PES 2015 – Alternativa de configuração de rede (problemas de conexão)

 
Olá!
 
Quem acompanha meus comentários no blog, sabe que desde a última manutenção dos servidores (5/12), vinha tendo problema em manter minha conexão estável, com os servidores da KONAMI. E logo eu que até então, praticamente não tinha tido problemas com isso, pois até o último dia 5, de fato não encontrava problema em encontrar adversários ou perder por desconexão.
 
Mas o fato, é que desde o dia 5, passei a tê-los!
 
Pois bem, insatisfeito com a situação, como todos aqueles, que estão enfrentando problemas semelhantes, fui atrás de algumas soluções.
 
Antes de tudo, quero salientar que a intensão do blog, não é de eximir a KONAMI de qualquer responsabilidade, na resolução de tais problemas. Ela tem sim, a obrigação de nos fornecer um produto/serviço de qualidade, em função de suas promessas e comprometimento com seus fãs. Entretanto, o blog sempre presou pela proposta de se trazer ou discutir, alternativas que possibilitem uma melhor experiência para aqueles que jogam PES 2015.
 
Dessa forma, busquei alternativas vinculadas a outros games, mas que tivessem problemas parecidos com os encontrados em PES 2015. Vi que em alguns jogos, principalmente FPS, alguns usuários também enfrentam problemas, em encontrar adversários ou se manterem estáveis durante uma partida online. E muitos das soluções encontradas por esses usuários, estão relacionadas com as configurações de sua rede. Seja por conta da utilização de IPs dinâmicos ou pela utilização de DNS que contribuem para o problema.
 
Não dá, nem quero me aprofundar no assunto, mesmo porque não sou especialista. O fato é que, correndo atrás de soluções, encontrei uma configuração de rede, que melhorou de forma significativa, minha conexão com os servidores de PES 2015. Praticamente estou como antes, apresentando pouquíssimas quedas de conexão, e o que era pior, sendo eu o culpado. 
 
São dois vídeos rápidos! No primeiro, coloco o passo a passo da configuração de rede, inteiramente no manual. Já no segundo, deixo o IP no modo automático e fixo apenas o DNS. Em ambas, também altero as configurações de MTU, que vem como padrão [1500]. Nos vídeos, isso fica muito
simples de perceber. Lembrando que obtive, melhor resultado na primeira situação. 
 
Configuração de rede toda no manual
 
 
Configuração de rede, IP automático e DNS fixo
 
 
Mas uma vez, gostaria de esclarecer, que a intensão é de apenas compartilhar uma experiência, que comigo, deu certo. Continuaremos sempre atentos a novas alternativas, e contamos com ajuda de todos os leitores, para que possamos juntos, contribuir com o jogo que tanto amamos. Independentemente do merecimento, por parte da KONAMI. 

É interessante, que anote ou tire uma foto de sua configuração anterior, caso tenha que voltar pra ela. Não esqueçam de compartilhar e se possível, comentar.