PES 2015 x FIFA 15 – FINTAS e MOVIMENTAÇÃO – Análise detalhada!

 
Para que  possamos começar à analisar a movimentação dos jogadores é preciso que entendamos alguns princípios físicos fundamentais. O equilíbrio corporal de um ser humano está diretamente ligado ao seu centro de gravidade (CG). Como assim? O que isso tem a ver com videogame? Calma, chegaremos lá!
 
Podemos dizer que CG é o ponto de equilíbrio de cada pessoa e quanto mais próximo do chão, mais equilibrada ela estará. Portanto, pessoas mais altas tendem a ser mais desequilibradas (fisicamente falando….kkkkk). E ao contrário, pessoas mais baixas, possuem um maior equlibrio corporal.
 
Por exemplo, não é a toa que atletas de ginástica artística, possuem baixa estatura. O brasileiro, campeão olímpico nas argolas, Arthur Zanetti, possue apenas 1,56 m. E o que dizer da ex-atleta de ginástica, Daiane dos Santos, com seus 1,44 m. Ambos participam de um esporte, onde tem no equilíbrio a base de tudo.  
 
Sim e daí? Eu quero é saber de PES! Calma garotinho, estamos chegando na parte boa. 
 
Com isso conseguimos entender que quantos mais baixo, maior o equilíbrio pra se executar qualquer movimento. E as pessoas não tão baixas, como é que ficam? Ora! Elas diminuem seu centro de gravidade, arqueando joelhos e baixando seu tronco, para que com isso, consiga executar o movimento com maior perfeição. 
 
Vocês já se perguntaram, por que os atletas de 100 m, partem de uma posição ajoelhada? Pois é, pra manter seu CG mais próximo do chão e se manterem equilibrados. Prestem atenção que nos primeiros 20 à 30 m, eles se mantêm arqueados e só depois que adquirem um certo equilíbrio, elevam o tronco até a reta final. 
 
Ufa, agora sim chegamos!
 
E advinha em que jogo, todos esses fatores são levados em consideração na execução dos dribles, fintas, arrancadas e paradas? Claro, PES 2015!
 
Observando o vídeo abaixo, percebe-se o cuidado que a Konami teve é empregar uma física nos movimentos, mais próxima da realidade. Praticamente todos movimentos de habilidade, ou seja, que exige um maior equilíbrio, verifíca-se um comportamento diferenciado na postura do jogador.
 
Seja numa pedalada ou numa finta lateral (faz que vai..), há um rebaixamento do tronco e uma abertura dos braços para que o equilíbrio do corpo seja mantido. Enquanto que no FIFA…(meus Deus!), os jogadores se matêm praticamente eretos, o que na vida real não acontece. 
 
As retomada após cada finta, também é diferenciada em PES 2015, pois o jogador leva um certo tempo pra adquirir sua velocidade real e estabilizá-la. Mas assim como vimos no exemplo do velocistas, no início de uma arrancada é assim que acontece. Da mesma forma nas paradas mais bruscas após a finta, pois o jogador tende a baixar o tronco pra aumentar seu equilíbrio e não passar do lance. Isso também ocorre nas mudanças repentinas de direção do jogador. 
 
Outro fator que dever ser muito bem observado, é a condução da bola. No PES 2015 os jogadores posicionam o pé, de acordo com a posição da bola, colocando em alguns casos o lado de dentro e em outros o lado de fora do pé. E algo, ao meu ver extraordinário, e que foi implantado pela Konami desde a versão passada, mas que nessa está muito aperfeiçoado.
 
É o direcionamento do olhar do jogador durante a condução da bola ou realização de fintas. É nítido durante uma corrida que o jogador, primeiro olha ao seu redor, antes de executar um passe. Com isso, temos a clara sensação de que o jogador que está com a bola, sente o que está a sua volta.
 
Isso trás ao jogo uma interação entre os jogadores, muito mais real. Já na hora de executar uma finta o olhar dos jogadores se prende a trajetória da bola, seja quando ela estiver rolando no gramado ou no ar (após um balão). Achei Show!
 
Já no concorrente, todos parecem ter uma desprezo para com a bola (quase não olham para pelota), parecem ser muito seguros de si e terem a certeza de onde a bola vai cair……kkkkk. Meus amigos, mesmo sabendo que alguns craques driblam sem olhar pra bola, essa, com certeza é uma exceção da regra, principalmente hoje em dia, onde daqui há uns anos a palavra craque só terá a conotação de (droga de baixo custo).
 
Na verdade o jogador de FIFA parece ter seu corpo dividido em três partes (da cintura pra baixo, da cintura até o pescoço e cabeça) onde essa três parte parecem ser independentes umas das outras, quando nós sabemos que numa movimentação mais real, todas estão interligadas. Isso chega a ser bizarro, em muitos casos. 
 
Mutias pessoas que preferem não se apegar à esses detalhes, preferem dizer que PES tem uma demora nos comandos. Se esta pessoa está se referindo a PES 2014, ficarei caladinho, mas na versão 2015 o tempo de resposta está muito bom (sempre podendo melhorar é claro). Mas temos um gameplay que nitidamente considera as leis físicas, que muitas vezes esquecemos que existem, quando estamos jogando vídeos game. Isso sim é simulação!
 
Vejam o vídeo abaixo e terem suas conclusões, com direito a discordar do meu ponto de vista, é claro! Logo depois segue outro vídeo com lances reais de dribles e fintas, para que possam ser comparados aos dos dois games. 
 
Sugestão: colocando, na velocidade 0.25 do youtube, tudo fica mais perceptível.