Rumor sobre possível game de futebol da 2K, não passa de mal-entendido

Não é de hoje que escutamos que tal produtora fará um novo game de futebol, para concorrer com FIFA e PES.

Ao longo desse anos, percebo que na medida em que determinada produtora se destaca, com um determinado jogo, novos boatos aparecem.

Acho extremamente normal, principalmente com os deslizes da EA com FIFA, e principalmente com a escorregada, seguida de queda, e levantada da Konami, aos longo desses anos. Que tais rumores surjam, na medida em que determinada produtora se destaque, com um determinado game. Mesmo que ele não tenha nada a ver com o gênero (jogo de esporte).

E vou mais além, pois ao meu ver, não é só uma questão do jogo ser do gênero, esporte. Pelo fato de estarmos falando de um esporte específico, Futebol.

Mas de todos esses boatos, uma empresa que sempre aparece na lista de rumores, é a 2K.

A 2K Games é uma desenvolvedora, comerciante, distribuidora e editora americana de videogames, como Biosho, comerciante, distribuidora e editora americana de videogames, como Bioshock, Borderlands, Civilization V, The Darkness, NBA 2K e, mais recentemente, WWE 2K. A 2K Games é uma subsidiária da Take-Two Interactive. Foi criada em 25 de janeiro de 2005, após a Take-Two ter adquirido a desenvolvedora Visual Concepts e sua subsidiária integral Kush Games da Sega por $24 milhões.

(Fonte: Wikipedia)

E é justamente pela série de esportes, que a produtora sempre é lembrada, quando fala-se em jogos de esportes. Principalmente pelo seu jogo de basquete, que simplesmente enterrou o antigo NBA Live da EA Sports.

Particularmente, joguei muito game de basquete na minha adolescência. E nesses jogos, incluam o NBA Jam (também da EA) e o divertidíssimo Space Jam (jogo com os personagens da Warner Bros). Joguei também o o NBA Live, e é claro, o NBA 2K. Pra essa nova geração de consoles, tenho o NBA2K 2015 para PS3, que ganhei como jogo do mês, na PSN PLUS.

E realmente, quando o assunto é basquete, não tem pra ninguém, o game realmente não tem concorrente. É como se fosse um Winning eleven, nos seus tempos áureos.

Pra quem ainda não conhece a série, ou até mesmo pra quem conhece, pois vale muito a pena. Deem uma olhadinha no NBA 2K 2017, e sintam o drama…rsrs. De fato é o que temos de mais perfeito, num jogo de esporte, associando o mundo virtual do real.

Porém ainda não será dessa vez, que veremos a empresa concentrada num jogo de futebol.

 

Tudo começou com uma simples postagem do Thirry Henry no Twitter.

thierry henry

Na mensagem ele diz que estará num jogo de computador, e que todos saberão em breve…

Pronto! Isso foi suficiente para a galera, já começar a especular. FIFA Legends? Isso e aquilo…

Mas aí algum atencioso, percebeu a imagem no canto inferior direito (3 pontos, envolta de um ponto central). Como essa marca, também está presente nos eventos de captura, utilizados pela 2K. Log deduziram que a 2K, estaria produzindo o game de futebol.

Abaixo, segue outra imagem, com o processo de captura de movimentos do game WWE (produzido também pela 2K). Percebam as mesmas marcas em volta da cápsula de captura.

wwe

Entretanto, o próprio ex-jogador esclareceu a situação, quando publicou no twitter, um vídeo de divulgação da próxima versão do game. Twitter do Henry

 

henry 2

Portanto, trata-se apenas de um vídeo promocional, divulgando o NBA 2K 2017. Onde o jogador, provavelmente fará uma participação no game, e por isso teve seus movimentos capturados. Link do vídeo

Portanto meus caros, concreto mesmo só o relançamento do Kick Off, que pelas primeiras imagens….deixa pra lá…

kick off

Muita gente se espanta quando falo que gostaria de um novo game de futebol. Amo jogar PES, mas acima de tudo, amo jogar futebol. E por acaso, a Konami faz o jogo que mais gosto de jogar.

Mas pra nós consumidores, que gostamos desse tipo de entretenimento, sempre será benéfica, uma nova concorrência.

Mas à 1 ano atrás já falei sobre essa questão. E vou repetir algumas coisas que falei na época:

  • Futebol não é basquete!

Portanto, não é a mesma coisa, pra uma desenvolvedora, fazer um jog, onde a bola tem um ponto fixo como destino (a sexta). E fazer um game, onde a bola pode tomar inúmeros destinos (o gol).

Acho que no basquete, devem existe duas intensidades de arremessos (forte e fraco).

As jogadas num game de basquete, são baseadas em combinações de botões, que liberam jogadas pré-programadas. Vai fazer isso num game de futebol! Quem se propõe a fazer um game de futebol, tem que se preocupar com o improviso, o inesperado. É isso que esperamos no game.

No basquete a bola está quase todo tempo, presa ao jogador. Imaginem isso num jogo de futebol! No ISSS era assim.

  • No futebol, tudo é grandioso!

As dimensões do campo x quadra, é outro fator que ao meu ver, interferem na dinâmica dos dois tipos de game. E influenciam totalmente no gameplay.

Não se precisa simular textura de gramado, muito menos grama voando.

A quantidade de atletas é infinitamente maior, no futebol. Digamos que um time de basquete (titular e reserva) tenha 12 jogadores. Na NBA temos 30 times, mas considerando os times lendários que geralmente estão presentes no game, vamos arredondar pra 50 times. Isso dá um total de 600 jogadores.

Uma liga de futebol com 20 clubes (falei apenas 1 liga), onde cada clube tem 20 jogadores, teremos um total de 400 jogadores. Ou seja, uma liga e meia, no futebol, tem o mesmo número de atletas de um jogo de basquete. Salve engano, PES 2016 tem mais de 13 mil jogadores.

Imagine se a Konami tivesse apenas 600 jogadores para personalizar. Teríamos lágrimas nos olhos do jogadores, ao perder um pênalti.

O número de torcedores num jogo de basquete, também é muito menor. Imaginem a FOX Engine, concentrada numa área de 15% do Maracanã.

Ficaria até amanhã, falando das diferenças, que ao meu ver, limitam outras empresas, quando o assunto é game de futebol. Tenho certeza que as duas realidades, não são iguais, também em termos de programação.

Será, que se fosse tão simples criar um jogo de futebol, melhor ou igual ao PES, ou até mesmo o FIFA, já não teriam criado? Mesmo nos momentos de fraquezas das duas produtoras, ao longo de todo esse tempo?