Infelizmente a Konami errou, até no garoto propaganda.

Quem acompanha o blog a um certo tempo, sabe o quanto fiquei feliz, logo que soube que o Neymar, seria o garoto propaganda do PES 2016. Simplesmente porque a irreverência com que joga futebol, casa muito bem, com a diversão que o jogo sempre ofereceu.

Quando a Konami fez todo aquele “auê”, apresentando tudo que seria aproveitado da “imagem” do jogador. Imaginei que tal aproveitamento seria levado, até as últimas consequências.

O que me levou à acreditar nisso?

O fato de Mario Gotze ter passado toda a vida útil de PES 2015, como garoto propaganda a franquia. Não só nos momentos em que era escalado pela Konami, em uma ação de marketing. Mas em sempre que possível, via redes sociais, demostrou sua parceria com a empresa. E até depois do lançamento de PES 2016, com todos holofotes, voltados para o “menino” Neymar, o cara em nenhum momento, deixou algum indício de que toda aquela imagem, de que realmente jogava PES, era apenas papo furado.

Mas hoje, ao ver o vídeo abaixo, vejo como a Konami foi infeliz (mais uma vez) em contratar um jogador, que apensar de fora de série. Faz parte de uma geração, onde o dinheiro fala mais alto. Bem mais alto!

Certo que o Barcelona tem contrato com EA.

Mas como é, que a pessoa responsável por firmar um contrato de imagem, deixa uma brecha, para que seu principal e único garoto propaganda. Apareça fazendo mais propaganda do jogo concorrente, do que seu próprio jogo?

Não sei se é inocência ou estupidez mesmo, achar que isso não vá acontecer, caso não seja colocado no papel. No fundo acho que é um pouco das duas coisas!

Todos que conversam comigo, sobre futebol, sabe da admiração que tenho pelo o Neymar. Isso como jogador de futebol, pois não me interesso nenhum pouco, como ele é como pessoa. E quantas discussões calorosas já travei, por conta disso, defendendo seu futebol.

E não é pelo fato desse vídeo, que passarei a pensar o contrário, pois seria uma infantilidade sem fim de minha parte.

Entretanto, cada vez mais me convenço o quanto a ética no mundo do futebol, ficou em desuso. E agora não estou me referindo ao futebol jogado nas quatro linhas. Me refiro ao futebol, como negócio.

Continuarei torcendo pro futebol do Neymar e consequentemente para que ele nos tire desse buraco, no qual o futebol brasileiro se meteu.

Porém se tratando de videogame, e mais precisamente, Pro Evolution Soccer, posso dizer sem medo de errar. Que hoje, PES 2016, não tem mais garoto propaganda!

Ou pra vocês, ainda há uma possibilidade de se acreditar em alguma jogada de marketing, em PES 2016 (se é que ainda estava marcada alguma ação), usando o nome do Neymar?

E de quem é a culpa de tudo isso?

É claro que é da Konami! Só não seria, se caso tivéssemos uma multa por isso tipo de atitude. Mas vendo como as coisas estão, tenho quase certeza de que isso não existe. E não teria nenhuma problema de voltar atrás e parabenizar a Konami, caso isso exista. Mas é como falei, é bem provável que não tenham pensado nisso.

“E Neymar, não tem culpa?”

Cara, quem pagar mais aí, leva!