DLC 1.0 – Atualizou?

Olá galera.

Enfim chegamos a tão aguardada DLC 1 (Pacote de dados 1.0). Mas infelizmente o que era pra ser um post detalhando as possíveis melhorias, dará espaço a mais uma nota de insatisfação. No meio de inúmeras outras críticas, encontrada, em toda a comunidade.

Mas vamos do começo, pois o começo já começou errado! Sim, é muita redundância.

Isso serve também pra se fazer uma analogia, com o que a Konami tem sido nos últimos tempos. Pois nós, amantes de PES, vivemos de vários recomeços.

É tipo, agora vai! Ou, Hoje sim, hoje sim, hoje não (como diria o Cléber Machado).

O fato é que dentre esses inúmeros recomeços, a Konami parece se esforçar pra meter os pés entre as mãos. Diria até, caso pudéssemos medir a coordenação motora da empresa, que seria de alguém que tem membros fortes, se esforça pra andar, mas que ainda não conhece o caminho que está percorrendo.

Quem acompanha nosso Facebook, viu que ontem a noite postei que teríamos a liberação da DLC, logo após a manutenção, que começaria as 00:00 (Horário de Brasília). Pois foi isso, que foi passado a todos. Mas aí o download estava liberado a partir da meia-noite, mas até aí tudo bem, pois pelo menos foi liberado antes.

Mais tarde, assim que percebi que o download tinha sido liberado, fiz outra postagem no Facebook, dizendo que o arquivo que estava disponível, na verdade, tratava-se de um arquivo de atualização do jogo. Mas que ainda não era a DLC.

Já expliquei isso, mas só pra lembrar, teoricamente existem dois tipos de arquivos. O primeiro, atualiza a versão do game e o segundo, adiciona conteúdo.

Então, em nenhum momento se falou, que seria adicionado algo que atualiza-se a versão do game. Então quando vi no download (Versão 1.02), não foi difícil de imaginar que esse, não seria o download da DLC, mesmo estranhando o tamanho (pouco mais de 1 GB). Geralmente o arquivo que atualiza a versão do game, não passa de alguns MB.

E só quando fiz a instalação do arquivo, foi que percebi que se tratava de um download que continha, uma nova versão do game (1.02) e a própria DLC (1.0).

Ou seja, a Konami além de adicionar conteúdo ao jogo (via DLC 1.0), pode sim, ter mexido na jogabilidade ou algo do gênero (via versão 1.02).

Fiz questão de relatar tudo isso, pra que todos entendam, como tudo começou errado, desde o começo. E daí, minha redundância.

Mas o pior ainda estava por vir, pois o que relatei acima, nem seria mencionado, caso a sequência dos fatos, ocorresse de forma satisfatória. Mas não foi o que ocorreu!

Pois, mesmo depois de 6 semanas, a Konami lançou uma atualização de elencos, cuja a data limite é de 30 de Agosto. Ou seja, jogadores que foram transferidos a partir dessa data, não tiveram suas transferências atualizadas.

Só lembrando que a janela europeia, fechou-se no dia 1 de Setembro.

“Ah Cicero, qual o problema, são apenas 2 dias?”

O problema é que estamos falando de negociações, e como todos que acompanham futebol sabem. Muitas se concretizam aos 45 do segundo tempo. Então transações importantes, não foram atualizadas.

Algo tão ruim quanto isso, ocorreu com os times brasileiros. Não olhei todos, mas em função dos relatos da comunidade, continuamos com muitos problemas. E quando vi o Jô no Atlético MG, já nem quis olhar o resto.

A Konami, pra variar, já até se pronunciou via rede social, dizendo que já está ciente do problema e que está providenciando soluções.

E aí vem aquela questão de que falei no começo do post. Onde falo que a Konami parece não saber, por onde está andando. Cara, será que ela não percebe que o estrago já foi feito!

Mesmo que ela faça a correção e peça desculpas pela 333a vez. Já houve o desgaste número 222!

Quando olhei pra o número da versão de dados (1.02), logo imaginei que teríamos uma DLC 2.0. Pois como todos sabem, sempre que temos um acréscimo na versão do jogo, temos uma DLC de número equivalente. Tipo, para a versão de dados 1.02, teríamos uma DLC 2.0, e assim por diante.

Porém, neste momento, isso pouco importa, pois o problema é bem maior!

O fato é que é inadmissível, nos dias de hoje, não conseguir atualizar o banco de dados dos jogo. Principalmente quando outros jogos do gênero o fazem, até com certa facilidade. Principalmente seu principal concorrente.

Pelo amor de Deus! Tirem o gerenciamento do game das mãos dos japoneses.

“Ah Cicero, você não falou que a Konami é quem sabe produzir jogos de futebol e tal.”

Justo, produzir! Mas, pelo menos pra mim, fã do game, parece que não tem gente suficiente pra fazer a bagaça. É como se quem trabalhasse na produção do game, fosse também o responsável pra verificar e gerenciar o banco de dados e outras inúmeras funções.

