World Tour PES 2018 – Novos Gameplays e presença de Kluivert e Mendieta

Konami está na Europa divulgando o PES 2018, e com isso, temos a oportunidade de conferirmos mais detalhes do jogo, através de vários gameplays.

Diferentemente de outros anos, nesse ano a Konami decidiu de vez, colocar logo amostra, boa parte do que teremos na próxima versão da franquia.

Essa era uma das maiores críticas que fazia a Konami, pelo fato de nunca deixar claro o que de fato teríamos no jogo. Em anos passados, enquanto a EA, mesmo a base de muita enrolação, despejava nos canais especializados, vídeos e imagens do seu jogo, a Konami insistia em segurar seu conteúdo.

Mas esse ano tudo parece ter mudado, tanto em relação a Konami, como também no lado da EA. Equanto a EA lança um trailer na base de cutscenes, a Konami vem trabalhando sua divulgação, toda ela em imagens do jogo.

Na verdade, sempre falei que a EA, nesses seus trailer de divulgação, é pura enrolação. Sempre falei que a EA conta muito bem uma mentira, fazendo-a parecer verdade.

FIFA é um jogo muito bem acabado, fato! Porém, já tem um bom tempo que a EA só enche linguiça, embalada por altos números de vendas, pois haja o que houve, seus fãs vão comprar o jogo.

E mesmo com muitas falhas por parte da Konami nesses últimos 10 anos, fico feliz em ver que nos últimos 3 anos, a franquia tem evoluído o suficiente, para que possa sem bem apresentada, antes de seu lançamento.

Mas vamos lá, como falei no início do post, nessa semana, a Konami começou a World Tour do PES 2018, onde serão feitas várias apresentações do game, em vários países do mundo, começando pela Europa.

Como vocês podem observar na imagem abaixo, ontem foi dia de Espanha, com a serimônia de apresentação acontecendo, é claro, no Camp Nou, com direito a presença VIP dos ex-jogadores do clube catalão, Kluivert e Mendieta.

Com toda essa divulgação, diversos gameplays estão surgindo. Fiz um compilado dessa primeira sequência de vídeos, onde podemos ver mais detalhes das novidades do jogo.

Tentei destacar o que achei de mais relevante nos vídeos.

Nos primeiros vídeos da sequência, podemos observar detalhes dos jogadores da seleção brasileira, Barcelona, Atlético de Madrid e Liverpool, que realmente estão muito bem feitos.

E não me refiro apenas a aparência dos jogadores em relação ao que temos no mundo real. Mesmo que as vezes engraçadas, achei muito legal as expressões faciais dos jogadores, que nesse PES 2018, foram retrabalhadas. A nova iluminação do game, parece também ajudar nessa boa impressão.

Ainda nesses primeiros vídeos podemos observar a movimentação dos jogadores, onde destacaria a mobilidade dos jogadores e principalmente, a física da bola, que parece muito mais fiel a realidade.

Um parâmetro que gosto de utilizar para analisar essa questão da física da bola, é tentar adivinhar onde mais ou menos a bola vai parar. No meu entendimento, quanto menor for o acerto, mas fiel será a fidelidade da física, pois na vida real a bola não tem lugar certo para parar.

Mas percebi também que, aparentemente, a bola se apresenta um pouco mais pesada. Mas é óbvio que tais impressões só poderão ser confirmadas, com o jogo em mãos.

Não poderia deixar de falar na “amarelinha”, que ficou muito linda com esse novo caimento dos uniformes no PES 2018.

No próximo vídeo temos detalhes sobre uma das coisas mais legais nesse PES 2018, na minha opinião. Me refiro a cobrança de faltas.

Além da retirada da guia de direção do chute, temos essa nova possibilidade de alterar o ângulo de visão, que pode ser mais fechado (visão mais próxima do que temos na hora de uma batida real) ou mais aberta (visão de cima) dando uma ideia melhor da distância e posicionamento do jogador em relação ao gol.

Além disso, a movimentação do curso para a direita ou esquerda, também provoca uma movimentação do batedor. É um desses gameplays, numa cobrança próxima do bico da grande área, o cara vira tanto o curso para o lado, que quase observamos a cobrança de uma visão de quem está olhando da lateral do campo.

O ruim da maioria desses primeiros vídeos, é que geralmente temos uns carinhas, digamos, não muito habilidosos. E mesmo com toda beleza do jogo, os caras conseguem promover lances horríveis…rsrs.

