Resposta da Konami, sobre o caso “Hideo Kojima”

 
Olá galera!
 
Desde ontem (19/03) surgiram diversos comentários, sobre a possível saída de Hideo Kojima da Konami. 
 
“Como é Cicero, Hideo…quem? Já ouvi falar do cara, mas não sei de quem se trata.”
 
Hideo Kojima é um dos mais conceituados designer gráfico, no mundo dos games. Já foi foi vice-presidente da Konami Japão, e atualmente é diretor-executivo e chefe de estúdio da Kojima Productions. 
 
Hideo é criador de diversas franquias de games, porém, sem sombra de dúvidas, tem em METAL GEAR SOLID (MGS), seu carro chefe e grande criação. Apesar de ser o grande criador de MGS, o jogo é uma produção da Konami. 
 
“Ah Cicero, então é essa relação: Hideo x Konami?”
 
Mas não é só uma simples relação. Desde o MGS 4 Hideo introduziu a FOX ENGINE (produzido pela Kojima Productions). A ideia de Hideo é que sua ENGINE, seja a melhor do mundo, pelo fato de ser multi-plataformas e multi-jogos. 
 
Foi nesse pensamento que a Konami, em parceria com Kojima Productions, decidiu implantar a FOX ENGINE, no PES 2014 e dá sequência em PES 2015. E com isso, a participação de Hideo na Konami (que já era grande, por conta de MGS) ficou ainda maior. Nas últimas décadas ficou difícil de se falar em Konami e não se lembrar de Hideo Kojima. 
 
Porém, pelo últimos acontecimentos, parece que tal parceria sofrerá alterações. 
 
Como todos sabem, não tenho fontes secretas, nas quais não possa divulgar os nomes, para que possa fazer minhas análises e divulgar meus posts. Basicamente tudo que escrevo é baseado no que leio, lapidado pelo conhecimento adquirido por uma geração, jogando PES.
 
Porém, sempre me preocupo com a fonte, na qual tiro minhas observações, e faço questão de divulgá-las. 
 
Então, vários portais divulgaram em funções de alguns indícios, da não mais, parceria Konami x Hideo. Alguns ordinários (momento cumpade Washington…kkk), aproveitaram e ainda aproveitarão muito, pra dizer que será o fim de MGS e que o fim de PES está marcado. 
 
Pra esclarecer melhor esse assunto, resolvi trazer partes do post de um dos mais conceituados portais, no mundo do game, que é o IGN.
 
Segundo o portal, tudo começou quando usuários verificaram que o nome de Hideo, não constava na arte conceitual (espécie de encarte) de METAL GEAR SOLID V. Também não constava o crédito para Kojima Productions e em seu lugar, tínhamos: Konami Los Angeles Studios. 
 
 
Então após os diversos rumores da separação a Konami, no dia de hoje (20/09), cuidou rapidamente de esclarecer os fatos, trazendo a sua real situação. 
 
 
 
“Em resposta aos recentes acontecimentos, nós lançamos uma declaração conjunta, com Hideo Kojima. Por favor, leia mais aqui…”
 
A declaração tem mais a ver, com METAL GEAR SOLID, mas tem o intuito de esclarecer os boatos sobre o Hideo:
 
No texto a Konami deixa claro que MGS V, será lançado como planejado, a partir de 1/09/2015. E que HIDEO KOJIMA, continuará a participar em todos as etapas. 
 
Segundo a nota da Konami, HIDEO KOJIMA afirmou que: “Quero tranquilizar os fãs, dizendo que estou 100% envolvido e vou continuar trabalhando em MGS V. E estou determinado a fazer o melhor jogo que eu já dirigi, até o momento.
 
Além disso, a Konami vai continuar a desenvolver e distribuir conteúdo de qualidade superior, na série MGS V. Prevemos e aprecio muito, seu apoio contínuo a série.
 
Enfim galera, como vocês podem observar, o Hideo Kojima ainda tem grandes parcerias com a Konami. Porém como diz o ditado “Onde há fumaça, há fogo!”, e particularmente acho que essa parceria, não será mais a mesma.
 
Como falei no começo do post, Hideo tem muita participação dentro dos projetos de maior destaque da Konami. Portanto é mais do que natural, que em qualquer alteração, surja diversas especulações. 
 
Um dos indícios para isso, e que levantou à toda essa especulação, foi o fato da Konami ter divulgado seu novo organograma, para as diversas funções na empresa, e o nome do Hideo, não consta. 
 
 
 
 
Então meu povo, ainda escutaremos ou veremos, verdadeiras ladainhas. De pessoas, sem nenhum compromisso com a verdade, se aproveitando de uma situação, que chega como um prato cheio, para quem quer manter-se do lado negro da força. 
 
Dificilmente uma empresa, seja qual for o segmento, tem em toda sua trajetória, pautada em uma única figura. Provavelmente o Hideo está procurando o que melhor para sua produtora e interesses, assim como a Konami. Está muito cedo para afirmarmos que é o fim da parceria, e se for, não vejo isso como um passo atrás. 
 
Hideo tem sua FOX ENGINE, mas é de seu interesse tê-la atrelada a grandes franquias, como METAL GEAR SOLID e Pro Evoltuion Soccer, que continuaram sendo da Konami. Resta saber, quais os planos da Konami para os dois jogos? Onde Hideo entraria, apenas com sua ENGINE (caso a parceria acabasse)? 
 
As vezes falamos de um empresa de renome mundial, como é o caso da Konami, com cerca de 45 anos de existência. Como se fora uma fabriqueta amadora de jogos para dispositivos móveis. 
 
Então, tenham calma galera, essa história está só começando e ainda teremos muitos capítulos pela frente. Para que entendamos melhor, quais são os reais planos, tanto por parte da Konami, como por parte do Hideo. 
 
Lembrando que qualquer coisa, baseadas em fontes e fatos fictícios, trata-se de mera especulação.