[Atualizado] Afinal o que realmente determina o Espírito de Equipe máximo (99), no myClub?

 
Olá galera!
 
Antes de tudo gostaria de pedir desculpas, pois o post ficou muito extenso. Mas realmente considero esse um dos posts mais completos que já fiz. Tentei colocar muitos exemplos e portanto não consegui fazer algo mais enxuto. Mas acho que quem gosta do assunto, vai gostar das inúmeras informações que apresento ao longo do texto. 
 
Pois é, depois de uns 4 meses jogando myClub, praticamente todos os dias. Acho que posso concluir algo, sobre o que de fato defini o tão almejado Espírito de Equipe (EE).  E nesse post tentarei mostrar pra vocês o porquê disso.
 
Então galera, quem acompanha o blog, sabe que passei por alguns problemas com minha net, fora os problemas de servidor, que vira e mexe, voltam a atazanar. Em função disso, minha situação no myClub, começou a ficar feia (cheguei a cair pra 8ª divisão).
 
Todos sabem do prejuízo que é, perder um jogo por desconexão, pois além dos pontos perdido, todo seu time sofre uma perda de resistência, sem falar nos contratos vencidos que você não tem dinheiro pra pagar, pois não jogou. Enfim, a bronca é grande!
 
“Mas o que isso tem a ver com o EE?”
 
Vamos lá! Pois foi justamente essa situação de perrengue, que me fez apelar pra os jogadores que jogava, quando meu time começou a ter “cara de time”. Esses jogadores, apresentavam um custo benefício muito interessante (pois cada contrato fica por volta de 1000 a 1500 GP) e sem comprometer o desempenho da equipe. Sem falar, que terminei criando um apego…kkkk…com esses jogadores e particularmente, não foi nenhum trauma, ter que voltar a jogar com eles.
 
Então, tudo começou a ficar muito mais claro pra mim. Pois esses jogadores sempre apresentavam uma melhor adaptação a equipe, pois apresentavam uma melhor relação ao EE de equipe. Então foi só eu ir ajustando as peças, e quando me dei conta:
 
 
BINGO! ESPÍRITO DE EQUIPE 99
 
Sim senhores, pra quem duvidava é possível sim, atingir os 99!
 
 
Com isso, destravei o último item que faltava (Grande espírito de equipe) pra completar os 15 itens do índice de conclusão do myClub.
 
E pra minha surpresa, tal conquista destravou umas 400 moedas. Apesar de na imagem abaixo, só mostrar 50 moedas pela conquista, apareceram mais umas 3 recompensas, por números de jogos disputados.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A partir daí, pude confirmar algumas teorias, seja que elas realmente procedem ou não.
 
 
Por exemplo. Observando a imagem do time, onde temos os clubes de cada jogador, podemos descartar a teoria de que é preciso que os jogadores devam ser de times iguais ou do mesmo campeonato ou nacionalidade, para atingirem o espírito de equipe máximo.  Pois como podem observar, com exceção do goleiro e o volante (ambos portugueses), não existe nenhum jogador de nacionalidade repetida.
 
E quanto aos clubes, todos jogadores são de clubes distintos. Já para os times pertencentes ao mesmo campeonato, também temos uma grande diversidade, onde de maneira geral, não acredito que esse aspecto seja determinante no EE máximo. 
 
MAS ATENÇÃO!
 
As observações estão sendo feitas em relação ao EE máximo. Ou seja, não acompanhei a evolução desse EE ao longo do tempo, com esses mesmos jogadores, pra ter a certeza que ele é dinâmico. Tipo, se esse grupo de jogador pode elevar um EE de 80 para 90, por exemplo.
 
Mas como falei, esse EE máximo pode ser atingindo SIM, independentemente dessas características citadas acima,  mas provavelmente esses fatores influenciam no tempo de obtenção.
 
Mas como todos já devem estar acostumados, não poderia ficar apenas com essa informação, que apesar de importante, não me satisfazia.
 
Pois queria saber o que de fato determinava o Espírito de Equipe. Ou seja, o que fez com que aqueles jogadores, em vez de outros, gerassem um EE de 99?
 
