PES 2022 – Raio X da entrevista com o Produtor Seitaro Kimura

Seitaro Kimura, produtor do PES, fala dos desafios na produção do novo game da franquia (PES 2022) e suas expectativas com a Unreal Engine.

Fala galera! Sim, eu sei, ando meio sumido, alguns meses de ausência para ser mais exato. Durante esse período, problemas pessoais e técnicos, me impossibilitaram de continuar a jornada na produção de conteúdo para o PES. Em outro momento esclareço melhor os motivos pelos os quais me ausentei.  

Desde já agradeço a todos aqueles que demonstraram algum tipo de preocupação e ou sentiram falta do nosso conteúdo, através das várias mensagens e comentários nos vídeos já publicados. Aproveito para pedir desculpas por ter deixado de respondê-los durante essa ausência. Aos poucos retornaremos a nossa rotina, tanto aqui no blog, como em nosso canal no Youtube.  

O fato é que não queria deixar passar esse momento, pois, finalmente, temos algumas notícias sobre o que podemos esperar para o próximo jogo da franquia PES. Claro, daquele jeito Konami de ser, mas que nos traz algumas reflexões sobre os caminhos que a franquia pode seguir.  

Trata-se de uma entrevista ao produtor da franquia PES, Seitaro Kimura, à revista Play Magazine.  

Seitaro Kimura – Produtor do PES (Konami)

Segundo a matéria, Konami revela sua ambição de criar o PES mais bonito de todos os tempos no PS5. Seguem os principais pontos destacados na matéria.  

Playstation 5 e seus desafios

“Acho importante poder experimentar a emoção e a sensação de realização que o futebol tem, no game”, diz Kimura quando perguntado o que um jogo de futebol da próxima geração do PS5 precisa oferecer. “Sem falar em poder jogar em fotorrealismo …” ele provoca. 

Falando especificamente sobre o desafio de atender às expectativas para um jogo de PS5, e o desejo de fotorrealismo, Kimura revela a visão da equipe sobre o início da era do PES no console de nova geração da Sony. 

De cara, já quero chamar atenção para dois pontos, um mais objetivo e outro que ainda me deixa apreensivo:  

  1. O mais objetivo é que, também na próxima geração, Playstation 5 parece ser continuar sendo a referência da franquia. Durante toda a matéria simplesmente não é mencionado o termo Microsoft, muito menos XBOX.  
  2. O segundo ponto é que se percebe a preocupação do produtor em focar num jogo projetado para a nova geração. Isso aumenta ainda mais os rumores de que NÃO tenhamos o PES 2022 para a geração anterior (PS4 e XBOX One), pelo menos não baseado num novo conceito. 

Apesar desses e de outros indícios, ainda prefiro esperar mais. Ainda não consigo visualizar um PES 2020.2 para PS4 e XBOX One.  

Como jogador, torço para que a Konami desenvolva o melhor que ela conseguir, e diante dos novos consoles não tem como não acha que é neles que ela tem que focar.  

No entanto, seja por conta do contexto pandêmico que estamos passando, pesando ainda mais no bolso dos gamers que desejem comprar um novo console. Ou por conta da ausência de medidas por parte da Konami, afim de incentivar a migração de seus jogadores para os consoles mais atuais, oferecendo-lhes algum tipo de benefício na versão atual (PES 2021).

Ou seja, quem joga PES 2021 no PS4, vai encontrar praticamente o mesmo jogo no PS5, claro, com melhorias basicamente atribuídas ao maior poder de processamento do novo hardware. Fico temeroso quanto aos planos da Konami nesse processo de transição, não só em relação a mudança de geração de consoles, mas para quem joga PES, principalmente, por conta da transição de Engine.  

Spider Man (PS5 vs PS4)

“O desempenho do PS5 é incrível e, ao mesmo tempo em que nos beneficiamos dele, enfrentamos muitos desafios e sentimos que estamos nos aproximando do próximo nível passo a passo”, diz ele, antes de explicar melhor.  

