Segundas impressões sobre PES 2016 e Novo sistema de comentário do blog

 

Olá galera!

Este post tem dois propósito, fazer algumas considerações sobre a lista de melhoria apresentadas pela Konami e também apresentar algumas novidades no blog. Tais como novo sistema de comentários e inclusão nova seção, para transmissão de links ao vivo.

Então vamos logo as minhas considerações baseadas, no que li por aí e o que percebi vendo e revendo os vídeos. Tentei agrupar por categorias, pra coisa fluir melhor.

Sistema avançado de colisão e Força Aérea

Quanto a essas duas questões, sem dúvida haverá melhoras significativas, dando uma melhor dinâmica ao gameplay. Porém ainda acho que existem algumas transições descontinuadas (mas nada que comprometa o gameplay, pelo menos a primeira impressão).

Acho que a dinâmica vai ser melhorada, pois para que as cenas (tais como, jogador reclamando dos encontrões ou queda do jogador, seguida de uma recuperação na jogada) deixa a entender que não haverá tantas intervenções, decorrentes do excesso de faltas marcadas e portanto a lei da vantagem deverá ser melhor aplicada. Não faz sentido adicionar essas animações e ter um jogo interrompido constantemente pelo excesso de faltas marcadas.

Confronto 1 vs 1 e Defesa perfeita

Não precisa dizer que esses dois pontos se complementam. Se por um lado a Konami tentou melhorar a agilidade nas passagens entre jogadores (acho que as fintas de corpo estarão bem mais fáceis de serem aplicadas). Por outro, ela tentou dar mais recursos ao sistema defensivo, onde podemos fazer intervenções mais contundentes, usando não só o carrinho ou ombro, mas o corpo inteiro.

 
Tô muito curioso pra ver isso, pois sou muito apaixonado por sistemas defensivos. Pra vocês terem ideia, não tem CR7, Robben ou Ibrahimović. Pra mim, um dos maiores jogadores que vi jogar, chama-se Roberto Carlos.

Inteligência Artificial e Player ID (Goleiros)

Quanto a IA, temos que ver se o que de fato foi melhorado. Pois por mais que se tenha testado, nada se compara as inúmeras situações, que os milhões de jogadores espalhados pelo mundo, aplicaram sobre o game. Então temos que ver como ele responderá.Já quanto a questão da novas adições, na movimentação e atitudes dos goleiros, achei sensacional. É algo que sempre sofremos, por não termos tanta variação.

Seria bom demais, termos um um Rogério Ceni, quase querendo ir cobrar o escanteio e correr pra cabecear ou por outro lado um Jefferson, que com seu jeito introvertido, quase não sai do gol, e nem por isso deixa de ser um ótimo goleiro.

Controle de celebrações

Devo confessar que isso é algo que já existe no FIFA, e que sempre quis no PES. Acompanhando essa linha de raciocínio de termos um jogo mais dinâmico e livre, a liberação das celebrações foi algo que veio muito a calhar.

Lembrando o seguinte, ao fazermos um gol, teremos algumas opções restritas e aparentemente não iremos ter cenas bizarras de ver um Ramires (um cara muito na dele) por exemplo, dançando Macarena. Pois pelo o que andei lendo, cada jogador terá um grupo restrito de comemorações, mas com a movimentação livre.

Nova Master League

Sobre a ML, que quase não joguei pois achei muito crua, as impressões são as melhores possíveis. O que me chamou atenção foi o maior nível de detalhes não só visual, mas também em relação as estatísticas dos times. Resta saber o quanto esses números de fato, interferirão nos times.Mas fica nítido que teremos infinitamente mais coisas pra fazer. Vi também um detalhe, que voltaram os gráfico de desempenho dos jogadores, no formato hexagonal (6 lados) , que era uma marca das versões passadas, foi deixada de lado (FIFA copiou) e agora está de volta.

