Konami liberará versão gratuita de PES 2018 (PES 2018 Lite)

Você pode gostar...

  • Matheus Andrade

    tem como colocar option file nesta versão??

  • Fabio Stafussa Ortiz

    eu vendi o meu jogo full pq o on line simplesmente estava ridiculo..nao dava pra jogar… vendi semana passada.. tb acho sacanagem com quem comprou o jogo full, porem, a konami esta se lixando para o que achamos.. ela quer lucrar.. na mentalidade dela, quem tinha que comprar o jogo full, ja comprou… ai ela libera o my club que da a opcao do novato viciar e acabar gastando uma grana no jogo, grana essa que ate entao nao entraria caso ela resolvesse nao liberar essa versao lite. isso sem contar que ha jogadores descontentes com o fifa e assim como eu, com esta versao, pode abandonar a concorrencia. e uma estrategia que de inicio, pode ate dar certo, mas a longo prazo, acaba deixando os amantes do jogo desanimados, onde muitos, ate ficam esperando a versao gratuita ser liberada, deixando de comprar o full. como deixei de ser jogador comprometido, serei obrigado a baixar essa versaozinha pra tirar um barato de vez em qdo… fazer o que… kk

  • Rodrigo Beck

    Todos os anos eu compro PES quase na pré venda, mas esse ano por falta de grana eu resolvi esperar o natal. Pra minha surpresa essa versão gratuita veio antes do esperado. Entendo a revolta de quem pagou no primeiro mês, mas baixei essa versão lite e não recebi as recompensas que eu receberia na pré venda como Bolt, Agentes, GP e bônus por ter jogado versão anterior. Acho que ficou justo, já que quando vier os campeonatos on line os que compraram antes já vão ter um time TOP. .

    • Diego Acuna

      Poisé, além do que a Konami está dando uma miséria de GP neste ano. Não tem mais os desafios contra o computador que dava pra farmar GP.

      Baixei o jogo, consegui alguns giros na roleta e saíram poucos jogadores bons (Daniel Alves, De Gea, Trapp e mais um goleiro). Resumindo estou com uma coleção de volantes bola prata e sem centroavantes =/

      Ainda bem que não comprei o jogo, pq infelizmente me vejo “sem objetivo” no jogo, se for jogar o modo divisões hoje vou só tomar paulada.

      E como tá difícil farmar GP e conseguir bons jogadores vou jogando devagarinho.

      • Rodrigo Beck

        O negócio é se virar com o que se têm e juntar GP pra empresários melhores ou agentes 5 estrelas para combinação. Boa sorte!!

  • Danilo Jardim

    Realmente é lamentável…
    Isso é uma prática um tanto canibalista e ao mesmo tempo infiel aos seus clientes.
    Fazer versão free antes do lançamento, é normal e até aceitável para gerar uma vibe positiva de marketing na cabeça dos clientes… agora fazer isso após 2/3 meses do lançamento e falta de respeito aos seus consumidores.
    Ninguém é contra uma versão free, mas já imaginou se todas as empresas começassem com esse tipo de prática.
    Imagina uma companhia área fazendo promoção de 80% nas passagens no dia da viagem, eu disse no dia da viagem.
    Como ficam as pessoas que se programaram ou se planejaram para ter o determinado produto… e após seu lançamento o mesmo ficar gratuito!!!
    Será que deve ser por causa das vendas das moedas??? Se sim, pode até ser uma estratégia, perigosa mas não deixa de ser… porém a fidelização vai cada vez mais diminuindo e abrindo espaço para concorrentes.
    Como disse antes, realmente Cícero… é lamentável!!!
    Além de tudo temos que aceitar rod os problemas que o jogo ainda apresenta.
    Abs,

  • Daylon C.

    Hahahaha, se fu*** quem pagou! Vocês são trouxas para essas empresas hein… Nunca que eu compro jogo no lançamento…

  • Galera que joga no XBOX 360, infelizmente, esta versão não estará disponível para download.

  • Diego Acuna

    Aeeeeeeee Cícero, eu sabia que este dia iria chegar…rs

    Estava até cogitando de comprar a versão mais simples, mas desisti.

