Konami surpreende e divulga primeiros detalhes de PES 2017 (Oficial)

Fala galera, hoje o dia começou de uma forma, no mínimo inusitada.

Como falei no título do post, a Konami divulgou sem aviso prévio, os primeiros detalhes do PES 2017.

Como já é de conhecimento de quem acompanha o blog, não costumo postar rumores disso ou daquilo. Nosso compromisso e consideração, com quem acompanha o blog, é enorme. Então não fazemos especulações a troco de algumas visualizações. A não ser que essas informações, tenham um mínimo de coerência, baseada numa fonte confiável.

Falo isso, pois venho observando nas últimas semanas, sites e canais no Youtube, divulgando várias chamadas do tipo, Novidades PES 2017. Tomando como base, sites que ninguém sabe a origem, muito menos quem está por trás. Cara, acho isso de uma irresponsabilidade sem fim.

Já falei várias vezes aqui, com a Konami, só sabemos de informações prévias, caso a própria Konami queira divulgá-las. Tudo que sai em relação ao desenvolvimento do game, vem lá do Japão, então não tem essa de um amigo do amigo falou.

E hoje, basicamente a única forma de termos informações sobre o game, são as fontes oficiais da empresa, inclusive de suas redes sociais. Fora isso, é tudo conversa fiada!

Mas vamos ao que interessa!

Foi por meio dessas fontes, que a Konami divulgou as primeiras informações do game, com direito a “IBAGENS”… sempre quis escrever isso …rsrs.

Observando o título da matéria (CONTROLE E REALIDADE), parece que o intuito da empresa é aperfeiçoar ainda mais o gameplay, a jogabilidade. O que pra mim é maravilhoso, pois já comentei que essa é a principal qualidade que um jogo de futebol pode ter. No final das contas, isso é o que me diverte!

Na matéria, a Konami apresenta as principais características que devem ser melhoradas no game. De maneira geral, não chega a ser muito detalhada, mas serve para termos algumas impressões do que deve vir por aí.

Então, seguem abaixo as principais características destacadas pela matéria. Aproveito para colocar minha opinião sobre cada uma delas.

Passe preciso

Combinando o domínio realista com a física realista dos movimentos da bola, os passes serão uma forma de arte no PES 2017. Muitos fatores influenciarão a velocidade e a precisão da bola. O passe que for feito na hora certa e na melhor situação vai gerar uma trajetória perfeita e uma ótima sensação ao conseguir mandar a bola nos pés do companheiro.

Tomara mesmo que a Konami consiga melhorar a física e movimentação da bola. Não que seja algo ruim no PES 2016, mas sabemos que vários ajustes podem ser feitos. Principalmente para diminuir o nível de precisão nas jogadas que usam o triângulo, aproveitando os jogadores mais velozes. Seria demais se os diversos fatores (habilidade e ou desgaste do jogador, clima, gramado, etc.) influenciassem na trajetória da bola.

O fato é que, combinar todos esses fatores, não é nada fácil. A Konami já tentou isso em outras versão, mas em muitos casos, é 8 ou 80 (ou fica muito preciso ou muito impreciso).

Domínio realista

Veja como os jogadores dominam a bola de formas únicas e diferentes com base no lugar e em como você os controla. A forma com que eles reagirem aos movimentos imprevisíveis da bola vai ditar o ritmo do jogo.

Na minha opinião, se tem algo que melhorou muito na franquia, foi o domínio de bola. Hoje no PES 2016, realmente faz diferença na hora de dominar a bola, a forma como o jogador está posicionado no lance. Não é como antigamente, onde uma bola lançada pro ataque, teria como destino o peito do jogador, mesmo este já virado pro gol (meio que de costas pro lance). Algo que ajudou nessa melhoria, foi a disputa corpo a corpo, que faz com que antes de dominar a bola, você precisasse ganhar a disputa no corpo.

E é claro que se a Konami colocar mais variações nesse tipo de jogada, dando mais possibilidades de dominar a bola e sair pro jogo, será SHOW!

A propósito, a imagem também é show, não acham? Mais na frente comentamos sobre isso.

 

PES FORUM dominio

Controle total do time

Os usuários podem alterar a mentalidade ofensiva e defensiva do time instantaneamente, que pode ser ajustada e controlada cuidadosamente com comandos simples, possibilitando uma reação imediata à imprevisibilidade do esporte.

Quem joga PES sabe que esse tipo de ação, onde mudamos o jeito de jogar (ofensivamente ou defensivamente), já existe desde o tempo em que “Don Don anda no Andaraí”…rsrs.

Mesmo assim, com o passar do tempo, muita gente foi deixando de usar o recurso. Colocando na maioria das vezes, no modo automático.

