OLHO NO LANCE KONAMI!

 
Pra quem jogou PES 2014 sabe que, como quase tudo no jogo, a narração/comentários foi mais um dos problemas do game. Pois todo conteúdo produzido pela dupla Silvio Luiz e Mauro Beting, realizado em trabalhos anteriores, foi simplesmente esculhambado pela Konami, em PES 2014.
 
Tipo, sabemos que uma das principais dificuldades em se colocar outro narrador, seja em PES ou outro jogo do gênero, é o fato que esse novo profissional terá que trabalhar por muitas horas, para aplicar todas “falas” do zero. Isso acarreta um custo bem maior para produtora. Mas esse, definitivamente não era o caso do PES 2014.
 
Como pôde a Konami, depois de tanta matéria prima, permitir que o resultado final chegasse à aquilo? A sensação é que pegaram todo o trabalho realizado pela dupla, e mandaram para uns 5 cantos diferentes (dois desses, comandados por estagiários).
 
Onde cada parte foi trabalhada, sem se importar com as demais. E no final, entregaram tudo pra um “Japonezinho”, que deixou o PC fazendo a compilação dos áudios e saiu para assistir o último episódio de Naruto…kkkk. E quando voltou, apesar do programa demonstrar alguns erros durante o processo, o “Japa” enviou o arquivo do jeito que estava…kkkk.
 
 
 
 
Enfim, uma coisa era certa: Em PES 2015 não poderia piorar! E de fato foi o que aconteceu. Não vemos mais os erros grotescos de diferenças masterização de áudios, durantes as falas (tal erro deve ter vindo das partes dos estagiários…kkkk). Também não encontramos algo do tipo, “A bola foi toca por……………….E nada de falar o nome do cidadão.
 
Também temos uma narração mais sincronizada com os lances ocorrentes. Pois na versão anterior era comum sair o gol, e o Silvio ainda estar comentando a falta que foi batida….kkk, ai era uma seção de atropelos. As frases também estão, mais bem colocadas. Porém, ainda encontro falas em lances que não têm nada a ver.
 
Um outro problema que parece ser crônico, depois que a Konami decidiu incorporar os nomes dos atletas nos diálogos, é presença de algumas falhas de transições das falas, principalmente quando envolve comentários seguidos de nomes de jogadores.
 
Tipo, como o nome de cada jogador é gravado apenas uma única vez, não temos diferença na entonação de voz, quando seu nome é citado em diferentes situações. Quando na verdade, sabemos que há uma variação na forma de se citar o nome jogador, dependendo do fato dentro de campo.
 
Ah Cicero, também você tá querendo demais. A konami vai ter que pedir pro narrador falar o nome de cada jogador de 3 formas diferentes. E quem vai pagar tudo isso, você? Claro que não…kkkk…minha paixão pela franquia, não chega a esse ponto. Mas de duas uma, ou a Konami arruma um jeito de deixar os diálogos mais fluidos, ou tira de vez os nomes dos jogadores dos comentários.
 
Sinceramente, prefiro muito mais, uma melhoria na sincronia (falar as coisas certas nas horas certas), como também a melhoria na emoção no momento do gol (isso até que melhorou, mas poderia ficar muito melhor). Outra sugestão seria falar os nomes dos jogadores, só na hora do toque na bola e do gol.
 
Nunca senti tanta emoção, como na narração do saudoso Jon Kabira! Acho que tinham umas 10 falas diferentes durante o jogo, e na hora do gol,  umas 3 ou 4. Mas a emoção, principalmente na hora do gol, não tem igual. Para os saudosistas como eu, como também para aqueles que não conhecem a fera, segue alguns vídeos abaixo.
 
Sim, eu sei o jogo é feioso pros padrões atuais, mas a entonação (praticamente um grito) do nome do jogador, na hora do chute, criava uma expectativa muito grande, naquele momento. E hoje com tantos recursos, não conseguem trazer a mesma emoção, principalmente na hora mais importante do futebol, O GOl!
 
  
 
 
 
 
Falei saudoso, mas o Jon está mais vivo do que nunca. Só que alguém na Konami teve a brilhante ideia de deixar o cara disponível, apenas na versão asiática. Tem decisões na Konami, que são difíceis de entender, quem foi “Quadrupedes” que fez isso.
 
Ele hoje deveria ser uma marca do PES no mundo todo e não só na Ásia. Tenho certeza que muita gente compraria o jogo, só por conta da sua narração). Pelo menos que colocasse numa DLC, pra quem quiser comprar. Sei não viu!
 
Enfim, para terminar gostaria de destacar, que em função de todo esses ocorridos (tudo por culpa da Konami, já que os profissionais só fazem o que lhes pedem, vão lá e gravam), acho que a fase do Silvio Luiz, no PES, já passou!
 
Já tivemos muitas horas de diversão suficientes, ouvindo os famosos bordões do narrador. Mesmo sendo tão cedo para se comentar num novo narrador (já que o jogo tem 1 mês de lançado), acho que desse ano não passará. E sempre que se toca nesse assunto, o pensamento é imediato, QUEM SERÁ O PRÓXIMO?
 
Tenho minhas preferências, pois temos ótimas opções como, Milton Leite (SporTV, e já narrou FIFA), Cléber Machado (Globo), Eder Luiz (Rádio Transamérica, mas já narrou na Record, Band, SBT), Nivaldo Prieto (BAND, também narrou FIFA), João Guilherme (Fox Sports), Paulo Andrade (ESPN Brasil) e porque não, André Henning (Esporte interativo).
 
Como comentarista, não tenho nenhuma objeção a permanência do Mauro, mas caso a Konami quisesse mudar, teríamos como opção o PVC (ESPN Brasil), Rodrigo Bueno (Fox Sports) e também porque não o “grande garotinho, NETO”.
 
Acho que muita gente vai olhar atravessado pros últimos nomes citados (narrador e comentarista), porém não esquecemos que videogame tem que ser divertido, então profissionais irreverentes agregariam muita diversão ao game. Sem falar que a narração do Silvio Luiz, trouxe essa irreverência ao game, e acho que independente de quem vá assumir, essa característica deveria ser mantida.
 
Mas é claro que gostaria de saber da opinião de vocês. O que estão achando da narração de PES 2015, concordam ou não com o texto? Acham realmente que está na hora de mudar? E se sim, quais seriam os dois melhores nomes na sua opinião? Não esqueçam de curtir e compartilhar o post, e dessa forma, ajudar na divulgação do blog.
 
Sim, quase esqueço! Sugiram nomes de NARRADORES DE FUTEBOL, não me venham com animadores de auditórios, apresentadores de programa ou de reality show. Esses, deixem pra concorrência!