PES 2015 – E a tal da 6ª bola?

 
Olá para todos!
 
Pois é galera, em meio a tantos assuntos envolvendo o nome de Pro Evolution Soccer, nos últimos dias nos deparamos com mais uma novidade “made in KONAMI”.  
 
Todos já estão carecas de saber, que desde seu lançamento, o myClub foi alvo de muitas críticas. Na minha opinião, muitas delas sem fundamento algum, simplesmente porque criou-se uma expectativa da vinda de produto X e ao chegar, verificou-se que tratava-se de um produto Y. Salientando que não estou me referindo a qualidade de X ou Y, mas simplesmente ao fato de serem diferentes. No post PES myClub não é Ultimate Team, falo mais sobre tais diferenças.
 
Mas quero reiterar, que quando o assunto é myClub, sempre fui daqueles que acham que devemos dar um desconto a KONAMI, pelo fato de ser a primeira experiência no gênero. Sem falar na decisão, porque não dizer, corajosa de dar uma identidade ao modo de jogo, mesmo que esse tenha como inspiração, o modo de jogo da concorrente. E hoje, depois de ter jogado cerca de 150 partidas no modo, posso afirmar que boa parte das minhas expectativas foram atendidas.  
 
Porém, feitas minhas considerações, até que fim chegou algo que me incomodou profundamente.
 
Ao ouvir pela primeira vez, o tal boato da 6ª bola na roleta, pensei “Não, deve ser uma coincidência!”. Mas é óbvio, que logo que tive a oportunidade, fui logo testar. Até porque, como dormir com essa dúvida?….kkkk. 
 
Procurei algum vídeo, que demonstrasse tal coincidência, até que encontrei um que demonstrava a roleta parando na tal bola.
 
Mas novamente, era óbvio que não me conformaria com um simples vídeo. Então, lá fui eu fazer minha investigação definitiva. Então meus amigos, me dei ao luxo de abrir mão de 10 contratos, após 10 partidas no myClub. Para termos uma amostragem significativa, de 10 giros na roleta e acabarmos de vez com essa dúvida, que me tirou o sono por um dia…kkkk.
 
Quanto ao resultado? Não teve erro meus amigos, 10 giros da roleta, e 10 vezes na 6ª bola! Verifiquem o vídeo abaixo e comprovem a triste “coincidência”. Coloquei o termo entre aspas, pois na verdade, não tem nada de coincidência.
 
 
 
Pois é, isso me deixou extremamente triste! Não porque, fiquei pensando que agora vai ficar mais difícil pegar o CR7 ou Messi. Quem acompanha o blog, sabe que não faço questão de A ou B, e que já entendi que o espírito do myClub não é esse.
 
Mas a KONAMI, dessa vez, pecou em algo muito delicado. Pois a ROLETA do myClub, com essa falha, NÃO TEM ABSOLUTAMENTE, SENTIDO ALGUM! Pois do jeito que está, é como se fora as cartas do UT. Tipo, só escolher o empresário, clicar e aparecer o jogador que tiramos. Pois na prática, é assim que o sistema funciona.
 
Hora, se já temos uma bola pré definida, não adianta eu apertar no começo, no meio ou final do giro, pois o local já está predefinido. E aquelas vezes, que vimos a roleta girar mais ou menos, é justamente por isso. Se você apertou no começo do giro, ela vai rodar mais, se apertou próximo ao final, girará menos. No vídeo isso se comprova, quando aperto (nos 3 últimos giros) logo no início do giro, e acontece exatamente como acabei de comentar.
 
Ah Cicero, como você falou, agora tá igual ao FIFA, pois é como se abríssemos um pacotinho e o jogador aparecesse? Não é bem assim, pois diferentemente do Ultimate Team, a aleatoriedade faz parte do myClub, sendo assim, essa não poderia
ser colocada em cheque. 
 
Então quer dizer, que não existe aleatoriedade no myClub?
Opa, calma lá, CLARO QUE EXISTE!
 
A cada um novo contrato, existirá um novo jogador, que será diferente a cada aquisição. Porém, este já está pré-definido (de forma aleatória) pelo sistema, e não pela aleatoriedade da roleta, que já chegamos à conclusão, que não tem função alguma.   
 
E os empresários, também não servem de nada? Servem sim!
 
Porém, suas influências vão até aparecer a roleta e você verificar qual é a cor da 6ª bola. E não na quantidade de bolas melhores, como imaginávamos e como deveria ser. Tipo assim, quando a barra de indicação mostrasse 20% (juntando 3 empresários), deveríamos ter uma maior quantidade de bolas (prata, amarela e preta), quando comparado a 5% (apenas 1 empresário), por exemplo.
 
E visualmente, isso até acontece, mas a essa altura já sabemos, que o que vale mesmo é a infeliz da 6ª bola (Oh raiva!).
 
Volto a dizer, nisso a konami pisou feio na bola! Pois como falei, trata-se de uma função do modo de jogo, que presa pela aleatoriedade, SÓ QUE NÃO!. Triste, essa é a palavra que mais me define neste momento. Não pelo jogo, que como não canso de falar está espetacular, pois o prazer de se jogar PES 2015 no PS3 foi tão grande, que me fez comprar um PS4, só pra jogar PES.
 
Mas fico sentido, pelo fato de ser um modo de jogo muito visado por todos, onde qualquer falha, terá consequências elevadas a décima potência. Não nos resta muito a fazer, a não ser esperar que a Konami se pronuncie oficialmente ou tenha o mínimo de dignidade de colocar de fato, uma aleatoriedade ao sistema.