A imagem abaixo, resume muito para mim, o que têm se tornado os jogos de futebol. Tanto FIFA, e logo mais o EFOOTBALL, não querem lhe prender num bom simulador de futebol.

Na prática, não estamos falando apenas de jogadores consagrados. Pois, nos modelos atuais, qualquer “Caça Rato” pode se apresentar como um Pelé.
Já tem um tempo que a diversão de se jogar futebol, passou a ser o mero ato de buscar jogadores num sistema infindável. Quem já foi Legend, passou a ser Icon, e hoje é Hero! E amanhã, o que será? Relaxa, este modelo não tem fim, eles arrumarão um termo.
E muito provavelmente você estará lá! Pronto para reclamar sobre o handicap, conexão, motor de impacto, animações, modos de jogo, narração, arbitragem, goleiros, etc. Mas sem deixar de lado a esperança de que, comprando moedas, tudo se resolverá.
Não sei para vocês, mas para mim, é impressionante como essas empresas estão conseguindo desatrelar o pensamento da maioria dos fãs de futebol digital, do que aquilo que um jogo de futebol tem de melhor, a simulação de um esporte.
A maioria não joga mais por um jogador em seu time, mas por um número de overall, seja lá qual for o jogador. E o pior é que boa parte nem se dá conta.
Como tenho falado, continuarei buscando entender onde me encaixo nesse “novo” modelo. Mas jamais abrirei mão daquilo que busco num jogo de futebol, a jogabilidade.