Pelo que entendi, a Konami deve ter modificado a forma em que executamos tais ações. Acho que virá algo mais “orgânico”, algo mais simples e natural de se fazer. Acho que o intuito da Konami é deixar que a vontade de atacar ou defender, ocorra de forma mais dinâmica, deixando essas transições mais fluidas.

Goleiros

Os goleiros tiveram um grande salto de qualidade com a adição de novos movimentos e animações, fazendo deles os goleiros mais ágeis da história do PES. Situações de ataque ficarão mais dramáticas do que nunca, dando uma maior sensação de conquista ao marcar um gol.

“Os goleiros mais ágeis da história do PES”. Depois que vi essa frase, não consegui enxergar mais o resto do texto …rsrs. Gravemos tal expressão, para cobrarmos lá na frente.

Não sei vocês, mas particularmente acho que os goleiros do PES deram um passo pra evolução, gigantesco. Óbvio que precisamos de melhorias em bolas rasteiras, como também nas saídas em bolas, onde precisa-se de uma retomadas nas jogadas.

Mas é justamente por conta desses pontos a serem melhorados, que fixei na expressão “agilidade”. Pois tudo que citei, é corrigido com a melhoria deste item. É claro, novos movimentos, como a nota menciona, trás enorme vivacidade para as jogadas.

E por favor Konami, dê uma melhorada nos saltos, na hora dos pênaltis.

Estratégias de escanteio

Controle as estratégias defensivas em lances de bola parada, como marcação por zona ou individual. Opções ofensivas também estão incluídas, como movimentações específicas de jogadores.

Nesse ponto, estou com um leve pressentimento que vêm algumas jogadas ensaiadas, tanto pra defender como pra atacar. Só tomara que nenhuma delas, sejam meio que um coringa, que quando usadas com jogadores mais TOPs, dificilmente possam ser combatida.

Falo isso, pois tenho medo de tudo que é meio que programado. Pra mim, quanto maior for a liberdade na execução do lance, melhor.

Porém, também entendo que, quando se fala de videogame, alguns lances devem ter um guia mínimo, pra que a jogada aconteça próximo do real. É tipo uma programação, que ajude ao virtual chegar mais próximo do real. Mas vi também que em alguns lances, teremos a liberdade de posicionar algumas peças.

Na imagem abaixo, isso fica mais claro de exemplificar, pois, como faríamos esse enfileiramento de jogadores, sem uma jogada meio que programada. Depois, aí sim, teremos a liberdade para executá-las.

 

PES FORUM ss_cornerkickcontrol

Instruções avançadas

Estratégias bastante definidas e com base em ideologias de equipe, como o Tiki-taka e a Marcação pressão, podem ser definidas em Instruções avançadas, abrindo diversas possibilidades para buscar a vitória.

Nesse ponto não fica muito claro o que será feito, mas acho que é algo relacionado ao TEAM ID.

Como sabemos, no PES temos uma personalização das equipes. Então diferentemente da concorrência, um Atlético de Madrid é completamente diferente, na forma de jogar, quando comparado a um Barcelona, por exemplo. Enquanto um joga por uma bola, o outro joga com a posse dela (assim como na vida real).

Então acho que a Konami irá colocar mais opções desse tipo, para que possamos mudar o jeito de jogar de uma determinada equipe. Talvez o cara que jogue no Tiki-Taka (usando o Barcelona), queira jogar por uma bola.

Se for isso mesmo, talvez haja uma descaracterização dos times. Mas por outro lado, gera maiores possibilidades de variações de esquema de jogo. Tipo, encontraremos um cara com o Barça, mas que jogue fechado, como um Atlético.

Só sei que o goleiro indo pro ataque é algo que já deveria ter acontecido no PES, e pela imagem abaixo, isso vai rolar no 2017.

E isso me faz refletir sobre outra possibilidade. Será que essas opções avançadas, na verdade não estão relacionadas a um estilo de jogo, usado para todo o time? E sim, para alguns setores do campo, ou para determinados jogadores?

 

PES FORUM ss_od_level

Visual autêntico

O visual teve uma grande melhoria no PES 2017 e oferece gráficos autênticos graças a uma maior incorporação do motor gráfico Fox Engine. Nada foi deixado de lado, desde modelos de jogadores, iluminação, torcida, campo e até estádios, tudo foi renovado. Nenhum jogo teve um visual tão real.

PES FORUM ss_visual

Cara, nesse aspecto, não tem nem muito o que falar.

O fã de PES já está até meio que mal acostumado, com os gráficos do game. Principalmente tratando-se dos jogadores em si.

Alguém já se perguntou, o por que do FIFA colocar nas miniaturas do jogadores, as faces reais dos atletas?

Ainda tem gente que vem e falar “É porque FIFA é realidade, então coloca a foto real dos jogadores”…kkkk

Sem sentido essa afirmação, não acham? Pois se é real, coloca as fotos dos próprios jogadores do game. Assim como PES faz.

