Master Liga PES 2019 – Será que as mudanças serão suficientes?

A Konami divulgou agora pouco, mais algumas informações, sobre aquilo que podemos esperar na Master Liga do PES 2019.

A Master Liga (ML) desse ano, estará focada basicamente em 3 pontos: Pré-temporada com a International Champions Cup (ICC), negociações de transferência melhoradas e mais ligas licenciadas.

Já de cara, particularmente acho que, dessas três “novidades”, em uma delas, a Konami forçou a barra, quando consideramos algo “novo”, no que diz respeito a Master liga.

PES FORUM International-champions-cup-trofeu-master-liga-pes-2019_596x337

Primeiro gostaria de lembrá-los que essa licença da ICC, já havia sido adquirida pela Konami, desde o ano passado. Ou seja, já poderia ter feito parte do PES 2018.

Talvez vocês não estejam lembrados, mas até já fizemos um post aqui, falando da aquisição da licença por parte da Konami, exemplificando com o formato da edição passada da competição.

Inclusive, na época até fiquei na dúvida em relação as licenças dos times que faziam parte da competição.

Aí alguém pode está pensando, “mas é só a adição de uma licença? Isso não vai mudar muita coisa.”

Na verdade, se você conhece a ICC ou leu o post que sugeri, a ICC na vida real, já foi criado com o intuito de pré-temporada.

PES FORUM International-champions-cup-comemoracao-master-liga-pes-2019_599x337

PES FORUM International-champions-cup-taca-master-liga-pes-2019_599x337

Dessa forma, na pré-temporada da ML, também teremos uma experiência semelhante ao que acontece na vida real. Tipo, mesmo começando a ML com um time “altamente mais ou menos”, já poderemos enfrentar grandes clubes do futebol mundial.

Antes para enfrentar um Barcelona ou Juventus, por exemplo, teríamos que nos classificar pra uma competição como a Champions (no PES deve vir com outro nome).

Então acho que isso pode sim, ser considerado como novo.

A outra coisa que acho que também pode ser considerado como novidade, é a questão das negociações de transferência melhoradas.

Apesar de não termos como testar tais novidades, esse é um dos principais pontos a serem melhorados pela Konami. Um maior número de possibilidades e condições na hora de contratar os jogadores e durante sua manutenção no clube, traz uma dinâmica muito maior ao modo de jogo.

Então segundo a Konami

Serão adicionadas cláusulas de revenda e ‘sem gols sofridos’ para exigir um trabalho estratégico em campo e na gestão do clube.

Já quanto ao último dos 3 pontos citados, adição da novas ligas, aí sim, forçou a barra Konami!

Isso não é uma novidade específica da Master Liga, mas do jogo em si. Ou vai me dizer que existia a possibilidade dessas ligas não fazerem parte da ML, uma vez incluída no jogo?

Mas segundo a Konami

Todas as regras oficiais das novas ligas, foram implementadas, incluindo o sistema dividido da Scottish Premiership

Para quem não está ligado, na Liga escocesa temos a formação de dois grupos, onde um disputa o título e a vaga para a Champions, e no outro, quem vai permanecer na divisão.

A Konami também ressaltou algumas outras modificações na ML.

Adição de News Feed

Um feed de notícias será adicionado ao menu da Master League que hospedará vídeos como a conferência de imprensa para um treinador recém-contratado, vencendo uma competição, recebendo um título individual e momentos que destacam marcos importantes do clube que você está gerenciando

PES FORUM master-liga-pes-2019-sala-imprensa_599x337

Desenvolvimento do jogador mais preciso e realista

O desenvolvimento dos jogadores será mais preciso e realista, suportando todos os novos 11 novos atributos de habilidades que foram adicionados ao PES 2019. “Habilidade GK” adicionada ao treinamento principal. Além disso, haverá uma função para distribuir o grau de foco para cada item de treinamento. Os usuários também poderão desenvolver jogadores de acordo com sua estratégia de equipe.

PES FORUM master-liga-pes-2019-evolucao-habilidades_599x337

Fluxo das negociações de transferências

O fluxo geral de negociações de transferência mudou para que as condições / termos sejam conhecidos desde o início.

PES FORUM master-liga-pes-2019-evolucao-habilidades-2_599x337

Papel e personalidade da equipe

Revise os traços da personalidade de cada jogador. A personalidade de cada jogador pode ser desenvolvida com base em um dos quatro traços disponíveis, e a função dos jogadores no time será baseada em suas personalidades.

Novos efeitos de equipe

Novos papéis como Rising Star, Bad Boy e Superstar serão adicionados ao Team Role

PES FORUM Papel-personalidade-da-equipe_599x337

Como falei, essa parte de gerenciamento não tem muito como opinar, sem testar. Porém fica aqui minha insatisfação com a apresentação do modo de jogo.

Não é só uma questão de mudar o layout de menu, apenas por uma questão estética. É isso, também!

Não precisa ter a sensibilidade aguçada de um Design gráfico, para chegar a conclusão de que esse layout dos menus do jogo, além de não serem tão bonitos, são de uma simplicidade extrema. Na minha opinião, não condizem com a “realidade gamer” em que vivemos.

Parece que a Konami só está preocupada em fazer com que eles sejam apenas “funcionais”.

“Ah Cícero, mas a Konami falou que esse é o 2° dos 3 anos que ela precisa, para fazer uma grande mudança no jogo.”

Sim, sei disso, eu mesmo divulguei isso ano passado.

Porém, é complicado achar que ano que vem, teremos uma mudança radical, pelo menos em termos de apresentação, se considerarmos o ritmo de trabalho apresentado pela Konami. Pelo menos avaliando aquilo que nos é apresentado até o momento.

Conversando esses dias com um camarada, fui questionado “do porque dessa fixação em menus?”

Falei pra ele, joga mais de 2000 partidas por ano, seja qual for o jogo, durante 2 anos com os mesmos menus, que tu vai entender o porque da necessidade de mudança…rsrs

Então além da estética, tem essa questão do frescor que uma nova roupagem, traz ao jogo. E pelo que vemos nos menus da ML, o jogo como um todo, também virá praticamente com os mesmos menus. E por mais que esse não seja uma das principais prioridades, já passou da hora de mudar.

E como eu disse, já começo a ficar preocupado se ano que vem, a Konami terá a capacidade de fazer algo que confirme a expectativa dos 3 anos.

Mas esse ano, pretendo entrar de cabeça na Master Liga do PES 2019. Mesmo sendo o muClub, meu modo de jogo preferido, destinarei parte do meu tempo, para me aprofundar um pouco mais, nessa atual versão da ML.

Bora vê o que nos espera!

Gostou? Deixe seu Like e compartilhe nas redes sociais!

Você pode gostar...