[ATUALIZADO] Raio X da atualização das faces na DLC 4.0 do PES 2018

Nesse post resolvi traçar um perfil do senário que envolve os jogadores que tiveram suas respectivas faces, atualizadas pela DLC 4.0 do PES 2018.

Ao longo da semana a Konami já havia divulgado 45 faces, das cerca de 90 faces, que teremos na atualização da DLC 4.0. Quem ainda não viu, confere a apresentação abaixo.

[ATUALIZAÇÃO]

Essa são todas as faces atualizadas, após a DLC 4.0. 

Lembrando que o nível de variação para alguns jogadores, após essa atualização, é bem pouco. Já para outros, a mudança é drástica.

Mas para quem está curioso para saber quais os demais jogadores que serão atualizados, segue uma imagem, onde estão apresentados todos os jogadores da atualização.

Salientando que a origem da lista, pertence ao fórum do site jeuxvideo.com. Porém, coloquei a lista de uma forma mais apresentável.

PES FORUM lista-de-jogadores-dlc-4

Mas quem frequenta o PES FORUM a um certo tempo, sabe que geralmente procuro ir mais além, nesse tipo de informação.

Então, vamos lá, brincar um pouco com os dados!

Primeiro vamos transformar esse monte de nomes, em números, em função das ligas presentes na atualização.

PES FORUM faces-por-liga-2

Olhando para imagem acima, percebemos que a Premier League foi a liga que teve mais jogadores atualizados (29%). Na sequência temos, Outros times (Europa) – 16%, seguido pela Liga italiana (Serie A) – 15%, Liga 1 (12%) e a La Liga (10%). Esses percentuais correspondem a 26, 14, 13, 11 e 9 jogadores, respectivamente.

Com isso, percebemos que apesar de não ter a licença da Premier League, a Konami segue firme, investindo nos jogadores da Liga inglesa. Algo perfeitamente compreensivo, tendo em vista ser hoje, a principal liga do futebol mundial.

Agora vamos olhar mais para os times desses jogadores atualizados.

Os times com mais jogadores atualizados, são, Schalke 04 e o Arsenal, com 7 e 5 jogadores, respectivamente. Nesse caso, a parceria com os dois clubes, facilita todo o trabalho.

Burnley, Lyon, Udinese, Boca Juniors e River Plate, têm 3 jogadores atualizados, cada um.

Leicester City, Manchester City, Southampton, Watford, PSG, Saint Etienne, AC Milan, Inter Milan, Sampdoria, Barcelona, Villarreal, Dortmund e Polônia, têm 2 representantes, cada um.

E os demais times, têm apenas 1 representante, cada um.

De maneira geral, olhando com mais atenção os jogadores escolhidos pela Konami, percebi as seguintes prioridades, no processo de escolha:

– Parceria – Quando existe uma relação de parceria entre a Konami e o clube, é de se esperar que esses clubes tenham mais jogadores atualizados, por conta da facilidade que deve existir, na liberação dos direitos de imagem desses jogadores.

– Jovens promessas – Se vocês olharem a lista com atenção, virão que existem muitas jovens promessas, que já fazem a diferença em seus respectivos clubes, e em alguns casos, até nas suas seleções.

Muitos dessas jovens jogadores, ou já foram chamadas para as suas respectivas seleções, ou estão sendo observados para a Copa do Mundo desse ano.

Na seleção brasileira, por exemplo, Jorge (Monaco), Malcom (Bordeaux) e o Richarlison (Watford), estão sendo observados pelo Tite. O Jorge até já foi convocado para substituir o Filipe Luís, que havia substituído o Marcelo, que também já havia sido cortado por lesão.

E como não citar o Vinícius Júnior, que mesmo não sendo convocado para a seleção principal, desponta como uma futura grande promessa do futebol mundial. E de quebra, ainda faz parte de um time parceiro da Konami, que o caso do Flamengo.

Associe a essas questões, a provável facilidade de se negociar com jovens promessas, onde eles ainda buscam um lugar ao sol. Bem mais fácil do que negociar com um medalhão, não acham?

– E o terceiro critério, é obvio, seria a fama do jogador. Casos como os do Harzad, Rakitic e Lassana Diarra, são exemplos de jogadores consagrados, que também tiveram suas faces atualizadas.

Porém, esses jogadores já tinha ótimas faces, e fazem parte daqueles casos, onde a mudança é bem sutil.

Esses são, na minha opinião, os critérios que a Konami deve utilizar, na hora de decidir quem vai ter a face atualizada.

Nessa pegada, a cada DLC, a Konami atualiza seu banco de dados, e deixa o jogo, cada vez mais próximo do que deve ser, em termos de jogadores.

Lembrando que o fato de um time não constar nessa atualização, em alguns casos, é simplesmente pelo fato deste já está bem atualizado.

Mas é claro que, em alguns casos, a Konami deixa passar vários jogadores, que perfeitamente se enquadrariam em dos critérios que citei.

Por mais que muitos só pensem em criticar, dizendo que atualização de face só serve pra encher linguiça. Procuro olhar as coisas como sempre faço, além do óbvio!

Com esse tipo de atualização, já vou tentando vislumbrar os planos futuros da Konami. Tipo, se a Konami investe nesses jogadores, e consequentemente, nos times que compõem as principais ligas de futebol do futebol mundial, é sinal que ela tem sim, planos para continuar investindo nesse tipo de conteúdo do game.

Enfim, por enquanto é isso, galera! Deixem aí o que acharam de tudo isso.

Gostou? Deixe seu Like e compartilhe nas redes sociais!

Você pode gostar...