“Porém, por melhor que seja o desempenho do PS5, existem várias restrições e, portanto, acho que é um caminho extremamente difícil para chegar ao próximo nível. Isso porque o fotorrealismo que almejamos é exatamente a reprodução do real o próprio mundo. 

Esse tipo de comentário me traz mais dúvidas do que esclarecimentos. Esse foi um dos motivos que fez sair do meu “sarcófago”, para dar a minha opinião sobre o tema, tipo.  

  • Que o PS5 tem desempenho incrível, isso ninguém duvida. 
  • Achei de uma sinceridade honrosa do produtor, compartilhar do sentimento desafiador que é criar um jogo de futebol praticamente do zero, principalmente por se tratar de uma franquia com mais de 25 anos de existência. 
  • Também fica latente a importância que a Konami está dando ao fotorrealismo.  

Mas assim, alguma novidade nessas informações?  

Por mais que sejamos meros gamers, alguém achava que seria tarefa fácil?  

Alguém esperaria que um produtor de franquia, chegasse a público para dizer que eles não almejam gráficos melhores?  

A questão é que, de todos os problemas que o jogo tem, gráfico parece não ser um deles.  

Com o poder de processamento da nova geração, e pelo bom trabalho realizado pela Fox Engine, no quesito gráfico, é quase que uma obrigação por parte da Konami, trazer um fotorrealismo ainda melhor.  

Isso realmente me preocupa! Ainda mais sabendo que a Konami praticamente abriu mão da geração atual, com a justificativa de que estaria desenvolvendo o próximo jogo. 

Então falar dos desafios e dizer que almeja gráficos surpreendentes a essa altura do campeonato, é pura redundância.  

Em busca do próximo nível

PES 2022

Kimura segue apontando como sendo um grande desafio a busca do realismo em jogos esportivos: enquanto os jogos de tiro e os RPGs, que têm como base um mundo de fantasia, podem nos enganar para aceitar algo como real, pois suas localizações são imaginárias, jogos de futebol como PES 2022 precisam recriar o mundo, as estrelas e os estádios que conhecemos na vida real. 

Kimura explica: “Esse [próximo nível de realismo de nível] inclui a atmosfera do estádio e os torcedores entusiasmados, as expressões faciais apaixonadas dos jogadores, a textura da pele e do cabelo e o movimento detalhado de seus músculos e suor. Até as costuras dos uniformes. “ 

Compreendo perfeitamente, como gamer é claro, o que deve ser difícil recriar toda atmosfera de um jogo de futebol. Sempre fui daqueles que defendem a tese de que, uma Take-two, por exemplo, por fazer o melhor jogo de basquete, não teria necessariamente o mesmo êxito, caso resolvesse fazer jogo de futebol.  

Não é à toa que temos apenas duas grandes franquias do gênero, Konami e EA. Tenho certeza que falta de vontade por parte de outras produtoras, em criar um game baseado no esporte mais popular do mundo e que arrecada fortunas, não é. Queria eu que tivéssemos uns 10 jogos de alto nível, voltados ao futebol.  

Entretanto, o ponto onde quero chegar é que, para mim, parece mais uma justificativa do que ainda não foi alcançado, e não uma apresentação do que uma apresentação do que teremos de fato no game.  

E pior, pelo o que está sendo dito, não me parece que será alcançado nessa próxima versão (PES 2022). Se tomarmos como base o período de lançamento das últimas versões (PES 2018: 12/9 -PES 2019: 28/8 -PES 2020: 10/9), estamos a cerca de três meses do lançamento. Em termos de tempo, isso não parece ser nada, quando se tem tantos desafios a cumprir.  

Dá para confiar na Konami?

O desenvolvedor do PES 2022 diz que fazer o novo jogo fotorrealista é um processo cumulativo, no qual cada detalhe aumenta a sensação de realismo. “Podemos dizer que o fotorrealismo só poderia ser alcançado reproduzindo todos esses fenômenos”, diz Kimura, acrescentando: “E para chegar lá, precisamos enfrentar ainda mais desafios. 