    Quanto a sua indignação até entendo, mas é sabido que isso iria acontecer já que há 2 anos a Konami toma esta atitude. Até pq já está sendo cogitada a ideia do jogo não ser mais lançado anualmente.

    Hoje as produtoras estão focando mais nas micro transações do que somente na venda dos jogos.

    E só para informar, pelo site aqui do Xbox ainda não achei para baixar, chegando em casa confirmo.

    Valeu

    • Fala Diego.

      Nunca duvidei que será liberada a versão Free. E como já falei, não vejo problema nisso.

      Minha indignação é, Liberar AGORA!

      Aí sim, é sacanagem!

      Mas como também já falei, minha brincadeira é com a Konami, vocês usuários não tem nada a ver com isso, e tem mais que baixar.

      Depois confirma aí no Xbox.

  • Uchiha Eduardo

    Para quem já baixou, me respondam uma coisa por favor, quais times estão presentes no modo amigável offline?

    • Os mesmos da demo: Inter, Liverpool, Barcelona, Borussia, Arsenal, Colo colo, Boca Júnior, River Plate, Corinthians, Flamengo, Argentina, Brasil e Alemanha.

  • Nilson Luiz Ferreira

    Cícero, sabe quando estará disponível para o Xbox One?

    • Já era pra tá disponível, brother. Tentou procurar pelo termo “Lite”?

      • Nilson Luiz Ferreira

        Procurei mas deixaram escondido! Se a galera procurar assim não vão encontrar, achei após ver um tutorial de um cara no YouTube que descobriu como baixar :

        https://youtu.be/IcdO8IBQ_-k

  • GAMER_FOX

    Eita Cícero perfeito seu texto. Logo a Konami libera a versão free um dia depois do lançamento kkk Comprei mídia física mas sabia que iriam liberar a versão free do my cliub só não esperava tão cedo assim. Farmei no passado e farmo hj GPs, nunca comprei uma moeda do myclub mas acredito que muitos compram pois a Konami não seria tão estúpida de dar de graça os modos mais jogados do PES. tão cedo. Mas que é uma sacanagem isto é.

  • Luís Fernando Ferrari Danna

    Bom dia Cícero, mais uma vez, parabéns pelo trabalho.
    Ano passado estava mais ativo e como relatei, não comprei o PES 2018, por vários motivos, incluindo os derrubadores. Serei um beneficiado da versão free, mas ao contrário de anos anteriores, não serei dedicados como temporadas passadas por prioridades que tracei. Fica a dica, vamos planejar ações eficazes de protestos ou boicote. Um abraço!

  • Andrey Kavalciuk

    Parabéns konami pela iniciativa o jogo é apenas para modos my club praticamente…nesse modo a empresa tbm pode lucrar com as micro transações…essa crítica vem de quem esta bravinho por ter comprado o jogo…eu comprei tbm e não vejo problema algum.

    • Rafael f

      mas 2 meses após o lançamento ta errado mano, se fosse lá por março ok… acho que aumentar a playerbase é benéfico, mas dar de graça algo que custou 200 reais a dois meses atrás eu achei falta de noção da konami, apenas pelo tempo mesmo, deixassem pra mais adiante beleza, mas enfim… só uma opinião ai, abraço brow

      • Marco

        Acho que a Konami está sendo esperta (não anunciou, no lançamento do PES pago, que teria a versão gratuita) e, quem esperou pela versão gratuita, também foi esperto…
        Os mais ingênuos, compram o game até em pré-lançamento, kkkk

        Desculpe meus caros… mas o mundo ainda é dos espertos…

        • Rafael f

          Não só os mais ingênuos, mas os mais viciados tb kkkkkkk… PES sempre pego no lançamento se não fico doente da cabeça… triste realidade

        • Fabio Stafussa Ortiz

          vendi o meu semana passada… rsrsrs… e nem sabia dessa versao lite. bora baixar… kkk

  • Rodrigo Jaboinski

    fala Cicero, parabens como sempre pelo ótimo conteúdo….

    Eu também sempre procurei intender essa política de “divulgação” da konami. Eu mesmo ano passado por volta de março, vendi minha midia física para um amigo e baixei a trial, assim tive uma “economia” para comprar o 2018.

    Mas com 2 meses meu amigo, sendo que nesse 2 meses sofremos bastante com empresários ruins, com esse problemas do cursor, com períodos sem novidade alguma, sem legends, sem quase “nada”???

