PES 2015 – Dribles e Fintas, são realmente difíceis?

Olá à todos!
 
Quando se refere ao tema DRIBLES em Pro Evolution Soccer, tocamos num assunto, como podemos dizer?….ligeiramente polêmico!
 
Mas porque polêmico?
 
Antes de responder tal pergunta, acho interessante darmos uma passada pela evolução desse fundamento, nos jogos da franquia ao longo do tempo. 
 
Lembro-me que em International Super Star Soccer e até mesmo nas primeiras versões de Winning eleven (é, faz tempo isso….kkkk) os dribles se resumiam à tradicional pedalada, o corte seco na hora do chute, a lambreta, e a finta de deixar a bola passar (talvez tenham outros, mas acho que eram basicamente esses).
 
Se prestarmos atenção, perceberemos que todos esses são executados em movimento, não interrompendo o andamento da jogada. E de certa forma, isso contribuiu para o rótulo de jogo arcade atribuído ao jogo da Konami, pois as jogadas praticamente não tinham interrupções e o estilo de jogo frenético era evidente. 
 
Cadenciar o jogo, era impossível! 
 
Com o passar dos anos foram adicionados novos dribles, mas todos eles com o mesmo pensamento de não interromper a sequência da jogada. Particularmente acho, que pelo estilo de gameplay, nem se a Konami quisesse, conseguiria fazer um jogo menos corrido. 
 
Lembro-me que até tentava segurar o jogo, mas o tempo até o adversário chegar junto, era muito pequeno. 
 
Então, acho que só em PES 2013 a Konami esboçou uma tentativa de se implementar uma maior variação de ritmos de jogadas. Mesmo sendo o último jogo com o motor gráfico antigo e com um estilo de dinâmica de jogo bem diferente da atual. Foi um jogo que se podia alternar entre jogadas mais aceleradas (é o que predominava), com momentos de toques de bola (Só lembrando que não comparando qual a melhor versão, joguei demais o 2013 e depois do 2015 é uma das melhores versões). 
 
Já em PES 2014 (sim eu sei, não prestou…kkk) a Konami escancarou de vez, sua vontade de mudar o rumo, no quesito dinâmica de jogo. Independente dos problemas que todos já devem estar cansados de saber, o jogo apresentava nitidamente, uma proposta de ser um jogo mais cadenciado.
 
Com isso veio o novo sistema de dribles de PES. 
 
Entretanto muitos fãs (falei muitos e não a maioria) acostumados a uma maior simplicidade na execução de dribles, passaram a estranhar essa nova mecânica. Porém, acho que a Konami, só tentou adequar seu novo sistema de dribles a sua nova forma de enxergar o futebol digital.
 
Ao meu ver, não era sensato continuar com a mesma forma de aplicar os dribles, dentro de uma quantidade de possibilidades (dribles ou fintas) muito superior as versões passadas. Resumindo, acho que seria pouco botão para muito comando. Sendo assim, a combinação de botões + analógicos era inevitável. 
 
Também existem aqueles, que nos últimos anos migraram pra concorrência e encontraram no jogo da EA, uma simplicidade infinitamente maior, quando o assunto é driblar. Não vou entrar nessa questão, mesmo porque já tem um post sobre isso aqui no blog. Mas também não vou perder a oportunidade de destacar o quanto é patético o sistema de dribles do FIFA.
 
“Sim, mas no FIFA eu faço 999 dribles, então eu posso fazer o que quiser!” Para os que pensam dessa forma, gostaria de lembrá-los que nem Neymar, CR7 ou Ronaldinho Gaúcho (esse quase), fazem tudo o que sabem ou querem, dentro de campo (lembrando que estou me referindo a dribles). Ou vocês acham que esses são os dribles executados nas quatro linhas?
 
 
 
Voltando ao PES! Acho, que com essa maior dificuldade no sistema de dribles, a Konami conseguiu manter algo que faz parte da essência da franquia nos últimos anos. Qual foi a última vez, jogando PES, que passou por um adversário dando uma caneta, elástico ou um drible da vaca?
 