“Mas e aí Cicero, qual é o esquema, fala logo?”
 
Então, sem muita enrolação, segue abaixo o que acho, que definitivamente, interfere no Espírito de Equipe do myClub.
 
 
Obediência tática ao técnico!
 
Como é que eu sei disso?
 
Como falei, fui atrás das coisas em comum àqueles jogadores onde o EE chegou a 99. E depois de muito quebrar a cabeça, pois nada parecia estar em comum.
 
Descadastrei todos jogadores do banco e substitutos, deixando apenas os jogadores que estavam escalados. E fui lá nos membros do myClub e percebi que todos esses jogadores escalados, estão entre os jogadores que possuem obediência tática igual a 99.
 
Verifiquem os dois prints abaixo e observem que todos jogadores escalados (os que estão destacados de azul) apresentam Obediência tática 99. Lembrando que esses são os mesmos jogadores do time que coloque nas 3 primeiras imagens, onde o Barry e o Noble não fazem parte (eles estão apresentados, pelo fato do cursor está em cima dos seus nomes).
 
 

 

 
 
 
Mas sabendo que temos leitores inteligentes e da mesma forma que eu, que não me contento com a primeira informação que me passam, e procuro verificar se realmente aquilo procede. Não parei por aí, pois sei que alguém poderia dizer: 
 
“Ah Cicero, isso pode ter sido coincidência!”. Pois é, mesmo achando que seria coincidência demais, pois seriam 11 jogadores, fui atrás de uma comprovação maior, pois realmente poderia ser coincidência. 
 
Então, para confirmar se minha teoria estava correta, era só eu pegar qualquer jogador com “Obediência tática” 99, que o EE de equipe aumentaria até 99? Se observarem nos dois prints acima, verão que existem outros jogadores com 99 de obediência tática.
 
Então foi isso que eu fiz! E não mudei apenas alguns jogadores, com esses outros jogadores, alterei 6 dos 11 jogadores do time inicial.
 
E o resultado? O Espírito de Equipe permaneceu em 99, confirmando minha teoria.
 
Lembrando que alterei por jogadores que também possuíam obediência tática 99, e só não mudei todo o time, por não ter jogadores para todas as posições com esse índice de 99. Pois não é porque o jogador tem 99 de obediência tática, que vai se encaixar em qualquer posição.
 
Óbvio que a regra de colocar cada jogador, na sua melhor função prevalece, pois não adianta nada melhorar o EE e colocar um volante com atacante.
 
No momento em que tirei o print, vários jogadores estavam com contratos vencidos. Mas da mesma forma que o time inicial, nesse também, praticamente não existem coincidências entre nacionalidade, equipes ou campeonatos. Comprovando mais uma vez, que o EE máximo, não depende desses fatores. 
 
 

 

 

 
 
“Mas Cicero, lembro-me que você falou e mostrou em outro post, que o número de jogos também influencia no EE?”
 
Mas realmente influencia! Mas essa influência se dá provavelmente no tempo para se elevar o EE, assim como os outros itens que citei (nacionalidade, equipe e campeonato). Quem já não percebeu, que o mesmo jogador, na mesma posição, tem sua área cada vez mais avermelhada, com o passar do tempo.
 
Porém, como mostrei aqui, eles devem demorar um tempo muito maior, quando utilizamos jogadores com baixa obediência tática. Pra exemplificar que a obediência tática prevalece sobre o número de jogo, vejam o exemplo abaixo:
 
Observem que substitui o lateral esquerdo inicial, pelo o lateral MENA, que também tem obediência tática 99, entretanto o EE não foi modificado, ficando em 99. Na imagem mais abaixo, observem quantos jogos o MENA tem. Isso, apenas 16 jogos. Demonstrando que esse jogador já tem como característica, esse índice alto e isso influencia diretamente no EE. 
 
 

 

 
 
 
Agora vejam o mesmo exemplo, com o experiente Robben, que tem mais de 200 jogos, porém possui uma obediência
tática de 94. Ao substituir o Naismith, Robben faz o EE de equipe cair 1 ponto. 
 