    Resumo, quem baixar agora o modo free, vai entrar com um jogo já “arrumado”, com a maioria dos bonus que nós ganhamos pagando 230,00 e ainda em um período que o jogo receberá inúmeras novidades, isso sem gastar 1 centavo

    Assim como você meu amigo Cícero, tenho dificuldade para entender o que a konami pensa de seus consumidores fiéis. E algo que sempre falei, o problema de PES se chama KONAMI, que é no mínimo negligente e possivelmente muito incompetente e indiferente.
    abraço

    • Marco

      O que a Konami pensa dos seus consumidores fiéis?
      Sabe aquela menina bonitinha, que todos os meninos ficam correndo atrás e ela não dá bola para ninguém? Ela é a Konami, e os meninos, são vcs que compram o jogo no lançamento…

      Depois de um tempo, essa menina vai “dar” para o playboyzão que nunca deu bola para ela mas é filhinho de papai e tem um carro importado… Os “playboyzão” são a galera que esperou pelo PES Lite…

  • Genildo Junior

    Eu já “esperava” pela versão free, e como ainda estava me divertindo com o 2017,nem estava me esquentando. Pra mim foi ótimo

    • Fernando Cesar Skroski

      Ja aparece pra vc baixar a versão?

  • Fernando Cesar Skroski

    Aqui no PS3 não aparece a versão lite

  • gubhz

    Simplesmente não comprarei mais o jogo (que neste ano peguei na pré venda). Parabéns Konami.

    • A-Tiago Lucas

      Será verdade mesmo? Pesquisei aqui não apareceu nada. Comprei o jogo semana passada nem chegou ainda, palhaçada isso.

      • gubhz

        Sim, é verdade. Inclusive na Steam já está disponível. Logo aparece na PSN…

      • Marco

        Não dá para vc cancelar a compra?

        • A-Tiago Lucas

          Até poderia ter cancelado mas esse Free não dá direito a nenhum bônus. Então preferi a mídia física.

    • Helder Encarnacao

      Somos dois

  • Alex D Pegasus

    Cícero você tem equipe de de jogo a minha psn é Alex_D_Pegasus,quem quiser jogar é só me procurar

  • Alex D Pegasus

    Então, já estão forçando testes,a EA anunciou esta semana que ñ irá fazer mas plataformas novas de jogo somente atualização.

  • Alex D Pegasus

    É só prestar atenção,pois eu acredito que nos próximos 5 anos no máximo,ñ haverá mas,mídias física,e sim pacotes de dados,vcs pagam barato no jogo e atualização seram pagas,tipo isto

  • Fernando Erthal

    E por isso q essa semana teve gp em dobro no coop , com a chegada do myclub free,podem apostar q agora vai ser muito difícil juntar gp . Juntei 320 mil gp, estava com 20 mil, nada mal kkk .1050 moedas myclub custa 30,90 reais ! Da 4 giro no empresário ,quem paga 30 reais pra 4 giro kkk

  • AlexMaranata

    Konami mercenaria!!!

  • DONI

    Sempre sensato e coerente, quando vi o titulo ja imaginei as críticas, baita sacangem isso, 2 meses apenas, nem tivemos um bom empresario até agora,agora com essa versão com certeza vai chover de Legends, tudo visando myclub coins, e,esta mais que na cara que a Konami ta pouco se importando com as vendas em si ,mas somente com as micro transações, tava demorando Konami.

    • Como estávamos conversando aqui no post, se a Konami estivesse simplesmente preocupada com a divulgação do game, daria para esperar Novembro (black friday) e Nata, para arrecadar com as vendas, em si. E só depois lançar a versão Free, pra aí sim, dar a chance para outros jogarem.

      Mas fazer isso agora, só dois meses depois lançamento, me deixa a nítida impressão de que o interesse é apenas nas vendas de moedas myclub.

