PES tá mais vivo do que nunca! e Fim da fase de grupos na Copa América

 

Olá galera!

Em ritmo de São João, afinal nordestino que se prese, tem que dá uma parada pra degustar as comidas típicas da época….KKK. Dei uma paradinha pra trazer algumas notícias sobre nosso amado PES, e pra atualizá-los sobre a Copa América (PES Forum BR), que está rolando a todo vapor.

Sobre PES 2015 a única novidade é que no dia de ontem (22/6), a Konami lançou o anuncio da volta do DIA DO JULGAMENTO. Pois é, dessa vez não participarei do Campeonato nas primeiras divisões, pois não tenho tido tempo pra levar meu time, novamente a esse patamar. Pelo contrário, caí novamente pra Divisão 5 e tá osso subir. Mas estarei firme e forte no próximo dia 27, pra testar meu time e ganhar preciosos GP.

Aproveitando essa questão do GP, rapaz que desafio é esse Rei dos Reis? Cara, não teve jeito e depois de dois fracassos, tive que colocar praticamente meu time titular. Aproveitei pra prestar atenção em algo, a IA do CPU nesse nível está muito boa. Tipo, se cobrimos um lado, o adversário sai por outro, se fechamos o corredor, eles vêm pelo meio, sinceramente gostei muito do nível de desafio.

Já sobre PES 2016, algo que era pra ter falado no último post e acabei esquecendo. Sobre a possibilidade de inserção de arquivos de imagens no PS4, acho que todos já receberam a adição de uma nova ferramente (aplicativo) no seu PS4.

Trata-se do Reprodutor de mídia, onde só agora (pois já faz tempo que isso é possível no PS3) poderemos reproduzir arquivos de vídeo, imagem ou áudio no PS4. Então não sei se isso já estava programado pela Sony e a Konami meio que pegou uma carona, pra resolver seu problema. Ou talvez, a Konami tenha dado uma forcinha pra que isso fosse lançado antes do seu game. Mas o fato é que esse é o indício mais concreto da real possibilidade de se importar imagens para o PES 2016.

Ainda sobre PES 2016 e ainda apurando os resquícios da E3. Gostaria de compartilhar mais uma entrevista, divulgada na manhã de hoje (23/06) pelo canal do Sebastian Fernandez (Youtuber com canal voltado para futebol digital) e que em parceria com Robbye Ron (figura muito próxima da equipe PES TEAM), entrevistaram o Erik Bldinieres (o cara que dita as regras no PES).

Então como é de costume, tentarei contextualizar a entrevista, que está em espanhol, e farei algumas considerações (negrito), quando achar necessário.

A entrevista!

Como todos já sabem o assunto “Licenças” não será comentado pela Konami, até a Gamescom.

Erik começa a entrevista fazendo uma breve reflexão do que está sendo feito na franquia, desde que assumiu o posto de Diretor global de PES.

Ele (Mexicano) explica que pela primeira vez, tem-se um cidadão não japonês a frente da franquia. E aproveita pra nos dar uma novidade, pois além do Adam Bhatti (Gerente de marca, na Europa), o brasileiro Andre Bronzoni, que era responsável pela marca aqui no Brasil, responde agora pelo posto de Gerente de marca, nas Américas.

Então galera, com isso temos dois latinos em postos de destaques na franquia, algo muito bom pra nossa pretensões, não acham?

A entrevista segue com o Robbye ironizando sobre os rumores de que “PES estava morto” e que o “2016 seria o último, e que após isso a Konami se dedicaria apenas ao mobile”.

Erik, após relatar que até sua família lhe perguntava sobre os tais rumores, com medo que ele perdesse o emprego…kkkk, deixa bem claro, que não passavam de rumores. E que a empresa fez questão de não rebatê-los de imediato e que deixou pra dar a resposta, assim como fez nas últimas semanas, com muito trabalho e com o resultado que todos começaram a ver, desde as primeiras divulgações (dia 10/6) do que seria PES 2016.

Como o próprio Erik deixa transparecer na entrevista, a Konami acabou aproveitando esses comentários negativos, mas que dessa certa forma, chamava atenção para o game. E o transformou em uma bomba de algo positivo. Tipo, era um momento em que todos estavam atentos a franquia (mesmo de um forma negativa, mas estavam).

Então quando foram mostradas as novidades, isso surgiu um efeito contrário e talvez, bem mais impactante, que se não houvesse todo esse buchicho. Se essa realmente foi a estratégia da equipe do Erik, parabéns, pois parece que realmente surtiu efeito.

Erik resumi esse assunto, com um frase: “Se nossos concorrentes estavam celebrando, celebraram antes do tempo. Pois PES está mais vivo do que nunca”.

Ele segue falando que em 10 anos nunca se promoveu tanto, o PES, como está sendo feito agora. Pela primeira vez a Konami abre as portas, pra que o game seja testado logo de inicio. E ainda reforça “Estamos muitos seguros do que será PES 2016” e isso é apenas o começo.