Visual, Tempo dinâmico e Física da bola

Aproveitando a junção desses dois temas, não tem como não fazer o trocadilho, que falar do visual do PES 2016 é chover no molhado…kkk. O que já era bom, ficou ainda melhor, porém percebo que jogadores mais TOP têm maior nível de detalhes.Quanto ao clima dinâmico, é uma das novidades que mais gostei.

Resta saber o quanto irá variar essa intensidade, e em quantos períodos durante o jogo, isso vai ocorrer (se é que vão ser mais do que dois períodos). Tipo, vai ter sol e chuva? ou sol, chuva, e sol novamente? E como será a intensidade da chuva? Tomara que desse vez, coloquem a chuva do Norte do país e não mais a chuva do semiárido nordestino..kkkk.Sobre a física da bola, não sei vocês, mas no lance dá Juventus, em que o Liorente lança a bola pro Tevez é nítido o quique da bola é diferenciado. E esse é outro ponto que trás mais fluidez ao jogo.

myClub e transferência de imagens PS4 e PS3

Quanto ao myClub não tem muito o que comentar, pois a Konami não divulgou quase nada. A não ser essa mudança na evolução do overall, baseado num sistema tipo RPG.

Vi alguns comentando que não gostaram disso, pois como e que vamos ter “níveis diferentes de Neymar?”

Ao meu ver isso é perfeitamente entendível, pois acho que não devemos nos apegar muito aos números em sim, mas no que eles representam.

Essa maior range de evolução no overall, só serve pra dizer que dependendo do grau de entrosamento, adquirido pela maior quantidade de jogos e participação do jogador no time, teremos um jogador mais adaptado ao clube. E portanto com um overall maior.

Tipo, você com 50 partidas disputadas, pode ter um Neymar com um overall maior, que o Neymar do seu colega, que tem apenas 5 partidas disputadas com o jogador.

Então ao meu ver, na prática, o que a Konami está implantando é um Espírito de Equipe individualizado. Então além de buscarmos o melhor EE para equipe, teremos que fazer o jogador crescer individualmente. Isso pra mim é mais um componente adicionado, que só traz melhorias ao jogo.

Quanto a tão esperada transferência de imagens, principalmente para o PS4 que não tem OF. É preciso que fique claro, que não é a liberação de OFs pro PS4. Em parceria com a Sony a Konami conseguiu (de uma forma que ainda não se sabe) viabilizar a transferência de arquivos de imagem para o console (também não se sabe em qual formato).

É claro, talvez isso gere uma nova alternativa para a galera que produzem os OFs, para que sejam aplicados. Porém a priore não é isso o que pode ser feito. Como falei podemos importar imagens (o que ajuda infinitamente), mas ainda não são os OFs propriamente dito.

Estamos implantando um novo sistema de comentários (DISQUS). Achei que ele bem melhor que o nativo do blogger.

Pra destacar a principal diferença, na minha opinião, ele permite que todos usuários avaliem os melhores comentários. Além disso os leitores poderão exibir os comentários, por mais recentes, assim como pelos melhores avaliados. Então essa foi um forma que achei pra valorizar a contribuição de todos.

Outra questão é que os comentários aparecem em tempo real.

Dá pra ficar até amanhã, falando das melhorias. Mas vou colocar um link de um artigo que achei, que destaca muito bem todos os benefícios do sistema. Tem um vídeo curtinho no lado direito do blog, que mostra rapidamente as principais funções.

Mas é claro, quero a opinião de vocês, sobre o que acharam do novo sistema. E caso não aprovarem, voltamos ao modo original do blogger.

OBS.: Na pagina principal, onde temos apenas uma introdução de cada post, usando esses novo sistema de comentários, não fica visível o número de comentários. Mas assim que você entra no post, você pode visualizar este número.

Galera também vamos colocar mais vídeos em destaques no blog, referente as transmissões ao vivo. Assim como jogos do campeonato Copa América, que está rolando com a galera do PS3 e PS4.

Pra inaugurar coloque a transmissão da E3. Mesmo não sendo específico do PES, temos a conferência da concorrência e da Sony. E aí podemos ter algumas imagens interessantes.