      • Marco

        Que é o que realmente dá lucro para ela… A comparação de quantitativo de vendas do PES 2018 com seu concorrente direto é vergonhosa para a Konami… Melhor distribuir o PES de graça e focar nas microtransações mesmo…

  • Pedro Baião

    Olá a todos , saudações de Portugal !Como muitos de nós jogo este jogo desde os tempos do ISS, e sinto a mesma tristeza , indignação que todos, ainda agora li na conta do Twitter do PES UK que todos os top ranking até ao 100 vão receber o Spice Boy ( D.Beckham) de borla!! Mas há uma coisa que me tá a deixar confuso, nenhum dos TOP streamers que divulgam o PES aqui na Europa se pronunciou sobre isto , o que me leva a pensar que amanhã a Konami nos irá surpreender com uma quantia bem gorda de GP pra nos tapar os olhos! Enfim vamos ver se eles nos tratam como meros números numa folha de EXCEL ou como clientes leais! Um abraço pessoal 👊

    • Também vi essa notícia, Pedro. Acho que teremos esse tipo de promoção, para todas as regiões.

      • Pedro Baião

        Promoção pra quem tá no TOP 100 , ainda por cima a maioria são laggcheaters já denunciados por muita gente e ainda são premiados! Parece que mundo tá ao contrário no Japão loool!

        • bem lembrado! Alguns desses caras, são cheaters.

        • Ninguem Mais

          Rapaz tem um tal de “Showzao”, que é puro cheat, no pes 2017 as duas vezes que joguei contra ele estrupei ele e ele derrubou a partida antes de terminar, e sobre o lançamento desta free, sem querer não posso reclamar, estava juntando o dinheiro pra comprar só por causa do Myclub que é o unico modo que jogo, nao precisei gastar!!

    • DONI

      Vai ganhar um empresario que tera o Beckham no meio,provavelmente com mais de 200 jogador es e com baixa chances de bola preta.

      • Pedro Baião

        Kkkkk , pior é que o Beckham vai ser uma tartaruga com passe e remate kkkkk

        • TheCal2016

          Mas pra posição dele, não precisa de muita velocidade. Acredito que a Konami vai dar uma bombada em seus stats normais. deverá ser Um “Kroos” melhorado.

    • Peddro Silva

      Lamentável ver tantos comentários contra a versão free. Deveríamos apoiar tal medida e sobretudo lutar para que o jogo fosse livre na versão full. League of legends é a maior franquia do mundo sendo livre.
      O que é absurdo é pagar 200 paus por anos num jogo de futebol, onde não há história, cenários, realismo em ambientes naturais, mecânica para o pesonagem nadar, voar, cair em abismos, escalar montanhas etc.
      Ano após ano fica cada vez mais difícil evoluir em futebol, parece que atingiu o ápice. Só muda as escalações, camisas, chuteiras e um estádio ou outro.
      Parece que estão criticando apenas pelo dinheiro gasto. Faz assim, ano que vem espera a versão free e seja feliz!

      Ps. É a primeira vez que vejo reclamarem de algo free. O mundo está doidão mesmo, sobretudo com algo supérfluo num país com 15 milhões de desempregados em plena crise econômica. É o fim!

      • Acho que você misturou tudo, brother. Creio que ninguém é contra esta ou qualquer outra versão, FREE, do PES ou seja do que for!

        O fato que é que muitos pagaram por um jogo, que após 2 meses de seu lançamento, tem 70% de seu conteúdo, liberado de forma gratuita. Se formos pras versões da antiga geração, isso é ainda pior, pois esses usuários já não têm os modos aleatório e CO-OP.

        Sem falar, que como eu mencionei no post, o crescimento abrupto de usuários, sem a menor estrutura pra isso, prejudicará ainda mais, aqueles que pagaram pelo jogo.

        Se for para produzir uma versão FREE TO PLAY, tem que ser dada a mesma condição para todos. Ou seja, desde o começo.

        Não existe LOL, pago no começo e depois sua versão FREE.

        A reivindicação principal está relacionada ao respeito ao consumidor. Que por sua vez, mantem o negócio lucrativo para empresa, e portanto, merece o mínimo de respeito.

        Ainda mais se usarmos o mesmo argumento citado por você (15 milhões de desempregados). É justamente por conta desse contexto social/econômico, que deveríamos nos unir, e não aceitar esse tipo de conduta por parte de empresas.