Ou seja, o grande número de jogos do craque holandês, não foi suficiente pra elevar o EE ao máximo. 
 
 
 

 

 

 
 
[Atualizado]

A Obediência tática ao técnico é sim, dinâmica!
 
Foi só ficar de olho no Robben, e após 2 jogos, olhem o que aconteceu.
 

 

 

Aumento de 6 pontos de obediência tática, em 2 jogos, nada mal não acham? Acho que a palestra com a psicóloga deu resultado….kkkk.

Ok, realmente a obediência tática é determinante no EE máximo. Mas aí surgiu outra dúvida: Será que os jogadores que possuem 99 de obediência tática com um determinado técnico, vai permanecer com esse valor, com outro técnico. A resposta é NÃO!
 
Como tenho 3 técnicos, além do meu principal técnico, onde possuo 24 jogadores com obediência tática de 99. Fiz mais duas formações, mantendo os mesmos jogadores para os outros dois técnicos. Vejam abaixo os resultados do índice de obediência tática dos jogadores escalados e de todos os outros. 
 
 

 

 
 
 
Ao mudar de técnico e consequentemente de formação, vimos que número de jogadores com obediência tática 99, caiu drasticamente. No primeiro exemplo tempos 14 jogadores com esse valor, já no segundo apenas 9 jogadores.
 
Porém, se compararmos com os 24 jogadores do primeiro técnico (escalação do início do post), observamos que alguns jogadores que não apresentavam obediência tática 99, passou a ter esse valor, quando trocamos de técnico.
 
Ou seja, a obediência tática muda SIM, em função do técnico que se use. Podendo essa diminuir ou aumentar.
 
É isso aí galera, sei que o post ficou longo, mas são muitas teorias pra serem confirmadas ou negadas. Mas fico feliz por perceber que estamos evoluindo e chegando no consenso cada vez mais claro, no que diz respeito ao funcionamento do myClub.
 
Isso demonstra que o myClub tem uma memória de jogo, e que esta deve ser entendida e considerada ao longo do tempo. Fico muito triste em ver pessoas, jogarem algumas partidas e resumir o modo, como algo que não preste. Simplesmente porque não veio o infeliz do Cristiano Ronaldo….kkkk.
 
Mas é claro que respeito a opinião desses, só acho que o modo de jogo da Konami é muito mais do que abrir pacotes de figurinha e montar um álbum, pra mostrar pros coleguinhas. 
 
 
Antes de terminar, gostaria de relatar algo!
 
 
Essa semana fiquei muito feliz por um fato inusitado. 
 
Andre Bronzoni (Gerente de Marketing da Konami) aqui no Brasil, curtiu nossa página no Facebook.
 
Todos sabem que desde o começo (diferentemente de outros blogs), sempre deixei claro que não temos nenhum tipo de parceria, muito menos, alguma fonte privilegiada de dentro ou próximo a Konami. Porém fiquei muito feliz, que alguém que realmente representa a empresa aqui no Brasil, está prestando atenção em nosso trabalho.
 
Isso nos dar a impressão, que estamos no caminho certo e nos motiva a cada vez mais, para continuarmos com esse projeto.
 
Aproveito para pedir, que todos possam fazer o mesmo e curtir nossa página no Facebook. Pois isso ajudar muito na
visibilidade de nosso blog, como também na divulgação do game para mais pessoas.
 
E por último! Quem viu o evento promovido pela Konami, onde foi feita uma competição entre o alemão (Phayton) campeão mundial de PES 2013 (ao derrotar o brasileiro Allisson Black), contra a seleção japonesa de WE 2015? 
 
Pra quem não viu o vídeo, temos a seleção joponesa formada por 11 jogadores (com direito a técnico), contra o alemão, sozinho…kkkk. Foi muito show ver o alemão, perdido com tantos japoneses, atacando por todo lado…kkk. O evento Ao vivo, foi transmitido aqui no blog.
 
Vamos lá galera, deixem seus comentários, Concordam ou não com tudo o que foi falado?
 
Vocês já conseguiram esse nível? Seguiram a mesma linha de raciocínio ou não?