e a Liga Europa da UEFA.

Outra questão é que o final da parceria, interfere também na PES LEAGUE. Pois a PES LEAGUE até então, é a competição oficial de e-sports da UEFA. Sendo assim, a Konami deve reformular a PES LEAGUE, já que não contará mais com o apoio da UEFA.

Fora isso, também não poderá mais está associada a marca, em eventos promovido pela própria UEFA.

A nota confirma ainda, que a parceria terá seu fim, após o final da Liga dos Campeões. Ou seja, já para o próximo mês, mais precisamente no dia 26 de maio.

Pois é galera, o que muitos temiam, infelizmente aconteceu! A Konami perdeu uma importante licença do futebol mundial.

Mas acho que temos que ter muita calma nessa hora, deixar a emoção um pouco de lado, e sermos um pouco mais racional.

Vou colocar meu ponto de vista sobre a questão, mas é óbvio que não precisam concordar. Vamos lá!

Tudo indica que essa foi uma decisão que partiu da própria UEFA, visando uma maior divulgação de sua marca. Sendo assim, provavelmente, não foi uma decisão baseada apenas em valores financeiros.

E porque acho isso?

Cara, vamos pensar um pouco, o que vocês acham que prendia a licença da UEFA ao PES, mesmo o game vendendo bem menos que o FIFA? Na minha opinião, o motivo era um só, grana, e muita grana. Por isso acho que o problema não foi dinheiro.

Mas não é de se espantar que a UEFA, vendo que o FIFA se mantem, ano após ano, como um dos jogos mais vendidos, queira deixar aberta a possibilidade de expandir sua marca para outras franquias, nesse caso, o FIFA.

É uma baixa importante, claro que é! Disso ninguém tem dúvidas.

Mas como sempre costumo fazer, procurei avaliar o problema de forma mais ampla.

Leia também  PES 2018 – Atualização semanal #4 – National Team STARS e DLC 1.0

Se de fato a grana investida na parceria com a UEFA, foi alta, e como falei, acredito que tenha sido muito alta. Esse será um dinheiro que estará “sobrando” para ser investido em outras possibilidades.

Associando isso ao fato de que, na minha opinião e de muitos que jogam PES, a Konami não aproveitava de forma satisfatória a licença da UEFA. Não sei se realmente não estava na hora de investir essa grana em outros objetivos.

Por exemplo, faz alguma diferença termos o logo e layout do Brasileirão e não termos os times e jogadores que o compõe?

E o contrário, o quão é prejudicial ao game, NÃO termos o logo do Brasileirão e seu layout, e não termos times e ou jogadores do campeonato licenciados?

Óbvio que o melhor seria termos os dois. Mas diante de uma escolha, eu não tenho dúvidas que a segunda opção, é disparada, a melhor.

A própria EA, por exemplo, nunca deu muita bola para as competições continentais, e sempre preferiu investir nas ligas.

E foi com essa estratégia que a empresa, com um forte trabalho de marketing, transformou a Premier League, no xodó do fãs que jogam o game.

Devemos lembrar, que os times que fazem parte das competições da UEFA, pertencem as ligas das nações europeias. E são essas ligas, junto com a FIFPro (Federação Internacional dos Futebolistas Profissionais) que detêm os direitos de imagens dos times e jogadores, respectivamente. E não a UEFA!

Portanto, se a Konami estiver pensando em direcionar esse dinheiro, que antes era investido na licença da UEFA, em outros objetivos, sinceramente, acho muito mais vantajoso.

Mas é claro, isso levando em consideração que essa seja a intenção da Konami.

[ATUALIZAÇÃO]

Segundo o site Videogamer representantes da UEFA e Konami se pronunciaram sobre o assunto. 

Pelo lado da UEFA, o diretor de marketing da UEFA Events SA, Guy-Laurent Epstein, comentou que:

A Konami tem sido um forte parceiro de licenciamento para a UEFA Champions League e para a UEFA Europa League, com a nossa marca de competição a ser fortemente destacada no videojogo e como parte dos torneios e-sports UEFA Champions League organizados pela Konami.

Ele ainda acrescentou que:

Tem sido uma parceria muito cooperativa e benéfica mutuamente. A UEFA gostaria de agradecer à Konami o seu tremendo empenhamento e apoio às competições de clubes da UEFA durante a última década e espera continuar a trabalhar com a Konami na esfera das equipas nacionais da UEFA.

Essa última declaração nos faz crer que as conversas para uma futura licença da Euro 2020, onde temos apenas seleções, continua sendo possível.

Pelo lado da Konami, Jonas Lygaard, diretor sênior de desenvolvimento de marca e negócios da Konami, comentou o seguinte:

A licença da UEFA Champions League deu-nos uma plataforma para criar experiências únicas e dar aos fãs de futebol de todo o mundo uma oportunidade para desfrutar desta competição em primeira mão.

Este ano, contudo, vamos mudar o foco para outras áreas. Vamos continuar a explorar formas alternativas para que a UEFA e a Konami continuem a trabalhar em conjunto, uma vez que a nossa relação continua forte.

[ATUALIZAÇÃO 2]

Finalmente o gerente global da Konami, Sr. Adam Bhatti, se posicionou sobre o assunto, em sua conta pessoal do Twitter.

Leia também  Atualização semanal (09/04): Volta do Agente UEFA, e; É OFICIAL: Aberta a temporada dos fatos fictícios!

Na mensagem, Adam fala que:

Sempre parte de um plano. No futebol, as vezes você tem que passar para trás, para seguir em frente. O futuro é incrivelmente emocionante, não demorará muito para você entender o que quero dizer.

Enfim galera, sei que nós fãs, sempre tendemos a levar para o lado da emoção. Mas acho que temos que ter muita calma nessa hora, e esperar quais serão os planos da Konami a partir de agora.

Mas como falei, óbvio que quero ouvir a opinião de todos vocês.

E quem ainda não viu, confere nosso último vídeo no YouTube, onde resolvi investir 380 mil GP, na tentativa de tirar os melhores jogadores do atual empresário (Ligue 1). Não esqueça de nos seguir nas redes sociais (Twitter e Facebook).

Gostou? Deixe seu Like e compartilhe nas redes sociais!