      • Mfsferrer

        É justamente por existir pessoas ignorantes como você que temos um país com tanto desemprego, pessoas ignorantes como você não entendem uma crítica tão clara sobre uma atitude tão covarde, feita por uma empresa que deveria cativar que sustenta um jogo que foi sendo mutilado ao longo dos anos e só continua viva por causa dessa galera que compra todo ano pagando mais de 200 reais, então quando não temos o que falar é melhor ficar quieto.

      • Genildo Junior

        Falou tudo brother!

      • litlemantis

        Falou tudo. Ótimo comentário.

  • Bruno

    Lamentável essa “kunami”.

  • Loeny Clauvend

    Se eu soubesse disso não teria pago 229,90 nessa bosta, teria pego de graça amanha, pois o unico modo que jogo é justamente esse, já sabendo disso ano que vme nem compro mais, vou aguardar a versão free sacanagem..

    • Hélder CordFly

      Somos 2

    • Andre xbox one

      Somos 2

    • Marco

      Mas tu é muito inocente cara… Ela já fez isso nas versões anteriores… Não compensa nem baixar PES pirata mais… A própria Konami já dá ele de graça…

      • Loeny Clauvend

        Nada, ano passado demorou mais, esse ano foi bem mais rapido

  • Fernando Erthal

    Cicero e galera do fórum ,a última vez q olhei o preço das moedas myclub ,parecia um preço alto,não valia a pena comprar.. Poderia fazer um post sobre isso,ver se a galera compra moedas ,daria uma boa discussão agora com a versão free saindo

    • a questão é que creio que a maioria que compra moeda, não costuma divulgar que compra. Então, tenho dúvidas se teremos essa adesão.

      • Andre Nagai

        Eita, o pessoal tem vergonha de falar que compra moeda? Por que?

        Aqui 100 moedas custam ¥108, equivalente a +- R$3.

        A cada 3 meses, eu preciso renovar minha conta na PSN. Custa ¥1300. Costumo usar um cartão de ¥3000 que compro em lojas de conveniência e uso o restante para comprar moedas.

        Não acho que compensa usar para girar roleta, mas como normalmente não tenho tempo de farmar gp, uso as moedas para manter o contrato do time e consequentemente guardando gps.

  • Breno Lucas

    Nossa a Konami liberou bem cedo dessa vez o MyClub hein, ctz q ela ta faturando e muito com a venda das Moedas kkk, se soubesse q ela liberaria o Myclub apos 2 meses do lançamento do jogo n teria comprado na Pre Venda pq simplesmente so jogo MyClub no pes kkkk

    • Pois é, não sei qual a dificuldade da Konami entender que quem faz o jogo ser o que é, são aqueles que verdadeiramente jogam o game.

      Se ela partir para pensar apenas no seu faturamento, vai pagar um alto preço.

      • Breno Lucas

        Exatamente Cicero e te digo mais , vai looooooootar de Players o MyClub pq eu conheço uma galera ae q ta querendo pegar o PES por causa dos Legends e talz agr q vai estar FREE pqp pode ter ctz q os Players devem triplicar kkk, so qm se fodeu msm foi agnt , eu paguei 110 Temers no jogo mas ao menos ja Montei 3 contas com times fortes .

  • Andre Nagai

    Pois é. Mais uma vez, a Konami mostra que tem pouco ou nenhum medo de perder os compradores mais assíduos do jogo.

    Esse ano, já tinha aposentado meu time precocemente por razões externas, e sinto por aqueles que poderão ter sua diversão diminuída por decisões de marketing da Konami.

    Sempre que cito isso por aqui, sou respondido com alguns comentários mais fervorosos, mas mantenho minha opinião com relação ao ano passado. No meu entender, a Konami só vai olhar com mais respeito para seus consumidores de longa data, quando sentir um boicote massivo em relação à um lançamento. Uma pena, mas acredito que é assim que funcionará. Boa sorte aos que ficarem e continuarei acompanhando o desenrolar do jogo por aqui e pelo canal.

    • Não sei de outros, Andre, mas de minha parte você tem toda a liberdade e apoio para expressar o que desejar.

      Quanto a questão da Konami, é como você falou, mas ela que fica ligada. Não é porque gostamos demais do jogo, que vamos aceitar qualquer coisa. A diferença de quem gosta muito do jogo e de quem apenas gosta, é somente o nível de tolerância.