O próximo tema da entrevista é a PES LEAGUE.

Então ao ser perguntado sobre o evento, Erik fala que o campeonato realmente foi um sucesso e que teve um grande desfecho, sendo realizado junto com a final da Champions League. Mas que no próximo campeonato teremos algo muito melhor, com mais premiações, e a presença de grandes patrocinadores.

Sebastian tenta fisgar algo sobre licenças, mas como comentei acima, a Konami não revela nada, a não ser o que já foi confirmado (Competições da UEFA, Libertadores e Sulamericanas). Porém Erik solta que que nenhuma licença será perdida, e que podemos aguardar novidades.

Como todos sabem, Premier League e Bndesliga, não podem ser. Então acho que quando ele fala em novidade, acho que é algo realmente novo. Tipo, uma liga que nunca fez parte de PES. Vamos aguardar um pouco mais.

Quando perguntado sobre a exploração da marca PES, mas especificamente sobre a marca de 20 anos da franquia. Erik cita que vários produtos estão sendo vendidos a nível de Europa, mas a intensão é que esses produtos sejam expandido para o resto do mundo.

Acho que amanhã a Konami divulga uma especie de edição de 20 anos do game. Fiquem atento ao nosso Facebook.

Robbye Ron pergunta sobre os produtores Japoneses, “Não vejo nenhum aqui presente”, fala o Robbye.

Erik lembra que o Manorito Hosoda é a “cabeça” na produção de PES, e que ele está presente.

Particularmente acho que a Konami quer aos poucos tirar a imagem de um empresa excessivamente Japonesa, mas precisamente Oriental. Não é de hoje que a Konami passa uma imagem de uma empresa distante de tudo e de todos, e dessa forma, tem dificuldades em entender nossos anseios.

E de fato isso prejudicou muito a empresa nos últimos anos, em não manter os olhos atentos ao que se passava ao seu redor.

Um das minha principais crítica e acho que de todo mundo que joga PES, é a respeito do marketing da Konami. Mesmo sabendo que ainda continua bem a quem do que gostaríamos e a do que empresa precisa, percebo que desde PES 2015 a coisa vem sendo feita bem diferente dos últimos anos. Percebo hoje, uma Konami oxigenada, com novas pessoas em seu comando e principalmente , com nova visão de empresarial. Trazendo mais do que nunca, seus fãs para perto de si.

É claro que isso não ocorre do dia pra noite, pois o leite derramado não pode ser mais reaproveitado. A Konami tem que começar do zero, e sinceramente acho que isso está sendo feito. Muitos falam que o jogo tá igual, sem nem ter jogado. Mas o que encontramos em depoimentos de quem jogou é que temos sim, outro jogo maravilhoso, com uma fluidez nunca antes vista na franquia.

E pra terminar, gostaria de ressaltar uma coisa, o Sebastian, apesar de ter vídeos de PES em seu canal, é bastante conhecido e assumidamente jogador de FIFA (fica claro isso no final da entrevista e óbvio, no seu canal). Mas que deixa claro na entrevista, seu agrado pelo jogo da Konami.

“Ah Cicero, ele deve ter sido comprado pela Konami”. Sei lá, pode até ter sido, mas acho que os fãs do seu canal não ficariam tão satisfeitos com tal atitude. Então além de não ser uma atitude inteligente, pelo o que acompanho do cara, ele parece ser uma pessoa séria.

Mas enfim galera, fiz questão de trazer essa entrevista, só pra mostrar pela boca de quem manda, que “PES TÁ MAIS VIVO DO QUE NUNCA!”

Vídeo da entrevista

 

Sobre a Copa América (PES Forum BR) que está sendo disputada entre jogadores do PS3 e PS4, assim como na vida real, teve sua fase de grupos encerrada.

Então, apesar das dificuldades no agendamento dos horários das partidas, o campeonato está sendo muito divertido. E pelo envolvimento e depoimento da galera que tá participando (as vezes mais de 1000 mensagens por dia, no Whatsapp), também acho que esse é o pensamento de todos.

E tá rolando de tudo, goleada de 10×1, Brasil sendo eliminado e Jamaica passando, etc. Isso tudo regado a muita resenha no grupo. Aqueles que não participaram, só lamento.

Particularmente, meu objetivo é não fazer feio e não perder de muito pra essa galera, que além de jogar muito, também é muito gente boa.

Aproveito pra dizer, que assim que terminarmos esse, teremos na sequência um campeonato baseado na Eurocopa. Como a próxima Euro, é só ano que vem, faremos baseado na tabela de 2012 (muito seleção boa). Fiquem atentos a mais detalhes nos próximos posts.

Ah, quem quiser acompanhar todos os detalhes sobre o campeonato, temos uma planilha completíssima, montada pelo camarada Guilherme, no link Campeonatos, no menu do blog.

Gostou? Deixe seu Like e compartilhe nas redes sociais!

Você pode gostar...