Option File do PES Universe, uma ótima opção (PS4)

Dentre as opções de Option File até o momento para o PS4, com certeza a opção da comunidade PES Universe, é uma das melhores.

Sei que muitos até já aplicaram esse Option File, porém, como geralmente só faço a divulgação de algo, depois que eu mesmo testei, enfim resolvi compartilhar com aqueles que ainda não se utilizaram do OF.

Desde já, gostaria de esclarecer que a intensão aqui, não é de forma alguma, tentar tirar proveito de uma propriedade aleia.

Faço questão de frisar isso, pois sei que muitos aproveitam o conteúdo produzido por terceiros, baixam, e upam novamente, dizendo que trata-se de um OF próprio.

E é óbvio que a galera que também baixa, sem questionar a conduta de quem faz algo do tipo, também colabora com tal prática. Acho que quando isso acontece, os próprios seguidores deveriam chamar a atenção do produtor de conteúdo.

Situações como essa, acabam desmotivando aqueles que verdadeiramente fazem um trabalho diferenciado, e que contribuem de forma significativa para a manutenção da franquia.

É é óbvio que não tem a menor chance de acontecer algo parecido, aqui no PES FORUM.

Portanto, deixarei os links originais dos downloads, como também, faço questão de deixar o link da página dos caras, para que todos possam conhecer mais detalhes do trabalho da comunidade.

Inclusive, eles possuem alguns planos (pagos), para diferentes tipos de membros, onde são fornecidos alguns benefícios, em termos de atualizações de conteúdo, dependendo do seu plano. Quem quiser dar uma força pros caras, fiquem a vontade. PES UNIVESE

Feito todas essas considerações, seguem os links originais dos downloads.

As únicas ressalvas que gostaria de fazer, é que:

Nessa versão FREE do OF, não temos a possibilidade de termos uma pasta única, com todos os arquivos. Ou seja, as ligas estão separadas por pastas. Mas calma, isso praticamente não é problema.

Nesse caso você tem duas alternativas. A primeira é extrair uma liga por vez, colocar as pastas de cada time numa outra pasta WEPES,  e fazer a aplicação do OF para cada liga.

Ou simplesmente, você pode extrair todas as ligas, colocar todas as pastas (de todas as ligas de um vez só) dentro da pasta WEPES. E aí é só aplicar o OF todo de uma vez só!

Calma que isso ficará claro na sequência do post!

Particularmente, utilizei o 2° método. Juntei todas as pastas correspondentes a cada time de cada liga, coloquei todas numa outra pasta com o nome de WEPES, e pronto! Coloquei no console e fiz o procedimento de uma só vez.

Leia também  OPTION FILE PARA PS3 JÁ DISPONÍVEL!

É algo muito simples, e para facilitar fiz um pequeno passo a passo.

Nessa versão do OF (V 1.0), primeiro você vai baixar 5 arquivos, que virão compactados no formato do Winrar.

 

Nesse ponto, temos que ter em mente o seguinte. Existem duas opções para download para cada Liga.

Na primeira opção, os arquivos têm a resolução máxima permitida: 2048 x 2048. Já na segunda opção de download, os arquivos têm sua resolução diminuída pela metade (1024×1024). Em ambos os casos dá para jogar de boa, mas se você quer um melhor nível de detalhes, principalmente nas tomadas mais próximas das jogadas, aconselho baixar do link na melhor resolução.

O único empecilho para quem optar por essa maior resolução, é ter menos espaço para instalar outras futuras ligas (caso tenha esse desejo). Acho que na resolução 2048×2048 ainda cabe mais a liga portuguesa e segunda divisão italiana (ainda não disponíveis nessa versão).

Mas se pensa instalar uma Bundesliga, Liga Mexicana, ou uma possível série B, etc., será melhor optar pelos arquivos com menor resolução (1024×1024).

Liga inglesa (Premier League)

(2048 x 2048)

(1024 x 1024)

Liga inglesa 2 (Sky Bet)

(2048 x 2048)

(1024 x 1024)

Liga espanhola (La Liga)

(2048 x 2048)

(1024 x 1024)

Liga italiana (Serie A)

(2048 x 2048)

(1024 x 1024)

Liga espanhola 1 (Serie A)

(2048 x 2048)

(1024 x 1024)

Depois de baixados os arquivos, você deve estrai-los para que sejam obtidas as seguintes pastas.

A partir desse momento você pode optar por uma das duas alternativas que citei. Instalar uma liga por vez, ou junta tudo numa única pasta WEPES, e instala de uma vez só.

ATENÇÃO! Seja qual for a opção, o que deve ser colocado na pasta WEPES (criada por você), são as pastas correspondentes a cada time. Não é para colocar a pasta (Serie A), por exemplo, dentro da pasta WEPES. Mas sim, as pastas das equipes que estão dentro da pasta Serie A.

No meu caso, peguei todas as pastas correspondentes as equipes de cada liga, e juntei tudo numa pasta chamada WEPES. Percebam que na imagem abaixo, dentro da pasta WEPES, temos pastas que correspondem a times de todas as ligas, espanhola, inglesa, etc.

Depois disso, é só transferir a pasta WEPES para um pendrive formatado em Fat32, e fazer o processo descrito no vídeo abaixo.

Leia também  PES 2018 – Atualização semanal #4 – National Team STARS e DLC 1.0

Um único problemas deste OF, é que nessa versão, ele ainda não tem os logos das competições. Porém, também no vídeo abaixo, onde mostro a instalação de outro OF, tem todo o procedimento para instalação das competições.

Mas calma, não precisa se desesperar, esse OF do vídeo, só vai ser utilizado para que você faça a instalação dos logos das competições (igualzinho ao que eu mostro no vídeo). A única diferença daquilo que faço no vídeo, é que você não precisar instalar os arquivos de correção das equipes, pois isso você já será feito pelo OF do PES Universe.

Repito, o OF do vídeo que indico no vídeo (link para download, na descrição do vídeo), só será utilizado para aplicar os logos das competições.

Segue também um vídeo, para aqueles que já têm algum tipo de OF instalado e que não sabem como apagar os arquivos.

Lembrando que se você já tem os logos das competições instalados, não precisa apagar esses arquivos. Apenas apague os arquivos que correspondem as equipes, para que esses possam ser substituídos pelos arquivos do PES Universe.

E para finalizar, uma amostra do que você terá, instalando esse OF. Além da correção dos uniformes, também temos adições referentes aos dados dos times, técnicos, principais adversários, etc, inclusive para os times licenciados.

Uma grande vantagem de instalar OF de uma comunidade feito a PES Universe, é que os caras sempre estão trabalhando em novas atualizações, e já cogitam a V 2.0. E para aqueles que querem receber atualizações antecipadas, como falei, eles têm alguns planos pagos.

Atenção 2! Não é aconselhado misturar dois OFs. Isso não vai gerar nenhum problema em seu jogo, ou muito menos em seu console. Mas esse procedimento pode gerar arquivos duplicados ou substituições erradas de algumas imagens. O que no máximo pode ser feito, é aproveitar os arquivos das competições, pois como esses arquivos não são atualizados frequentemente, não correm o risco de serem substituídos.

Sem falar que arquivos duplicados, diminuem os espaços para futuras atualizações do OF.

Enfim, qualquer dúvida, coloca aí nos comentários. E aproveita se ainda não é inscrito, se inscreve no canal, pois lá também muito conteúdo bom. E nos segue no Twitter e curti nossa página no Facebook.

Gostou? Deixe seu Like e compartilhe nas redes sociais!