Konami liberará versão gratuita de PES 2018 (PES 2018 Lite)

A Konami acaba de anunciar, que a partir de amanhã todos poderão baixar uma versão do PES 2018, gratuitamente (PES 2018 Lite).

Mesmo com o monte de coisas prometido para o dia de amanhã (16/11). Dia em que teremos a liberação do patch 2.0, como também a DLC 2.0, provavelmente disponíveis a partir das 0 h. Sem falar na estreia do Beckham na atualização semanal.

A empresa resolveu, a pouco mais de 2 meses após o lançamento, liberar uma versão FREE do game.

Já se sabe que sim, teremos o modo myClub, PES LEAGUE, além do modo treinamento e o modo de partida de Exibição. Essa nova versão estará disponível para para todas as plataformas.

Lembrando que essa é a terceira vez que a Konami adota essa política de liberação de uma versão FREE, anos anteriores as versões do PES 2017 Trial Edition e a do PES 2016 Free To Play, já haviam sido liberadas.

E vou falar pra vocês, como ainda não joguei, não dá pra afirmar com 100% de que os modos virão completos. Mas tudo indica que isso ocorrerá.

Portanto, só tenho uma coisa a dizer, baita sacanagem por parte da Konami!

Nos últimos dois anos, procurei não me pronunciar muito sobre o assunto, e até entendia, no início, o lado da empresa em querer divulgar o game, principalmente para aqueles que carregam “a mística” de que PES é um jogo Arcade.

Em função disso, preferi esperar o desfecho da situação, para entender melhor qual o posicionamento da Konami, quanto a tal questão.

E nessa não tem a menor condições de defender a atitude da Konami.

Sempre procurei deixar bem claro, que não tenho absolutamente nenhuma ligação com a empresa. Ela só, coincidentemente, é a empresa que faz o jogo que amo jogar, ponto final!

E apesar de ter um blog, canal, Facebook, Twitter, que tratam de assuntos relacionados ao game que ela produz. Acima de tudo sou consumidor, e como tal, jamais poderia concordar com esse tipo de ação.

Muito pelo contrário, o sentimento que me preenche nesse momento, é um misto de revolta/descaso. Não importa se amanhã o jogo fique melhor ainda, com as correções advindas das atualizações. Em nada isso mudará meu sentimento, onde de alguma forma, por algum momento, fui desrespeitado como consumidor.

Mas o fato é que teremos pago um valor do game, apenas para termos 2 meses de antecedência do jogo.

“Ah Cícero, você diz isso porque pode comprar o jogo. E quem não pode?”.

E nem adianta vir com essa conversa, pois essa desculpa esfarrapada, não cola mesmo!

Quer dizer que o cara tem dinheiro pra comprar um console e não tem dinheiro pra comprar o jogo?

Quer dizer que o cara gosta de jogar PES, e não consegue economizar aqui ou ali, pra comprar o jogo que gosta?

Tá bom, entendi!

“Ah Cícero, mas não é o jogo completo!”

Pois é, são só apenas os dois dos principais modos de jogo. Sendo o myClub, “O PRINCIPAL MODO DE JOGO!”.

E tem mais, tudo indica que o cidadão inclusive, poderá jogar o modo CO-OP, quando esse for uma condição dentro da PES LEAGUE ou myCLub.

Falo isso pois as informações na descrição do game, que já se encontra disponível na PSN da Nova Zelândia. Indica que só será possível jogar com 1 usuário, porém, Online esse número pode variar de 2-6 usuários. Ou seja, até 3×3 no CO-OP.

PES FORUM psn-nz-pes-2018-lite

Não adianta vir dizer que tem a Master Liga, Rumo ao estrelato e as divisões tradicionais.

Pois mais uma vez repito, do jeito que a Konami não investiu nesses outros modos de jogo (ML e RE) myClub e PES LEAGUE, são os dois modos de jogo mais praticados no game.

E se você joga na antiga geração (PS3 e 360) a coisa é pior ainda. Pois nessas plataformas a versão Lite é ainda mais parecida com o jogo FULL, pois não existe para estes consoles, os modos aleatório e CO-OP.

Como disse, eu mesmo cheguei a meio que defender esse tipo de ação, no primeiro ano, quando imagina que essa era uma forma de divulgar a franquia.

Mas a partir do momento que isso passa a fazer parte do cronograma da Konami. Não tem como não achar, ABSURDO!

Sem falar que teremos outros agravantes. Na verdade são dois, mas dentro de um mesmo contexto.

– Pessoas que jogam modo/games FREE, geralmente não têm compromisso algum. Seja porque estão começando agora e não têm nada a perder. Ou seja, pelo fato de jogarem aquele game, esporadicamente.

Então nem preciso lembra-los que para esse tipo de pessoa, puxar o cabo é o de menos, não é?

– Segundo, que a Konami não consegue arrumar o Online pra quem já está no game e já pagou. E ainda vai entupi o online de novos usuários, que como falei, muitas vezes não têm compromisso algum. Tudo isso sem pagar um único centavo!

Enfim, achei que hoje seria um dia contente, onde ficaria na expectativa de novas informações sobre as atualizações de amanhã. Mas infelizmente, como fica claro em minhas palavras, isso me deixou extremamente chateado.

Lembrando que minhas críticas são voltadas, exclusivamente a Konami. Os usuários que vão ter a oportunidade de baixar essa versão, em nada tem culpa e têm é mais que baixar mesmo.

Você pode gostar...