As baixas nas licenças do PES 2019. O quanto influenciará no game?

A Konami divulgou no dia de ontem (17), a lista de licenças (clubes e estádios) no PES 2019. Tivemos algumas mudanças, que iremos discutir nesse post.

Então galera, quem já viu a confirmação das licenças que estarão no PES 2019, deve ter percebido que tivemos algumas baixas. Mas logo de cara, diferentemente do que vi e ouvi uma galera comentando, não vejo motivos para tanto drama.

Mas calma aí que tentarei justificar esse meu ponto de vista.

Para nós brasileiros, não tem como não destacar a perda das licenças dos jogadores da seleção brasileira. Ou seja, o escudo e uniforme continuarão licenciados, normalmente. Porém, os jogadores da seleção, estarão genéricos.

Para quem ainda não viu, essa é a nota da Konami, sobre o problema:

Estamos trabalhando com as partes envolvidas no licenciamento para solucionar esse caso o mais rápido possível, e planejamos ter os jogadores da Seleção Brasileira para nossos players em breve, via Data Pack

Provavelmente, trata-se de mais um problema que inclui a problemática das licenças nacionais, e portanto, só temos que ficar na torcida. O processo parece não ser definitivo, mas que envolve negociações ($$$), para que tudo seja acertado. Ou não né!

Mas vamos fazer algumas comparações, sobre o que já é realidade pro PES 2019, em relação ao que tivemos no PES 2018. Começando com as parcerias.

Parcerias – PES 2018PES FORUM pes-2018-parcerias

Parcerias – PES 2019

PES FORUM pes-2019-parcerias

Como você estão observando nas imagens acima, além da troca do Borussia pelo Schalke 04, deixaram de ser parceiros, Valencia, Fulham e Universidad do Chile. No entanto, tornaram-se parceiros, Arsenal, Monaco, Celtic, Rangers, São Paulo e Vasco.

Então, no aspecto Parceria, acho que houve uma evolução. Pois além da manutenção das maior parte das parcerias existentes, ganhamos alguns bons nomes do futebol mundial.

Seguindo nossa comparação, vamos para os estádios.

Lista de estádios – PES 2018

PES FORUM pes-2018-estadios

Lista de estádios – PES 2019

PES FORUM pes-2019-estadios

Nesse caso, mais um ponto para o PES 2019, quando comparado ao PES 2018. O número de estádios genéricos continua o mesmo, 18. Mas em termos de estádios licenciados, no PES 2019, teremos 4 a mais. São 43 estádios, contra 39 na versão anterior.

E por fim, o mais importantes, licenças de clubes.

Percebam nas imagens abaixo, que não considerei as licenças das seleções. Até porque a Konami tenta atacar de forma modesta, esse tipo de licença. Creio que não mudaremos do que tínhamos no PES 2018, com apenas algumas pequenas mudanças.

Mas em termos de clubes, essa é a diferença entre as duas versões.

Os números que estão entre parenteses, correspondem ao número de equipes não licenciadas.

Lista de ligas – PES 2018

PES FORUM pes-2018-clubes-licenciados

Lista de ligas – PES 2019

PES FORUM pes-2019-clubes-licenciados

Comparando os dois quadros acima, temos as seguintes informações:

– Passamos de 16 para 20 ligas. No entanto, percebam que no PES 2019, perdemos 2 segundas divisões: Espanha e Itália. Dessa forma, para essas duas segundas divisões, não teremos nem os jogadores licenciados.

Falo isso, pois no PES 2018, mesmo elas não sendo licenciadas (uniformes e logo da competição), tínhamos as licenças dos jogadores.

– Por outro lado, ganhamos 7 primeiras divisões: Bélgica, Dinamarca, Portugal, Rússia – exclusiva, Escócia, Suíça e Turquia.

Sem falara que agora, a liga argentina e a chilena, são realmente oficiais. No PES 2018, apesar de termos os times licenciados, agora temos também os logos dessas competições e seus respectivos troféus oficiais.

– Mas para ficar mais claro, as adições das novas ligas, correspondem a 355 clubes no PES 2019 (333 no PES 2018). Lembrando que não estou mencionando as seleções.

Desse 355 clubes no PES 2019, 62 (17%) não estão licenciados (me refiro aos uniformes, os jogadores estão de boa).

Já no PES 2018, percentual de times não licenciados, é de 36%.

– Mas a diferença fica ainda maior, quando levamos em consideração o número de jogadores licenciados. A única ressalva fica ainda por conta dos jogadores brasileiros, que é diferente de tudo. Até na Argentina e no Chile, as coisas ocorrem dentro da normalidade, em termos de licenças dos jogadores.

Então vamos fazer a seguinte estimativa: O número médio de jogadores por equipe no PES 2018, é de 28 jogadores.

Multiplicando esse número (28) pelo número de clubes no PES 2018 (333), chegamos ao número aproximado de 9324 jogadores. Isso considerando apenas os clubes.

Se fizermos o mesmo raciocínio para o PES 2019, 28 jogadores x 355 clubes, teremos um total de 9940 jogadores. Ou seja, 616 jogadores a mais.

E aí, além das novas ligas, esse número de jogadores a mais no jogo, é expressivo ou não?

O que ainda deve ser ressaltado, é que a Konami não parou com as negociações. Portanto, seja para as parcerias e estádios, e principalmente, para as licenças de clubes, ainda deveremos ter novidades.

A Konami deve aproveitar a Gamescom, que começa na segunda, na Alemanha, para fazer mais alguns anúncios.

Já é praticamente certo, o anúncio de mais uma liga, que muito provavelmente, será a colombiana.

Então é isso galera!

Devemos levar em conta que, FIFA é um jogo que é extremamente dependente de licenças. E a EA não brinca em serviço nesse assunto.

Mesmo assim, não teremos problemas para corrigir o problema dos times não licenciados, em minutos. Provavelmente nos primeiros dias após o lançamento.

Claro, exceto quem joga no XBox, por conta dos problemas com a Microsoft. Mesmo assim, até para essa galera, as novas ligas licenciadas terão ainda mais importância.

E aí, o que acham de tudo isso?

Como sempre falo, nunca é bom perder uma licença, seja ela qual for. Mas como todos já sabem, não costumo ver o problema de forma pontual, e creio que ainda estamos no lucro.

Você pode gostar...