FIFA não faz o mesmo, porque ficaria muito difícil pros seus usuários, saberem quem é quem.

Então quem joga FIFA, pode esperar as cutscenes na divulgação do game. Mas não se assustem em encontrar algo diferente na hora de jogar. Faço questão de tocar nesse assunto, pois a Konami acerta demais em divulgar o game, com as próprias imagens do jogo.

Isso parece até meio óbvio, mas vai falar isso pra EA.

Então se realmente a Konami conseguir melhorar o que já está muito bom, vai ser sensacional. Lembrando que a Konami já tem uma base muito boa do PES 2016, e não perderá tanto tempo em construir do zero a grande maioria dos principais jogadores.

E apesar de dizer que tudo foi reformulado, não devemos esperar outra face para cada jogador. Como vimos na imagem do escanteio, Boateng se parece muito com o atual. Mas o atual já parece muito com o real, então não tem o que fazer.

Mas observando a face do Kross, no começo do post, percebo que há sim, diferença na face. De um jogador que atualmente, também já tem uma face muito parecida com o real.

Acho que para esses jogadores, poderemos ter algum refinamento de face, como aconteceu na DLC 3.0. Mas por essa última imagem, o trabalho tá ficando inacreditável. “Unbelievable” como diria o Peter Drury (narrador britânico do PES 2016).

Inteligência artificial adaptável

Pela primeira vez em um jogo de futebol, a inteligência artificial vai aprender como você joga! O comportamento do time e dos jogadores foi sempre uma marca da franquia PES, e a IA adaptável do PES 2017 vai mudar para sempre a história dos jogos de esportes.

Esse ponto temos que esperar pra vê na prática.

Mas será que vem algo do tipo:

Vamos supor que o cara só tenha dois botões no controle dele (L1 + triângulo) …rsrs. Será que depois de um tempo, o time começará a fazer uma melhor cobertura, seja recuando a zaga ou colocando alguns jogadores na marcação daquele setor?

Vamos aguardar por mais detalhes!

Movimento natural dos jogadores

Centenas de novas animações foram adicionadas para dar vida a jogadores e goleiros. Mas não é só isso. Novos recursos, como o toque realista e o passe preciso, são muito beneficiados, dando ao jogo uma grande variedade de movimentos ao dominar e passar a bola.

Eu li “Centenas de novas animações”, foi isso mesmo?

Esse realmente é um dos pontos mais aclamados por todos. Maior variação de movimentos dos jogadores.

Isso, além de trazer uma maior imersão no game. Sem dúvida, torna nossa experiência de jogo muito mais prazerosa. Tomara mesmo que a Konami transborde de novos movimentos, principalmente para os goleiros, em diferentes situações.

Algo que não podemos negar, é que ao longo do tempo os japoneses sempre se mostraram muito criativos. E quando se propõem a fazer algo do tipo, podemos esperar coisas muito interessante.

Os motivos para que esses elementos não tenham sido aplicados, durante um bom tempo, na franquia. Não são definidos por quem o produz.

Mas parece que finalmente, quem está a frente da franquia, abriram os olhos da empresa, e estão cuidando melhor dessa nova vaquinha. Pois o leite que já foi derramado, não tem mais como recuperar.

O negócio é olhar pra frente! E na minha opinião, isso tá sendo feito.

PES FORUM ss_natural_motion

Então galera, acho que é notório em meus comentários, o tanto que estou empolgado com essas informações.

É claro que ainda é cedo para bater o martelo e dizer que PES 2017 vai arrebentar. Mas não podemos negar que hoje a Konami vem procurando fazer as coisas, bem diferente do que foi feito a 3 anos atrás.

Temos dessa vez, notícias mais concretas, ainda faltando um bom tempo pro jogo sair. E parece que a empresa tem entendido, que a falta de informação aos fãs, ao longo dos últimos anos, é um dos principais fatores que contribuiu para o desgaste da marca.

E não acaba por aí galera.

O Adam Bhatti colocou no Twitter hoje:

Ao longo dos próximos 7 dias estaremos mostrando imprensa e comunidade tudo sobre #PES2017. As melhorias na jogabilidade são insanas….

PES FORUM twitter-

Sério isso? Nem posso acreditar que a Konami montou um plano estratégico de marketing, com antecedência.

Lembrando que essas são apenas as primeiras informações. Que como fala na matéria, são destinadas ao gameplay. E com certeza teremos muitas outras novidades, relacionadas aos modos de jogo.

Fonte Oficial: KONAMI

Enfim galera, nos preparemos para muitas outras novidades nos próximos dias. E é claro que o PES FORUM é o melhor lugar, para ver e debater sobre o que está por vir.

Gostou? Deixe seu Like e compartilhe nas redes sociais!

Você pode gostar...