Na minha opinião, temos ainda outro problema. Ao longo dos últimos anos, infelizmente, passei a acreditar cada vez menos nesse efeito acumulativo. Não porque isso não seja verdade, o produtor está certíssimo. Realmente, como gamer, de modo geral, quanto maior for o número de elementos que compõem a cena de jogo, melhor.  

No entanto, a Konami não vem se demonstrando cumpridora de suas promessas.  

Não jogo a Master Liga (ML) há anos. Mas nem por isso ninguém vai me fazer esquecer da promessa de uma ML renovada ao longo de três anos. Promessa que foi interrompida no segunda ano, com nível de modificações bem longe do que fora prometido.  

UM NOVO MUNDO  

Unreal Engine no Playstation 5

Já vimos em outros jogos esportivos como a atenção às pequenas coisas pode aumentar drasticamente o senso de realismo. Por exemplo, o foco do NBA 2K 21 na Al da multidão e nos detalhes mundanos de um vendedor de cachorro-quente misturado à multidão ou fãs saindo durante os intervalos da ação, aumenta a sensação de credibilidade. 

“Na minha opinião, trata-se de recriar o próprio mundo real”, diz Kimura, que acrescenta que a atenção aos detalhes no PES 2022 será uma mistura de reações do jogador e comportamento expressivo, bem como animação da multidão e do estádio. “A definição geral seria reproduzir uma expressão de ação ao vivo, no entanto, que por si só pode levar a um mundo inorgânico e imperfeito. Acreditamos que o ‘fotorrealismo’ será completado com a adição de vários elementos para impressionar os usuários […]  

Usuários sabem o que os jogadores parecem, viram os torcedores entusiasmados e sentiram o clima do estádio. Portanto, o engano virtual é muito mais difícil. No entanto, é exatamente por isso que sentimos que vale a pena o desafio neste campo.” 

Gostei dessa parte onde o produtor reforça a intenção da Konami em focar no mundo real. Mas não estou nem me referindo ao fato de que os jogadores no game serão ou não, parecidos com o da vida real. Até porque acho que a Konami vai tirar isso de letra e teremos um ótimo trabalho nesse aspecto.  

Mas fico feliz em saber que o pensamento mais explorado até o momento, foi o de quem busca algo cada vez mais próximo ao mundo real.  

Isso parece até óbvio para a maioria, mas confesso que tenho um medo danado de que Konami queira seguir o mesmo caminho da concorrência, também no conceito gráfico, e principalmente, na física do jogo e movimentação.   

Usei a palavra “também”, pelo fato de que, na forma de ganhar dinheiro a Konami já meio que dorme e acorda, querendo fazer o mesmo que a EA. Por isso torço para que nesses aspectos que citei, ela mantenha sua essência e trace seu próprio caminho.  

Unreal Engine

Unreal Engine

Alcançar o fotorrealismo com PES 2022 é “realmente difícil”, admite o desenvolvedor, mas diz que usar o Unreal Engine está permitindo que a equipe alcance resultados. 

Ficando técnico, ele nos diz. “Um exemplo específico é que, com o Unreal Engine, os designers podem realizar várias tarefas sem a ajuda dos programadores usando o Blueprint. Fazendo isso, acreditamos que podemos melhorar a velocidade de produção, aprimorar as habilidades de designers individuais e receber muitos outros benefícios.” 

Pois é, pesquisando, mas sobre a Unreal, esse parece ser um trunfo que a Konami tem pela frente. Além de já ser bem consolidada no mundo da programação, principalmente pela sua versatilidade, a Unreal Engine se apresenta no cenário atual, como uma das mais inovadoras, inclusive com patentes de ferramentas próprias, que podem se tornar tendência, substituindo as já existentes.  