Felizmente sempre temos aqueles que salvam a pátria e nos proporcionam lances lindos como esse.

No próximo vídeo temos algo que sempre foi alvo de questionamentos, os pênaltis! A Konami prometeu que no PES 2018 teremos algo bem mais simples e eficiente na hora da batida, semelhante ao que tínhamos na época do PS2.

Porém, algo me deixou surpreso, pois diferentemente do que imaginava, na cobrança de pênaltis, ainda temos a guia de precisão do chute. Imaginava que assim como aconteceu com a cobrança de faltas, esse tipo de guia também seria retirado. Mas pelo jeito, o que parece ter sido removido, foi apenas a guia de DIREÇÃO DA TRAJETÓRIA da bola e não a de PRECISÃO.

Nos dois próximos vídeos temos uma demonstração do que será o novo modo cooperativo 3×3, onde no caso dos vídeos abaixo, disputado contra o CPU.

Além de parecer um modo muito divertido, confirmando minhas expectativas e acho que também a da maioria, podemos observar alguns outros detalhes já anunciados, na prática.

Um parentese aqui para essa entrada em campo (Atlético de Madrid x Borussia Dortmund). As tomadas de câmera e iluminação estão muito boas.

Voltando para o modo 3×3, percebemos que na parte de baixo da tela, temos marcadores de desempenho (EM TEMPO REAL), onde tudo aquilo que você vai fazendo dentro do jogo, vai sendo registrado por esse marcado.

E ao final do jogo, temos uma estatística dos 6 jogadores (3 de cada time), em função daquilo que foi desempenhado dentro de campo.

Achei muito interessante que seja computado em tempo real, pois podemos ter uma noção praticamente instantânea, não só do nosso jogador, como também dos nossos adversários.

Podemos ver também a nova comemoração CO-OP, onde um puxa a comemoração e os outros jogadores fazem o mesmo na sequência.

Com relação a essa comemoração em conjunto, parece ser algo diferente do que tinha imaginado. Quando vi pela primeira vez, pensei que cada um pudesse fazer a sua comemoração específica, independentemente do que o outro escolheu. Mas como vemos no primeiro vídeo abaixo, parece que teremos que seguir algo pré-definido.

Ex.: O segundo e terceiro jogador fazem a comemoração escolhida pelo primeiro jogador que executou o comando. Mesmo assim, ficou bem legal.

Chato mesmo é perceber, que parece que continuaremos com o esquema de pular a comemoração, quando o segundo usuário apertar o start. Poxa Konami, não adianta muito, investir em comemorações e deixar o outro usuário interferir nas mesmas. Já faz tempo que a EA faz da forma que tem que ser, a animação só pula, se ambos usuários apertarem o start.

Lembrando que na vida real, ninguém pode pular a comemoração do adversário. Tomou o gol, agora aguenta a zuera!..rsrs

Temos agora uma partida 100% no modo manual e no nível de dificuldade, Estrela. Mas o que me chamou mais atenção, foi a exibição do jogo utilizando a opção de câmera: Transmissão ao vivo. Muito parecido com uma transmissão real, não acham?

E nos últimos gameplays dessa primeira leva, com certeza teremos outras, temos uma partida completa (Brasil x Borussia). Destaque para o 2° uniforme da seleção, que também ficou sensacional com esse novo estilo de gráfico do PES 2018.

Um pequeno detalhe que me incomoda, desde o PES 2017, são as mãos dos jogadores na hora do hino, achei um pouco desproporcional ao corpo. Mas é só um detalhe para quem gosta de se apegar a essas firulas, mas nada que comprometa o gráfico como um todo.

Como é uma partida 1×1, podemos perceber algo mais próximo do que o jogo tem para oferecer. Diferentemente de outros gameplay até o momento, os dois jogadores parecem saber mais o que estão fazendo.

Dessa forma podemos perceber que o jogo reage muito bem em algumas situações típicas de jogo, dribles, cruzamentos, chutes, lançamentos, etc.

Mesmo sabendo que ainda é muito cedo para alguma conclusão, fico feliz em perceber que os cruzamentos teleguiados não estão entrando.

No segundo vídeo temos um jogo completo no novo estádio do PES 2018 (Wanda Metropolitano) onde o Atlético de Madrid manda seus jogos.

E para encerrar o post, foi divulgado que teremos uma nova opção de clima no jogo. A opção “Nublado com chuva” foi incluída.

Nas imagens abaixo, podemos observar detalhes desse novo clima, no exemplo abaixo, no estádio Wanda Metropolitano.