      O fato de gostarmos muito do jogo, não quer dizer que não temos um limite para a tolerância.

      • Adriano Sanches

        Sem dúvida, a questão é exatamente essa, até onde vai a nossa tolerância em aceitar esse tipo de procedimento por parte da Konami.

      • Andre Nagai

        Obrigado pela oportunidade de me expressar Cicero.

        Eu acredito que em algum momento, vai haver um “boicote” natural. A chance de jogadores assíduos esperarem o modo free sair, caso a Konami continue com essa política, tende a aumentar.

        Tenho uma teoria do por quê essa versão sair em datas aparentemente aleatórias.

        Mais uma vez, apoiado naquela idéia de que a Konami possui um banco de dados dos consumidores, imagino que eles já tenham batido a “cota” do que projetaram para o PES 2018. Em outras palavras, todos aqueles que eles já esperavam que comprassem o jogo, baseado no consumo passado, já o fizeram, deixando apenas o mercado latente. Soltar a versão free, serve para sentir o potencial de venda para o 2019.

        • não duvidaria dessa teoria.

          Mas mesmo assim, esperar novembro (Black Friday) e Dezembro (Natal), é no mínimo coerente. Pois ela pode ter o banco de dados daqueles que já jogaram, mas não daqueles que poderiam adquirir o jogo.

          E na minha opinião, a melhor forma de atrair novos usuários, é fazendo um bom jogo para aqueles que já estão jogando. E como já falamos, se quer deixar os caras testarem, solta um versão bem limitada.

          • Andre Nagai

            Eu concordo com você e acho que a Konami se precipitou com o lançamento free, deixando de ganhar dinheiro nesse fim de ano.

            O problema, é que depois de 15 anos morando aqui, eu já desisti de tentar entender o que passa na cabeça desses japoneses. Tem hora que eu tenho a nítida impressão que eles não se importam com qualquer mercado que não seja o daqui, mesmo sabendo que tem um mundo de gente que consome seus produtos.

            Sei lá, é um povo meio esquisito mesmo.

          • é complicado mesmo!

      • Jeff

        200 reais em um jogo que veio com um grave erro na troca de cursor, deixando o jogo muito frustante. E agora isso, libera a correção e o jogo free ao mesmo tempo, sorte de quem esperou, EU LARGUEI A KONAMI DE MÃO MEUS 200 REAIS NUNCA MAIS.

      • Marco

        Mas brasileiro, normalmente, é um povo que “aceita tudo”… Tem a síndrome de vira-lata… Só ver nossa política para entender o que estou dizendo…

        Acho que a Konami já percebeu que brasileiro aceita qualquer coisa… Não deve se esforçar para melhorar muito o jogo e nem está preocupada com as vendas… Ou alguém acha que PES 2018 vai vender alguma coisa depois do lançamento da versão grátis?

        A única vantagem da versão paga é a Master League, que já deixou de ser o principal modo de jogo do PES há muitos anos, e só é jogada hj em dia pelos mais nostálgicos (os velhos da geração PS2)… No mais, para jogar um modo desse, melhor partir para o concorrente, que tem um Modo Carreira anos-luz melhor…

  • Fernando Erthal

    E inexplicável isso. O jogo esta vendendo bem,e ja esta chegando natal ,onde nessa época o jogo vende muito.. Qual a lógica dar o jogo de graça agora ? Se fosse em janeiro eu ate concordava. E mais esse pessoal que vai pegar o jogo grátis ,eu duvido que eles gastem 1 centavo com moedas myclub ! Olhando pro mercado natal etc e inexplicável tal ação da konami

    • Ainda tem essa questão, Fernando. Realmente, eles poderiam liberar em Janeiro.

      Quanto a questão da galera não gastar moedas, por ter o jogo FREE, eu já tenho dúvidas viu!

      Hoje em dia é muito comum jogos FREE TO PLAY. Um dos jogos que hoje em dia tem uma legião de seguidores (League Of Legend) é adquirido gratuitamente. Em compensação o que arrecada de grana, não é brincadeira!