Acho que a resposta da maioria será (faz um tempinho!). Pois é, agora vamos a realidade, quando foi a última vez que você viu um drible desses na TV? Talvez numa frequência um pouco maior, mas hoje em dia é cada vez mais difícil de se ver (Saudades de Romário vs Amaral…kkkk). 
 
 
 
É sobre isso que estou falando, nos últimos anos uma das marcas de PES é não exagerar nos lances de efeito. Mas não é assim na vida real? Então, a reação de se dá uma caneta em PES, é de pausar o jogo, soltar o controle e sair correndo pela rua de tanta felicidade…kkkk. Exageros à parte, o que quero ressaltar é que a Konami se preocupou em se aproximar da dificuldade encontrada no mundo real, no que diz respeito a execução dos dribles. 
 
Então, essa é a polêmica! Em função da maior dificuldade em se executar os dribles, muitos chegam até a dizer que em PES não existem dribles. Mas muitos desses, desistiram no segundo drible ou nem tentaram executá-los. 
 
Abaixo seguem dois vídeos tutorial (Xbox e Playstation), que na minha opinião é o que tem de melhor em tutorial de dribles, até o momento. No vídeo fica claro o número de possibilidades de dribles e fintas presentes em PES 2015, englobando a grande maior de movimentos realizados no mundo real.  
 
[PS4 e PS3]
 
 
  
[Xbox One e Xbox 360]
 
 
 
A primeira vista você pode até achar complicado. Mas se prestar atenção e praticar, perceberá que eles foram construídos para que sejam executados de forma intuitiva. Então, gosto muito de relacionar os analógicos (L e R) como se fossem as duas pernas dos jogadores (esquerda e direita, respectivamente).
 
Ou dependendo drible, lembrar que eles se comportam apenas como o sentido do movimento (por exemplo no elástico, onde o jogador usa um único pé, e o que muda é o sentido da bola). Falando parece ser mais difícil do que na verdade é. Mas, se olhar com atenção para os movimentos, verá que eles seguem um sistema único, e que quando se entende a forma de execução de 2 ou 3 dribles, os demais saíram instintivamente. 
 
Poxa Cicero, falando assim tu deves ser fenômeno do drible? Claro que não! Mas entendo a mecânica de drible e aprendi separar o que é deficiência do game, da minha limitação como jogador. Por exemplo, concordo com aqueles que dizem que alguns dribles poderiam ser mais eficientes, pois não basta apenas existirem, têm que ser eficientes na jogada.
 
O toquezinho que se dá na bola, para depois chegar chutando, apesar de ser uma boa proposta, nunca vi ninguém fazer um gol assim, e também nunca consegui criar uma jogada eficiente, usando esse recurso, pois o adversário chega antes da conclusão.
 
Um outro exemplo é a questão da lambreta, não lembro qual a versão do PES, mas em uma delas era bem complicado de se acertá-la, e acho que isso deveria voltar, pois do jeito que tá, este movimento está banalizado (fácil). E sendo coerente com o que falei anteriormente, sobre a dificuldade de execução para se parecer com a realidade, temos que concordar que é um movimento que quase não se ver no futebol real. 
 
Mas e aí, qual a sua opinião quanto ao assunto? Driblar em PES é uma tarefa difícil ou fácil pra você? Não tenha receios em opinar, pois como falei não sou nenhum expert no assunto (Os colegas de grupo, que ganham de mim, que os digam…kkkk). 

Quero aproveitar a oportunidade e agradecer aos vários elogios e ótima aceitação ao novo layout do blog. Como este é um projeto no qual, não é ligado a nenhum tipo de parceria ou sistema de divulgação. A colaboração de todos na divulgação do trabalho é de grande importância. Lembrando que também temos nossa página no Facebook, onde são postadas as notícias mais rápidas. Então, e puderem e quiserem sigam-nos lá!