Tudo o que rolou na etapa da Ásia da PES LEAGUE 2018

Na madrugada de hoje aconteceu a etapa da Ásia da PES League do PES 2018, com direito a presença de dois brasileiros.

Pois é, mesmo com o ainda confuso regulamento da Konami, já temos o primeiro campeão do ano, no PES 2018 do

Como um total de 16 participantes, as disputas ocorreram na cidade de Tokyo – Japão.

Diferentemente dos anos passados, onde as etapas da Ásia, América e Europa, ocorriam independetemente umas das outras. Ou seja, eram disputadas de forma isoladas, e os melhores representantes de cada uma, se enfrentavam entre si, numa etapa final.

Esse ano, já na etapa da Ásia, temos os melhores representantes das demais regiões. Com isso, cada representante tem que acumular uma quantidade de pontos em cada uma das etapas, para se classificar para etapa final. Ao longo do post isso vai ficar mais claro.

Então, nessa etapa da Ásia, os 16 participantes foram definidos da seguinte forma:

8 melhores competidores da PES League 2017

PES FORUM 8-melhores-pes-league-2017-1

Representantes regionais de cada país e o representante da região ou país anfitrião

PES FORUM outros-representantes-pes-league-2018-1

Com isso foram 6 rodadas a partir da formação de 4 grupos (A, B, C e D) de 4 jogadores, onde inicialmente todos jogavam entre si, ou seja, na fase de grupo, foram 3 partidas para cada.

PES FORUM grupos-inicio-pes-league-asia-pes-2018-1

Na sequência, foram disputadas as quartas de final, seminais e final.

Ao final dessa etapa asiática da PES LEAGUE, cada jogador acumulou a seguinte pontuação, onde tais pontos serão somados as outras possíveis conquistas, caso eles consigam se classificar para as etapas das América e Europa.

Pontuação da etapa asiática da PES League:

Campeão – 1000 pontos

Vice-Campeão – 600 pontos

3° e 4° – 350 pontos

5° ao 8° – 150 pontos

9° ao 12° – 100 pontos

13° ao 16° – 50 pontos

Como esse ano a competição está sendo disputada de tal forma que uma etapa influencia na outra, os 8 melhores classificados da etapa da Ásia, já têm suas respectivas vagas, garantidas na próxima etapa da competição, que será a etapa aqui das Américas (em março).

Depois ainda teremos a etapa da Europa (em maio), para só depois saberemos, quem será o campeão mundial e melhor jogador de Pro Evolution Soccer 2018.

Diferentemente da etapa asiática, nas etapas das Américas e Europa, além das disputas 1vs1, também contam as disputas no modo CO-OP.  Portanto, na etapa da Europa teremos os 8 melhores classificados que vão passando de etapa em etapa, somados aos 8 melhores jogadores na pontuação acumulada ao longo de todas etapas.

Enfim, como falei no início do post, é deveras confusa esse regulamento feito pela Konami. E infelizmente, pelo menos para mim, só vou conseguindo entender, no desenrolar das coisas. E mesmo assim, com um esforço absurdo!

Inclusive, na etapa da PES League das Américas, teremos classificados nas plataformas PS4, PS3 e PC, que se juntarão em uma única disputa, provavelmente na plataforma PS4, já que o game não existem a possibilidade de Cross plataform (cruzamento entre plataformas).

Mas em termos de etapa asiática, ficou assim!

PES FORUM grupos-pes-league-asia-pes-2018

E apesar da presença de dois brasileiros de alto nível, Gui Fera – @GuiFera01 (Atual campeão da PES League) e Felipe Mestre – @PWesports_FM12 (velho conhecido dos fãs de PES e campeão da fase online da PES LEAGUE, no somatório dos Season 1 e 2). Não demos muita sorte e acabamos ficando pelo meio do caminho.

Mesmo o Gui Fera, como também o Felipe Mestre, se classificando em primeiros dos seus respectivos grupos (Gui Fera com 3 vitórias), logo na etapa seguinte (quartas de final), ambos foram eliminados para dois japoneses. O SOFIA – #SOFIA (campeão da etapa online da PES LEAGUE asiática) eliminou o Gui Fera pelo placar mínimo (1 – 0). E o campeão japonês no PES 2017 e 5° melhor colocado na última PES League, Mayageka – @mayageka1993, venceu por 2 – 0 o Felipe Mestre.

PES FORUM chave-pes-league-pes-2018

Destaque também para o fato de que o vice Campeão da PES League passada Ettorito97, não conseguiu se classificar para a fase mata-mata.

Com isso, os dois japoneses, fizeram companhia ao francês TioMiit_PW – @TioMit_PW (7° colocado na última PES League) e o espanhol Josesg93- @josesg93 (8° colocado da última PES League).

PES FORUM quatro-finalistas-pes-league-pes-2018

Mas mesmo jogando em casa, os dois “japas” acabaram sendo eliminados pelos europeus, e na final, o francês foi mais frio e levou o caneco da etapa asiática da PES League do PES 2018.

PES FORUM finalistas-pes-league-pes-2018

PES FORUM campeao-pes-league-pes-2018-asia

PES FORUM trofeu-pes-league-pes-2018-1

Então é isso galera!

E se ao meu ver a Konami pecou e continua pecando na forma como apresenta seu regulamento, assim como, faz na valorização da competição. Em termos de execução, não tenho o que reclamar.

Nesse último quesito, realmente os japas são praticamente impecáveis e estão de parabéns. Observando de longe, a execução está num nível compatível com que o PES merece.

Todavia, insisto, tudo isso tem que ficar muito mais claro para quem participa. Sei que envolvem diversas variáveis regionais e condições, e de fato é algo difícil de ponderar e colocar de forma justa e coerente.

Mas com tudo isso, o usuário tem que bater o olho e saber o que tem que fazer, o que tem que ganhar, para chegar a tal feito.

Porém, como falei, de maneira geral, mesmo com essa ressalva sobre o regulamento, a Konami está de parabéns pela execução da competição.

Percebemos que há uma evolução de um ano para outro, numa tentativa de deixar a competição mais abrangente e democrática.

O sucesso da PES League é de fundamental importância para a sobrevivência da franquia. Os tempos são outros, e o mundo do e-sports é sim um caminho inevitável, você gostando ou não.

As franquia de esportes parece que chegaram a conclusão definitiva, que não tem como ficar de fora dessa área. Portanto, na minha opinião, acho que não existiria interesse da Konami em continuar com o PES, caso esse não fosse atrelado ao e-Sport.

E em cima desse mesmo raciocínio, de tempos modernos, também não poderíamos deixar de citar, que tudo isso só será possível, com um serviço online descente. Não vou nem me estender aqui, pois todos já estão cansados de saber do que se trata.

Mas enfim galera, independentemente dos resultados do brasileiros, desde já, gostaria de parabeniza-los pela as ótimas apresentações.

Ao contrário do que muitos brasileiros acostumaram a pensar, eles não perderam a competição. Na minha cabeça, só consigo pensar que eles chegaram aos 8 melhores classificados dessa etapa.

Mas aí, o que acharam da competição, que é apenas a primeira das três etapas que teremos pela frente?

Para acompanhar novas atualizações, não esqueçam de nos seguir nas redes sociais (Twitter e Facebook). E de se inscreve em nosso canal no YouTube.

Gostou? Deixe seu Like e compartilhe nas redes sociais!

Você pode gostar...