“Cicero, como é que você sabe que isso é culpa dos japoneses?”

Porque sempre foi assim no PES. Os caras sempre mandaram superbem na produção do game, mas sempre foram negligentes com o que está ao seu redor. Parecem viver numa bolha!

Outra prova disso é que PES só começou a mudar sua cara, em termos de visão do que é um game de futebol (nos padrões atuais), quando a galera nova começou a “ditar” as regras.

Não sei vocês, mas minha impressão é que tanto o Erik Bladinieres, como o Adam Bhatti e o André Bronzoni, parecem fazer o possível pra inserir um novo conceito, uma nova visão de mercado, no PES. Pois mesmo descendo a lenha nos caras, em muitos casos, pois são eles, os que estão dando a cara pra bater. Não podemos negar, que foi nos últimos 3 anos, que o PES começou a mudar de cara.

Mas esses caras, parecem encontrar um bando de japonês, que acham que entendem de tudo. Como diria o poeta Jessiê Quirino (desde a atracamento de navio a acasalamento de muriçoca….kkkk). Só isso mesmo, pra me fazer rir.

Outros indícios que me faz crê que realmente são os japoneses que querem e fazem todo o processo. São os inúmeros textos, mau contextualizados, dentro do jogo. Ficando claro, que são traduções mal feitas direto do japonês. E a demora pra ter ciência de que algo está errado e precisa ser concertado urgentemente? Sem falar na demora da percepção de mercado, e o principal, ACEITAR, o que o mercado pede.

Enfim galera, pelo que vocês perceberam, ficaria até amanhã, fazendo críticas a Konami. Mas o fato é que realmente estou muito chateado e sei que o sentimento de muitos, é o mesmo.

“Ah Cicero, deixa o PES pra lá, vamos pro FIFA, lá tudo é atualizado com muito mais eficiência”

Isso é verdade, a EA nesse e em outros quesitos, que dependem da qualidade no serviço. Não tem nem como comparar, pois é muito melhor.

Mas vamos com calma, falei que estou chateado. Mas não fiquei louco ainda.

Não vou deixar o game (agora estou falando do jogo, em si) que ainda me diverte muito. Pra jogar um jogo cheio de problemas.

Acho que ainda temos que separar as coisas. Pois a Konami ainda é, bem diferente do que o seu game nos oferece. Assim como a EA, como empresa, é bem diferente do jogo que ela oferece.

Hoje até concordo, que em termos de produto, FIFA é melhor que PES. Mas quando o assunto é game, ainda prefiro Pro Evolution Soccer. Sem pensar duas vezes.

“Ah Cicero, você é fanboy e não enxerga o futuro.”

Beleza então! Respeito a opinião de quem pensa assim e não farei nada para prová-lo do contrário. Continuarei falando o que estou sentindo, independentemente do que A ou B ache. Já mudei de opinião de muitas coisas, em minha. Mas game de futebol, ainda não vai ser dessa vez. E com o cenário que temos hoje, dificilmente isso ocorrerá.

Mas pra quem ainda acha que meus argumentos são tendenciosos. Procurem as comunidades do jogo da EA. Os caras gostam de contar vantagens, quando o assunto é PES x FIFA. Mas quando a conversa é entre eles, a história muda muito.

A bronca da vez no FIFA é o tal do 3° gol. Deem uma procurada no assunto e vocês verão o que tô dizendo.

No Metacritic o conceito do game da EA, entre os próprios usuários, só cai. Está beirando a casa dos 4 pontos, enquanto PES ainda se mantêm, nos seus 7.2.

Mas só coloquei os números, pois sei que tem gente que gosta. Mas como sempre falo, é o que tô achando do game, que vai prevalecer.

Gostaria de pedir desculpas pelo tamanho do texto, mas não teve como ser diferente. E pra não dizer que não falei da atualização semanal. Seguem aí os 3 primeiros jogadores que tirei, no atual Empresário.

São tão poucos jogadores, que quem tiver muitos GPs dá até pra zerá-lo. Apesar de mais uma vez, achar que não vale a pena. Apesar de ter tirado o melhor jogador da lista, depois de duas bolas douradas.

 

12189101_1162223747139988_2071918818178267603_n

12196224_1162223467140016_205648042066676467_n

12189568_1162223150473381_8645294709850833007_n

 

Só pra terminar, galera, percebi que muita gente está adiando o máximo de cair em campo e jogar o modo Divisão. Galera, bora jogar! Tem gente que fica esperando pegar CR7, Ibra e Robben, pra só depois começar a jogar contra os adversários.

Modo SIM, é uma alternativa, mas não pode ser encarado como principal modo de jogo. Uma hora você chega na primeira divisão e acabou o desafio. Aí depois vai ficar reclamando que só tá vindo olheiro repetido. Claro, pois mais falho que seja o sistema da Konami. Ele vai perceber que você tá insistindo em só ganhar olheiros.

Caso encontre novidades na DLC, vou atualizando o post ou comentários.