O preço da transparência!

Quem acompanha meus comentário, também no Youtube, deve ter me ouvido dizer, que achei muito interessante a questão dos leilões de olheiros no PES 2017. Principalmente pela manutenção da vida útil do jogo, tendo em vista que no 2016 a Konami deixou às moscas. Enfim, quem não viu as outras questões sobre o assunto, como também as dicas relacionadas aos leilões, confere o vídeo aí.

 

 

Mas acompanhando o comentário da galera aqui no blog, como também no próprio Youtube e nas redes sociais, percebi um certo descontentamento, e até mesmo, certa indignação, pelos “altos” valores dos olheiros, conseguidos via leilão.

Aí fiquei pensando “cá com meus botões”, será que realmente esses valores estão absurdamente elevados?”

Pois bem, resolvi fazer um paralelo com o que temos no mundo real, no que diz respeito ao mercado do futebol.

Observando os 10 jogadores mais valiosos do futebol mundial, segundo o site transfermarkt.com, temos a seguinte lista:

PES FORUM jogadores-mais-caros

 

Mesmo sentindo falta do Ibrahimovic (talvez a lista tenha sido atualizada, antes de sua ida pro United), como também, podendo ser questionada a ordem de alguns valores, de maneira geral, são essas, as cifras pagas para os jogadores mais valiosos do mundo.

 

Agora vamos para nossa realidade!

Segundo o mesmo site, esses são os valores dos elencos, para todos os clubes da Série A brasileira.

 

PES FORUM elencos-brasil

 

Então, fazendo umas contas rápidas, chegamos a conclusão de que os 10 jogadores mais valiosos do mundo (880 Milhões de Euros), custa mais do que todos os elencos do campeonato brasileiro, juntos (870,05 Milhões de Euros).

Só para termos ideia, só o James Rodríguez (o menos valioso dos 10), daria para comprar todo elenco do São Paulo, por exemplo. E se levarmos em consideração o que ele ganham com outros bônus, daria pra comprar qualquer um dos outros três mais valiosos do brasileirão.

E fiz questão de trazer essa comparação, para que possamos refletir melhor sobre esses valores colocados no leilão.  Mesmo se tratando de um jogo de videogame, é interessante que tenhamos algo parecido com o que ocorre no mundo real,  também a nível de mercado. Lembrando que se tratando de leilão, são valores colocados pelos próprios usuários.

E tá aí a relação do título do post, com o assunto abordado. Ao meu ver a Konami foi muito esperta em buscar uma maior transparência, em relação aos olheiros. Agindo assim, ela passou a responsabilidade para nós mesmos, definimos, quanto vale um CR7, por exemplo.

Mesmo sabendo que não é um leilão do próprio jogador, temos ali, olheiros que com grandes possibilidade de trazer determinado jogador. Abaixo temos um exemplo de valor aplicado em um desses leilões.

PES FORUM liga

 

Digamos que ao término da primeira fase, esse valor esteja em 80 mil, e que seja adquirido na segunda etapa por 100 mil GP. Levando em consideração que o usuário terá que ter mais 2 olheiros desse nível, ele deverá gastar de 250 a 300 mil GP, por um jogador TOP dos TOPs.

Cara, sinceramente, não acho esse valor muito levando, em consideração a quantidade de GP que ganhamos ao longo do myclub. Na moral, ninguém parou para contar, mas é muito GP. E no meu entendimento temos que analisar esses valores dentro da vida útil de um jogo, e não em duas semanas.

Ao meu ver o cara tem que ralar mesmo, jogar com um time meia boca e economizar GP, caso queira uma estrela dessas em sua equipe. Pois não é quase assim, na vida real?

Entendo que a Konami criou mecanismos, para aqueles que realmente fazem questão de jogar com determinados jogadores. Mas não duvido nada, que apareçam aqueles que começarão a fazer campanha para baixar o valor dos leilões…rsrs.

É como até brinquei em um dos vídeos do canal, tem gente que enquanto a Konami não colocar um link para download, escrito [CRISTIANO RONALDO – BAIXE AQUI!] o cara não ficará satisfeito…rsrs.

Eu continuarei de boa, e venha quem vier, o prazer será o mesmo. Pois como sempre falo todo ano, meu prazer é no esquema de jogo. Mas também entendo que tem aqueles, onde o prazer está em ter determinados jogadores. Mas o que importa é que agora temos as duas possibilidades.

Enfim galera, lembrando que essa é apenas a minha opinião. Trouxe alguns dados para que todos possam opinar sobre o assunto, concordando ou não. Digam aí o que acham dos valores: Justos ou Absurdos?

 

Você pode gostar...