E você, tem Espírito de equipe?

Olá galera, tenho tentado tirar o atraso da jogatina, com isso aproveito pra tirar o atraso dos posts.

Quem leu o último post, viu que comentei que nesta edição do PES, estamos tendo uma evolução no Espírito de Equipe (EE), bem mais rápida que na versão passada. Como falei anteriormente, a tendência é que todos cheguei mais rapidamente no nível mais alto de EE. Por isso que ratifico, que é na evolução dos overalls dos jogadores, que a Konami fará a manutenção da vida útil do game.

Mas pra quem ainda não se ligou o que é o EE. Ele nada mais é, que o índice de evolução, que caracteriza o “grau de entrosamento” de sua equipe. Dessa forma, quanto maior for esse índice, mais entrosado será seu time.

“Ah Cicero, mas na prática isso reflete em algo?”

Bem, no 2015 falei sobre isso (Clique para ver o artigo). E todos que jogaram o game, virão que de fato, existe uma grande diferença, num time com EE, em relação ao que não tem.

E no PES 2016, tem diferença? Bem, ainda é cedo pra falar se a influência do EE no PES 2016 é igual ao que nós vimos no 2015. Mas que faz diferença, isso é nítido.

Então, pra você que não consegue acertar um passe, perde gol debaixo da barra, zaga abre uma avenida, volantes não fazem a cobertura e goleiro levam gols defensáveis. Tudo isso melhora, com o aumento do EE.

Uma outra coisa, que melhora muito com o aumento do EE, é a resistência da equipe, pois o time cansa bem menos. E isso tem uma influência nos seus resultados, pois você não precisará tirar com tanta frequência, aqueles melhores jogadores, para que possam descansar.

“Ah, então então tá igual ao 2015, então deve influenciar da mesma forma.”

Teoricamente sim, mas na prática talvez não influencie na mesma grandeza.

Falo isso, justamente por conta das mudanças que citei no post passado. Onde agora, já temos um número maior de bons jogadores. No 2015 eles eram uma lenda, principalmente no começo.

Então o EE no 2015, na minha opinião, interferia muito mais. Pois tínhamos times bem mais fracos no começo, sendo o EE o diferencial.

Outra questão é o tempo pra chegarmos ao EE. No 2016 está bem mais fácil de chegar lá. No 2015, tivemos que jogar “de se acabar”, pra chegarmos no índice máximo. Já nesse PES 2016 tive que jogar cerca de 70 partidas (a imagem foi capturada alguns jogos após, ter alcançado o índice).

12072754_1146466578715705_602316346694692768_n

Abaixo segue o meu time até o momento. Se você viu o post, falando do EE no 2015, vai perceber que cheguei ao mesmo valor, com um time mais modesto. Pois peguei jogadores sem nomes (até porque, no começo não tinha os tops) e segui evoluindo. Agora além da rapidez, pra se chegar nesse índice, temos o privilégio de ter bons jogadores. Lembrando que nesse time abaixo, ainda ficaram de fora, Oscar, Boateng (zagueiro), Alex e Asamoah e mais alguns outros bons jogadores, que não puderam ser colocados, em função do baixo nível de gerenciamento de meu treinador.

12049559_1146349558727407_7136680649908812712_n

“Ah Cicero, fala logo como chegamos a esse valor.”

Primeiramente não tem receita de bolo, tem que jogar. Mas não é jogar por jogar. E vocês viram também que não precisar se matar de jogar. Se pegarmos 10 dias, desde que o jogo saiu, dá cerca de 10 jogos por dia. 

Então vou falar como encaro as coisas, deu certo no 2015 e no 2016, foi mais fácil ainda. 

Primeira coisa que fiz no 2016, foi não dispensar os jogadores mais fracos. Comecei a fazer isso, logo de cara no myClub do 2015, e logo vi que não era o melhor negócio. Mas agora, isso é mais importante ainda, já que podemos evoluir, também seus overalls.

Então, vou segurando até eles rederem os 10 jogos. E aos poucos vou vendo quem pode ser aproveitado (renovando o contrato) ou não. Esses jogadores com overall mais baixo, evoluem mais rapidamente e de certa forma, contribuem mais rapidamente com o EE.

E aos poucos, vou acrescentando os melhores jogadores ao elenco. Mas sempre se utilizando dos jogadores, teoricamente mais fracos.

No myClub do 2015 costumava ter um time pra disputar o modo divisão e outro pra disputar os campeonatos contra CPU, já que jogava o modo SIM muito pouco. Mas agora, pelo menos nessa fase inicial, já que não temos mais como ganhar GP com o bug do goleiro, não tenho dois times definidos.

Visando também o melhor entrosamento, jogadores top, também jogam contra a CPU. Da mesma forma pros jogadores mais fracos, esses também vão pros jogos por divisão. Tenho tentado manter o critério do cansaço, pois colocar o jogador, com a estamina pela metade, é bronca. E o segundo critério é colocar, justamente, aqueles que precisam ser entrosado.

E aí vocês devem está se perguntando: Mas como sabemos quais são os que precisam ser entrosados?

Tá aí, mais uma diferença do 2016. No 2015 o que definia esse “grau de entrosamento” era o item [Obediência tática ao técnico]. Então quando olhávamos nos detalhes do jogador, aquele que apresentasse maiores valores, para esse índice, eram aqueles que mais contribuíam para um aumento no overall.

Só que no 2016, não temos mais esse índice (pelo menos, não encontrei). O que temos agora, é uma característica chamada: Afinidade c/ Táticas pré-definida 1. Também existem a Afinidade c/ Táticas pré-definida 2 e Afinidade c/ Táticas pré-definida 3. Mas essas duas ainda não sei pra que serve, quem souber é só falar.

Mas voltando. Aqueles jogadores que tiverem uma maior: Afinidade c/ Táticas pré-definida 1. São aqueles jogadores, que deveram ser utilizados para aumentar, mais rapidamente o Espírito de Equipe.

Mas diferente do que vimos no 2015, onde tínhamos um índice, ou seja, tínhamos um valor numérico. No caso do 2016 é como falei, trata-se de uma característica e portanto, não tem um valor.

“Então como é que vamos saber, quem tem mais ou menos?”

É simples, basta ir em Membros do myClub e mandar listar os jogadores por essa característica: Afinidade c/ Táticas pré-definida 1 (primeira imagem abaixo).

Então aqueles que aparecerem no top da lista, são os que têm essa característica, mais fortemente. Como vocês podem observar na segunda imagem abaixo, todos jogadores do meu time escaldo, são os primeiros da lista, ordenada pela característica: Afinidade c/ Táticas pré-definida 1.

10313504_1146341172061579_3162245021186125444_n

12011305_1146348938727469_3311026954156705169_n

E aí galera, vamos lá elevar nosso Espírito coletivo, nosso Espírito de Equipe? Agora é com vocês!

Lembrando, que aqueles que ainda não curtiram nossa página no Facebook e quiserem colaborar com a divulgação do nosso trabalho, vão lá e deem uma curtida. Não custa nada, mas ajuda muito na divulgação do site.

Abraço á todos, quem tiver dúvidas, coloquem aí. Posso não responder logo, mas uma hora respondo..kkk.