Konami se pronuncia sobre o caso Maradona

Konami finalmente se pronuncia sobre os direitos de utilização de imagem do ex-jogador de futebol, Diego Armando Maradona.

Para quem ainda não está sabendo, deixa eu situa-los no assunto.

Tudo começou quando o craque argentino, divulgou em sua página oficial do Facebook, a seguinte nota:

Ontem fiquei sabendo que a empresa japonesa Konami, usa minha imagem no jogo PES 2017. Infelizmente, meu advogado (Matías Morla) deu início as medidas legais cabíveis. Espero que isso não seja um golpe.

Então, como vocês virão no pronunciamento, até então, o ex-jogador ainda não havia sido comunicado (se é que isso se fazia necessário), de que sua imagem estava sendo usado em um jogo de futebol.

E até então, restava a dúvida: A Konami, em função da parceria com o FC Barcelona, teria ou não o direito de utilização das imagens do ex-jogador?

Como deve ser de conhecimento de todos, o Barcelona tem uma parceria Premium com a empresa japonesa, que em função disso, passa a ter o direito de utilização de alguns produtos do Barcelona. Produtos esses, que inclui a imagens de 24 Legends que fizeram parte da história do clube. Além dos 22 legends na imagem abaixo, temos o Ronaldo “Fenômeno” e o próprio Maradona.

PES FORUM legends-barcelona

Mas mesmo assim, depois do pronunciamento do jogador, ficamos na dúvida, se existiria algum tipo de restrição para o direito de uso de sua imagem.

E hoje, dia 3/4/17, por intermédio de seu site, a Konami resolveu lançar uma nota. Que mesmo não esclarecendo todos os detalhes, deixa claro que a empresa tem sim, o direito de uso de imagens, daquilo que temos no jogo, hoje.

Declaração da Konami (Caso: Maradona)

PES FORUM maradona-konami

Na mensagem a Konami esclarece que, em relação ao que a mídia vem divulgando, sobre o uso de jogadores não autorizado em “Winning Eleven 2017” (PES 2017). A empresa esclarece que está usando os direitos corretamente, conforme o licenciamento acordado.

Fonte: Konami

Então meus amigos, creio que se exista a possibilidade de “Dieguito” conseguir algum tipo de indenização, creio que isso possa ser discutido com o próprio clube espanhol (Barcelona). Óbvio, se a Konami estiver correta na sua defesa.

Você pode gostar...