Mas volto a dizer, ainda não sinto segurança na fala do produtor, quando tomamos como meta de prazo, o PES 2022. Ainda tenho a impressão que ele tem em mente um futuro a médio-longo prazo. 

TRICK SHOT  

Alcançar o fotorrealismo também requer conhecimento do mundo real, e recriar como pensamos que vemos o futebol vai além de apenas realizações técnicas. 

“Claro, fatores como iluminação, animação, taxa de quadros e resolução são muito importantes e necessários, mas isso não é suficiente, compartilha Kimura.” Além desses elementos, devemos ter o conhecimento e as habilidades de uma câmera para revelação de fotos a fim de obter fotorrealismo. Aprendemos como uma lente real captura a luz e outras características e consideramos que expressar esses fenômenos é importante.” 

Realmente, esses também são aspectos importantes para a imersão do jogador na atmosfera do game. Algo que já se tornou para lá de enfadonho na Fox Engine. Porém, mais uma vez tenho a impressão que o produtor está numa sala da turma inicial de programadores de gamers, comentando o que um jogo ideal deve ter, sem especificar o que teremos no próximo jogo da franquia.  

Isso não seria nenhum problema se não estivéssemos praticamente a alguns meses do lançamento. Ou será que a Konami pode pregar uma surpresa pra lá de desagradável para todos nós, e adiar o lançamento. Cara, eu não me surpreenderia.  

Gráfico não é tudo!

A maneira como Kimura fala sobre alcançar visuais realistas no PES 2022 nos leva a esperar algo incrível da próxima versão da série no PS5. O desenvolvedor sugere que, com esses gráficos aprimorados, quaisquer erros na realização de uma recriação real do futebol serão perceptíveis. A equipe está trabalhando duro para mesclar a jogabilidade fluida vista nos dois últimos excelentes lançamentos do PS4 com animação fotorreal e modelagem. 

E aí surge mais uma dúvida/preocupação. Tomara que o termo “mesclar” esteja relacionado com a combinação dos fatores citados: Jogabilidade e Gráfico.  

Mas se a Konami, diante desses desafios, resolver mesclar o “motor de jogo” (o que define de fato a jogabilidade do game) das versões passadas, com os elementos gráficos da nova geração? Até porque, creio que não há nenhum impedimento técnico para que isso ocorra.  

Nesse caso, no meu entendimento, seria algo muito frustrante.  

É óbvio que gráfico é algo muito importante. A questão é que o que prejudica a sequência de um game de futebol, é a jogabilidade.  

Repetições excessivas na movimentação, falhas no motor de impacto, tempo de resposta dos comandos, marcações imprecisas das infrações, etc., são muito mais importantes a médio-longo prazo, do que o novo penteado do Neymar.  

Então, já me seguro na poltrona, de tanta apreensão, quando vejo esse termo mesclar, na sequência de uma explicação dos desafios encontrados.  

“As animações são reais no momento da captura do movimento, mas como as animações são usadas no jogo é importante, e Al determina isso”, disse Kimura com perspicácia. “Se algo der errado aqui, os usuários não conseguirão se concentrar no jogo. É necessário que os jogadores escolham os movimentos certos no jogo para criar realismo. 

É óbvio que os caras já sabem disso. A dúvida é:  Será que dará tempo de ser implementada? Caso não seja possível, teremos nessa versão uma mescla de duas gerações? 

Propomos que o PES 2022 tenha a barba de Messi mais realista de todos os tempos. “É claro”, diz Kimura, “por favor, espere pela qualidade de Messi”, acrescentando: “Mas quanto às barbas, você terá que esperar para ver se Messi realmente tem barba quando o próximo título for lançado”. 

É disso que estou falando, de nada adianta um novo sistema gráfico que melhore a aparência da barba do Messi ou o balançar do penteado do Griezmann, se permanecermos com os mesmos problemas da geração passada.  

Caso isso aconteça, a sensação de um NOVO jogo, se perderá nos primeiros meses de vida. 

Segue a versão em vídeo!