Entrevista com Mauro Beting na BGS

Diferentemente da BGS do ano passado, onde PES 2015 ainda não tinha sido lançado. Em termos de PES, não tínhamos tantas expectativas, pra novidades na feira desse ano. 

Mas acompanhando as principais coisas que aconteceram na feira, vi uma entrevista do Mauro Beting, que achei bem interessante. 

A primeira impressão é que o Mauro, depois de 6 anos junto ao Silvio Luiz, me parece bem maduro, com relação as coisas que envolvem o PES. 

Acompanho toda a história da dupla na franquia desde o começo. E no começo, era notório o total desconhecimento do Jornalista/Comentarista, sobre o que envolvia o mundo dos games de futebol. 

O que antes se restringia, a simplesmente entrar num estúdio de gravação, e falar o que estava escrito no roteiro. Hoje, Mauro parece não só saber em que meio está inserido, como também se sente fazendo parte dessa história. E sempre que tem a oportunidade, faz questão de levanta a bandeira do game. 

Dessa forma, se por um lado, temos o metido a “faz tudo” da globo, Tiago Leifert. Usando todas as oportunidades possíveis na globo, pra falar do FIFA. Por outro, temos o Mauro Beting, usando sua credibilidade, para defender o game, como se fora um garoto propaganda da marca. 

Mas não é pra menos, como ele mesmo fala na entrevista “Nunca se permaneceu tanto tempo, num game de futebol”, como ele e o Sílvio Luis, permaneceram no PES. Então, é normal que o cara se sinta parte do processo, e ainda bem que é assim que ele se sente. 

Na entrevista ele também fala como são feitas as gravações, e como hoje, eles têm mais liberdade, para colocar algumas falas de forma espontânea. 

Espontânea também, é a forma com que o Mauro fala da possibilidade de marcar presença em PES 2017. Ainda não nada oficial, mas na entrevista ele deixa sim, transparecer, que existe uma conversa em andamento. Mas isso, se referindo a pessoa do Mauro, pois nada é mencionado sobre a permanência do Sílvio. 

E sobre essa permanência, já não é de hoje, que tenho uma opinião formada sobre isso, e até já fiz alguns posts sobre isso. Particularmente não gostaria da sequência do Silvio. E não é nada contra o narrador, pois realmente o cara é uma lenda. 

Mas depois de 6 anos, não dá! É preciso dar uma oxigenada às falas do PES, assim como, para nossos ouvidos. É tipo aquela coisa que vemos pela primeira vez, e achamos bonito demais, num primeiro momento. Mas que com o passar do tempo, seus olhos vão acostumando, e depois de um tempo, fica algo normal, chegando até a incomodar. Dei o exemplo dos olhos, mas é claro que nesse caso, são os ouvidos. 

Fico com a impressão de que mesmo que a Konami coloque duas vezes o número de falas, mesmo assim, vai parecer algo já manjado. 

Sem falar que com outro narrador, forçaria a Konami a repensar, sobre essa mecânica antiga de narração. Coloca um André Henning, que tem a descontração e irreverência, como marcas registradas e que pra videogame tem tudo a ver. Mas com um sistema bem sincronizado, pra ver se não vai ser show!

Acho que mais do que ter o mesmo narrador, a mecânica da Konami, aplicada da forma que está. Não colabora para que tenhamos a impressão que algo mudou na narração. Então acho que teríamos uma experiência bem melhor, mesmo tendo a 1/3 das falas, caso tivéssemos um novo narrador.

Mas com um sistema aprimorado, dando emoção para os lances de destaques do game, principalmente o gol, acho que seria muito mais proveitoso. Acho que não precisava individualizar a narração. Tipo, acho que existe uma preocupação em falar os nomes de todos os jogadores. E acabam esquecendo do principal, que são as falas dos lances mais emocionantes, que na minha opinião, é o que marca uma narração.

Afinal, quando lembramos de uma narração top, sempre mencionamos aqueles lances de destaques. Então, no lugar de perder tempos com firulas, vamos ao que interessa. 

Então não precisa daquelas conversinhas moles durantes o jogo. É claro, se desse pra colocar, melhor ainda. Mas se for pra escolher, ter esses diálogos, que no começo parece legal, mas que depois fica repetitivo. Sem falar que essas conversas, em muitos momentos, terminam sendo interrompidas pelos lances próximos da área. 

É muito melhor, se concentrar em inúmeras falas, para os momentos marcantes do jogo, faltas, chutes, tiradas de bola pela defesa, defesas dos goleiros, e é claro, os gols. Acho que se isso fosse focado, aproveitando a criatividade do Andre Henning, ficaria muito legal.

E acho que o próprio Mauro, poderia casar muito bem com o narrador. Pois apesar de ser um cara que passa muita credibilidade, pela seriedade no que faz. Fica visível, que em todas entrevistas com o cara, o humor se faz presente. 

Vejam o vídeo abaixo e digam o que acharam.