A versão PES 2019 Lite vem aí: Tá errado, KONAMI

A KONAMI anunciou que no próximo dia 13 de Dezembro, todos poderão baixar gratuitamente a versão PES 2019 Lite. Com direito ao modo myClub.

A divulgação oficial foi feita pela conta da PES LEAGUE durante a etapa europeia da competição de e-Sports no dia de ontem (8/12).

#PES2019 Free to Play Edition está chegando 13 de dezembro! 🙌 Ele marca a oportunidade perfeita para saltar para dentro do #myClub – gratuitamente – e tentar acertar a mão no desembarque algumas lendas!

Mas vejamos como se deu a política da Konami, para a liberação desse tipo de versão, desde que foi adotada na franquia PES.

PES 2016 – Lançado em 15 de setembro – Free to play em 9 de dezembro (86 dias depois). Quase 3 meses depois.  

PES 2017 – Lançado em 13 de setembro de 2016 – Free to play (Modo PES LEAGUE) em 11 de novembro (73 dias depois). E Free to play (Modo myClub) em 9 de fevereiro 2017 (150 dias depois). Aproximadamente 5 meses depois.

PES 2018 – Lançado em 12 de setembro de 2017 – Free to play em 15 de novembro (78 dias depois). Aproximadamente 2 meses e meio depois.

PES 2019 – Lançado em 28 de agosto de 2018 – Free to play em 13 de novembro (108 dias depois). Aproximadamente 3 meses e meio depois.

Portanto, na minha opinião, tirando o que foi feito no PES 2017 (5 meses depois do lançamento), e mesmo assim, com algumas ressalvas. O que a Konami vem fazendo é um absurdo!

Temos uma média de que, aproximadamente 3 meses depois do lançamento do game, o principal modo de jogo da franquia é liberado com todas as possibilidade e recursos de quem pagou pelo jogo, 3 meses atrás.

Cara, na boa, isso não existe em jogo algum!

“Ah Cícero, League of Legend, Fortinite, CS GO, são gratuitos!”

Pois é, PES ainda não é! O jogo é pago, e muito bem pago (R$ 200,00).

“Ah Cícero, comecei a jogar PES a partir da versão gratuita!”

Que bom, legal que isso tenha acontecido. Porém, isso ainda não valida a atitude da Konami.

Quando se leva em consideração, apenas esse argumento, se esquece daqueles que deixam de comprar o game em seu lançamento, e prefere esperar a versão free.

Todo mundo sabe que várias franquias abrem PERÍODOS de degustação de seus respectivos jogos. Uma semana, duas, ou quem sabe até um mês, já seria suficiente para os usuários conhecerem o game, e quem sabe, se decidirem pela compra.

Na minha opinião essa conversa não cola, apesar de entender que algumas pessoas vêm para o jogo por conta desse tipo de ação promocional, com falei, muitos deixam de comprar o game. Sem falar nos que compram e ficam insatisfeito com esse tipo de coisa.

Mas como disse, temos outras formas mais justas de se oferecer um jogo para degustação.

Por isso, no meu entendimento, a justificativa que esse tipo de coisa traz novos usuários, não é o principal motivo que leva a Konami fazer isso. Ela está sim, considerando a maior possibilidade de se ganhar Moedas myclub, com essa galera que vai chegar.

“Ah Cícero, é uma empresa e tem que visar lucros!”

Eu sempre defendi esse ponto de vista. Só que isso também não cola, a partir do momento em que você prejudica outros usuários.

Além da desconsideração com aqueles que pagaram pelo game, tem o fato de que inúmeras pessoas passarão a jogar o game, sem muito compromisso com a conexão.

O que impede um cara que acabou de começar o jogo, e que não pagou por ele, ou seja, não tem nada a perde, “puxar o cabo” durante uma partida?

Ou seja, o número de derrubadores aumentará!

Não estranho a Konami ter feito a liberação da versão free, logo depois de uma semana da DLC 3.0, como se isso fosse amenizar para os que já têm o game.

Para mim não, KONAMI. Trocaria toda a DLC 3.0 por um sistema online mais estável e correções de erros na gameplay.

E mesmo assim, só me sentiria respeitado como consumidor, caso fosse aberto apenas um período de degustação do jogo, como a esmagadora maioria das empresas fazem.

PES 2019 ainda é o jogo que mais me diverte. Apesar dos erros na gameplay, para mim ainda é o melhor jogo de futebol do momento.

No entanto, jamais engolirei essa política da KONAMI.

Já falei outras vezes, QUER GANHAR DINHEIRO, KONAMI?

Faça modos de jogo diversos e empolgantes, com desafios que de fato prendam o jogador.

Corrija os problemas da gameplay, que na minha opinião não são muitos, mas o suficiente para fazer alguns usuários deixarem o game de lado.

Acabe com essa “compensação” entre usuários com níveis de força diferentes, deixando esse sentimento de injustiça, em algumas partidas, de lado.

Enfim, tenho certeza de que existem inúmeras outras maneiras de se ganhar dinheiro, e ao meu ver, a KONAMI está adotando a pior delas.