Online PES 2019 - Option Fiel Xbox

PES 2019 – Teremos mudanças no online? Existe a possibilidade de OF no XBOX?

Em entrevista, representante da Konami fala um pouco sobre o online no PES 2019, como também da possibilidade da aplicação de Option File no XBox.

Quem vem acompanhando nossas postagens, deve está lembrando que a primeira etapa dessa pré-temporada, que começou pela Europa, foi na Itália.

E como divulgamos no post sobre essa etapa, em função do embargo estipulado pela Konami, as informações não poderiam ser divulgadas até então, começaram a sair a partir de hoje.

A comunidade italiana @PesNewEra_it, que marcou presença no evento, divulgou um entrevista com Lennart Bobzien (Gerente da marca PES da Konami, na Europa).

PES 2019 - Itália

Entre algumas outras coisas que lhe foi perguntado, destaquei os dois principais assuntos abordados: Online do PES 2019 e Option File no XBox.

Creio que a comunidade italiana foi a primeira a coletar depoimentos oficiais sobre tais assuntos.

Começando pelo primeiro ponto, e na minha opinião, o mais importante, Online no PES 2019.

Ao ser questionado se teremos servidores dedicados no PES 2019 ou a Konami usará seu próprio sistema online?

Obs.:

Aqui gostaria de abrir um parentese, pois é importante entendermos o sistema atual.

Como já de conhecimento da maioria dos jogadores de PES, a Konami não utiliza servidores dedicados, e sim, um sistema de tráfego de dados, com base na comunicação Peer to Peer, em protuguês, par a par.

Como o próprio nome já diz, este formato de rede de computadores, tem como característica principal, fazer com que cada usuário, faça o papel que seria desenvolvido pelo servidor, caso ele fosse dedicado.

Dessa forma, cada usuário se conecta diretamente ao outro usuário, sem passar pelo intermédio de um servidor. Por isso o nome Peer to Peer (Par a Par), ou como é chamado comumente, p2p.

Sobre a pergunta, Lennart Bobzien disse o seguinte:

Agora eu não posso confirmar nada. Só posso dizer que estamos trabalhando para melhorar online, que é o caminho mais importante para nós. Sabemos que online pode ser aprimorado e aprimorado em 2019, especialmente no que se refere ao controle de trapaceiro e à estabilização da conexão entre os usuários. Vamos divulgar mais informações sobre o online mais tarde.

A minha opinião é a seguinte:

Óbvio que eles seguem tentando melhorar o sistema online do jogo, não tem como termos uma resposta diferente disso.

Só que, acredito que ele não tem a mínima noção, da probabilidade do problema ser resolvido ou pelo menos amenizado, para o PES 2019.

Fala isso, pelo fato de achar que trata-se de algo relacionado ao desenvolvimento do jogo, onde só os desenvolvedores sabem as reais possibilidades de tal feito.

E a bronca é essa, todo ano essa pergunta é feita para gerentes de marca da Konami ou algo do tipo. E como sempre falo, em questões mais técnicas do jogo, eles só repassam aquilho que lhe foi passado, pela equipe de desenvolvedores.

Claro, a culpa não é de quem pergunta, pois são sempre essas, as pessoas que se apresentam para tal questionamento.

Mas o fato é que, se observarmos o histórico dos últimos anos, essas afirmações não podem ser levadas muito em consideração. Apesar de reconhecer uma melhoria considerável em relação aos PES anteriores, óbvio que ainda faltam boas melhorias nesse sistema.

Mas como falei, acredito sim, que a equipe de desenvolvimento do game, segue trabalhando nessas melhorias. Porém, creio que até eles, só saberão se deu certo, após os teste implementados a partir da Demo, que esse ano, também será online.

E mesmo assim, caso ocorra tudo bem, não temos a garantia do sucesso para o jogo FULL. Todo mundo sabe que tivemos uma beta online no 2018, e mesmo assim, tivemos muitas reclamações, principalmente quanto aos derrubadores, na versão FULL.

Ou seja, como no sistema que a Konami utiliza (p2p), o jogo acaba ficando muito susceptível as variações ocorrentes nas diferentes configurações de rede de cada usuário. A Konami parece não ter como simular tais condições, antes do lançamento do game.

Resumindo, apesar de acreditar que eles seguem trabalhando, inclusive no sistema ante trapaça. Acredito que não teremos como saber com antecedência, o quanto o sistema online do PES 2019 estará bom.

Claro, essa é a minha impressão, baseada numa sequência de anos jogando PES, principalmente nos modos online.

Sobre o outro ponto que destaquei da entrevista, quando perguntado se existirá a possibilidade da criação de Option file para para o XBox?

A resposta foi simples e bem mais objetiva:

Infelizmente não, mas não depende de nós. As restrições presentes dependem da Microsoft.

No entanto fica mais uma vez evidenciado, que trata-se de uma limitação imposta pela Microsoft.

Particularmente, mesmo quando a Konami tinha parceria com a Sony, nunca achei que esse era um desejo da Konami, “limitar os usuários que jogam no XBox”.

Não faz sentido, a Konami paga uma fortuna em Licença, e quando existe uma possibilidade dela contornar isso, com a aplicação do OF, ele vai e não deixa?

Realmente, não consigo ver sentido nisso.

A Sony teria que desembolsar muito dinheiro, para justificar o dinheiro que a Konami deixou e continua deixando de ganhar, quando não consegue implantar o OF para os usuários da Microsoft.

Lennart Bobzien finaliza a entrevista dizendo que, o feedback apresentado durante essas apresentações, apesar de dificilmente serem implantados antes do lançamento do jogo, poderá servir para aplicação de algumas melhorias, a partir de patches, lançados mais tarde.

Quem quiser acompanhar a entrevista completa, segue aí o link da comunidade dos caras, no Facebook.

E aí, o que acharam das colocações do Lennart Bobzien?