Bugs no PES 2015: Até que ponto, isso prejudica o game?

 

Olá galera!

O post de hoje é pra falar sobre o novo bug no myClub. Mas antes de tudo, gostaria de salientar que bug é algo que odeio. Realmente não gosto de ter que lhe dá com eles. Pelo simples motivo, se estamos falando de um bug, estamos falando de algo fora do script, que não estava nos planos ou que não foi combinado.
 
É claro, todos jogos, falei todos! São passiveis de bugs. Desde os mais simples, feitos nas coxas, como o mais complexos (GTA tá aí que não me deixa mentir). “Ah Cicero, mas GTA é mundo aberto, tem inúmeras variações, então a chance de bugs é muito maior.” Realmente, isso faz sentindo!
 
Mas também é fato, que existem bugs e bugs. Onde, dependendo do jogo, determinado bug, compromete o game ou não. Aproveitando o exemplo do GTA, quando aparece um personagem preso numa parede, eu passo correndo e praticamente nem ligo. Mas imaginemos, já que o assunto aqui é futebol digital, um jogador de seu time, preso a trave ou enterrado no gramado? Isso é realmente imperdoável!
 
“Mas onde tu queres chegar, Cicero?”
 
Estou querendo dizer, que quando falo que odeio os bugs, estou me referindo a esses tipos de bugs, que comprometem a proposta de jogo. Dessa forma, independentemente da complexidade de um game, tamanho do game, custo de produção, estilo de jogo, etc., não acho que devamos nos conformar, em ter que conviver em harmonia, com determinados bugs.
 
Tipo, não quero ter que ficar atrás da terceira pedra (onda a bala não pega), pra matar o Boss principal; não quero ter que chutar sempre cruzado, pra fazer o gol; e falando de PES 2015, não quero ter que ficar segurando a bola com o goleiro, pra juntar GPs. Em gerações passadas, isso até era perdoável, mas hoje em dia, sinceramente, não dá.
 
“Mas e aí Cicero, qual é o novo bug?”
 
Pois é, trata-se de um bug relacionado com as escalações dos técnicos no myClub.
 
Como vocês devem saber, no myClub, não é possível alterar a formação pré-definida de cada técnico, obrigando o jogador a ter que adquirir outro técnico, caso deseje variar seu esquema de jogo. Entretanto, com o bug é possível fixar um técnico desejado (geralmente, aquele com maior valor de gerenciamento) e variar a formação que mais lhe agrade.
 
Não vou me deter ao processo, pois o vídeo abaixo o faz muito bem.
 
 
 
Segundo o autor do vídeo, funciona em qualquer plataforma. Porém só testei no PS3, e realmente procede.
 
“Então deixa eu ver se entendi Cicero, primeiro tu diz que não gosta de bug, e depois divulga o bug?”
 
Essa foi uma discussão que tive com uma galera, antes de fazer o post. Pois mesmo não gostando de bug, tenho que ter em mente, que uma das funções do blog, é informar os leitores, sobre tudo que for possível, no mundo de PES. E foi com esse pensamento, que fui um dos primeiros blogs a discutir sobre a sexta bola (fiz até vídeo); dá mesma forma para o bug dos agentes, onde fiz questão de colocar o link para o pesdb.
 
Então, estou apenas tentando ser coerente, com aquilo que preso desde o começo. Que é fazer o possível para trazer informações relevantes, para aqueles que jogam o game, sejam elas, boas ou ruins. Entretanto, em todas ocasiões, procuro deixar meu ponto de vista, para que possamos debater sobre o tema e chegarmos a um senso comum, quando é possível é claro.
 
Falando especificamente desse bug, seguindo a linha de raciocínio que mencionei acima, não acho que esse seja um bug que comprometa o jogo. Primeiro, porque confere o mesmo tipo de vantagem para todos. segundo, porque para aqueles que não optarem pela artimanha, estes não terão, necessariamente uma desvantagem.
 
Mesmo imaginando que muitos gostarão do bug, ficarei na torcida, para que a Konami corrija o problema o mais rápido possível. E sobre o fato da galera gostar ou não, não tenho muito o que comentar, pois trata-se de uma decisão individualizada. Usar ou não, deste ou de outros bugs, cabe a cada um e não tenho que achar isso ou aquilo.
 
Mas alguém ainda pode está pensando, “Ah Cicero, deixa de ser ranzinza, relaxa e aproveita.”
 
Mas comigo, esse tipo de raciocínio não funciona. Sei que alguém pode está pensando que estou dando uma de falso moralista. Mas é sério, não gosto!
 
Compro um jogo, baseado numa proposta apresentada. E tudo que fuja dessa proposta, não consigo entender, como algo positivo.
 
Não sei se vocês lembram, mas logo que joguei o myClub, fiz um post dando a minha interpretação do modo de jogo, ressaltando que o myClub não é Ultimate Team. Pois entendia, que a Konami tinha e continua tendo, uma proposta diferente do que a EA apresenta em seu modo.
 
Pois é justamente essa proposta que decidi seguir. E se não é pra mudar a formação da equipe, que não mude, essa é a regra do jogo. Particularmente, não gosto dessa choradeira de ficar implicando com isso ou com aquilo. O modo de jogo tem uma proposta, se gostou beleza, se não, tem a concorrência, que tem uma proposta diferente.
 
Mas é muito chato, entrar numa seção de comentários e ver 8 de cada 10 comentários, dizendo que queria o CR7, por exemplo. Hoje temos vários jogadores, com verdadeiras seleções, mas isso não aconteceu da noite pro dia, pois os caras tiveram que ralar, jogar muito. Mas não é pra isso que o jogo foi feito, pra jogar muito?
 
Mas pra alguns, parece que não funciona assim, os caras querem jogar pouco e ter em duas semanas, uma seleção da UEFA, pra mostrar pros amigos.
 
Fazendo uma analogia, é como se o cara sempre jogasse dama, aí ficasse irritado com o jogo de xadrez, porque não pode comer, 6 peça de uma só vez. E não conformado, fica tentando mudar as regras do jogo. Ou simplesmente fica chorando, por não conseguir mudá-las.
 
Enfim galera, quero deixar mais uma vez claro, que essa é a minha opinião. Caso discorde, fique a vontade pra expressar sua opinião.
 
Sobre o jogo em Lobby de Equipe, a proposta está mais em pé do que nunca. Então, pra organizar melhor, fiz um formulário para que os interessados, possam se inscrever. 
 
No Menu do blog, tem o novo link [AMISTOSOS]. 

No item (setor do campo) a escolha dos jogadores será definida, em função da ordem de inscrição e do time que escolhermos. 

 
Ex.: Se optarmos pelo Chelsea (formação 4-2-3-1). Se alguém já optou pelo setor (Ataque), não adianta outo usuário colocar também (Ataque), pois só temos 1 atacante na formação.
 
Quanto ao time, lá também tem uma opção para vocês sugerirem as duas equipes.