      • Fernando Erthal

        Sempre tem uma galera que compra moedas , mas acho q metade do pessoal q pega a versão gratis sao os porra locas , fifeiros,jogador q so joga jogo grátis ,jogador casual , no 17 no myclub tinha jogo q eu marcava 1 gol aos 20 do 1t e o cidadão puxava o cabo kkk por outro lado conheço pessoas q so jogava a versão free do 2017,e esse ano comprou o pes 2018

    • Breno Lucas

      Pode acreditar q ela ganha Fernando e muito com MOEDAS, vc acha q ela dificultou o FARM do GP pq? Hoje ainda é possível farma mas é beeeem mais complicado q no PES anterior e so qm consegue farm é a Galera q tem Tempo, tem uma parte bem grande d players q qnd chega uma campanha BOA tipo dos LEGENDS abre a carteira e compra moedas pra kct kkk.

    • Marco

      Não sei de onde vc tirou que o jogo está vendendo bem…
      Provavelmente, a Konami já percebeu a queda na vendas depois do “boom” inicial e liberou a versão gratuita, pelo simples fato que, à partir de agora, as vendas de PES 2018 vão cair no limbo…

  • Hélder CordFly

    Bom dia Cicero e demais! Texto muito bom! A medida que eu lia, mais eu sentia a sua revolta ( e passava a sentir tb rsrs ), mas voltando o olhar só para os novos usuários, acredito que isso será bom, pois estou cansado de tentar jogar online e demorar um tempão para aparecer um adversário. Em 2016 eu não conhecia o MyClub, e foi através do modo Free que eu tive a oportunidade de conhecer o que considero o melhor jogo da atualidade; contudo, porém, entretanto, todavia; a Konami deve restringir Sim as vantagens nesse modo, pois se lembro-me bem, em 2016 quando comecei o MyClub, em menos de 3 meses já tinha o time todo bola preta e Top. Ae é covardia né. Enfim, a Konami ainda vai dar muita bola fora!

    • pois é Hélder, como dei a entender no post, o problema não é em soltar uma versão lite. E sim, soltar uma versão lite, onde os principais modos de jogo, estejam disponíveis, integralmente.

      E se fosse pra ter esses modos de jogo, era pra existir algum tipo de nível máximo de evolução ou algum prazo determinado. Se a intensão é divulgar, isso já seria suficiente.

      O que não pode, é fazer do jeito que está sendo feito. Isso é um desrespeito não só com o jogador de PES, como também ao consumidor, que tem o jogo, e independentemente de continuar jogando, pagou por ele.

      Quanto a facilidade de encontrar mais facilmente, novos usuários, não sei até que ponto isso é vantagem. Ccaso a conexão venha pesada, em função de servidores congestionados.

      • Hélder CordFly

        É verdade, sinto a mesma indignacao. A Konami se realmente liberar sem restrições, deveria nos compensar com no minimo 50% na compra do próximo Pes.

  • Adriano Sanches

    Belo texto Cícero, mais isso é bastante comum nas empresas, fazendo uma analogia, as empresas de telefonia tem o mesmo procedimento para com os consumidores novos, aqueles que entram pagam bem menos que o cliente que já tem anos consumindo o mesmo produto e o mesmo plano. Citei apenas um exemplo de vários existente mundo a fora. Resumindo, as empresas preferem investir para atrair mais clientes do que investir na manutenção daqueles que já estão há muito tempo.

    • Entendo Adriano.

      Mas como você falou, “pagam menos”. Não é de graça!

      E pelo que eu sei, caso você não tenha aderido a um plano de fidelidade, caso a empresa apresente um novo plano, com novas vantagens, usuários antigos têm o direito de equivalência.

      Mas entendi o que você quis dizer. E como falei no post, o problema não é liberar uma versão lite, mas sim, fazer da forma como vem sendo feito.

      • Adriano Sanches

        Quanto a equivalência não sei, mas a sensação de descaso com o cliente é a mesma, pelo menos eu me sinto assim, pagando menos ou sendo de graça, imagine você adquirir um plano em um mês e depois de 3, 4 meses o mesmo plano que você adquiriu está R$ 30,00 R$ 40,00 mais barato para clientes novos, sendo que você não pode fazer a migração, e isso sem fidelidade. Desta forma minha indignação é o tratamento diferenciado para com os clientes antigos, onde os mesmos não tem os mesmos benefícios que os novos.

        • sim, entendo perfeitamente essa questão do sentimento.