Última atualização no PES 2019, e os próximos passos para o PES 2020

KONAMI anuncia que a atualização ao vivo da próxima quinta-feira (6 de junho), será a última para o PES 2019. E quando saberemos algo sobre o PES 2020?

Fala galera, tudo certo com vocês?

Depois de um bom tempo afastado do PES FORUM, aos poucos, tentarei voltar as atividades do blog.

E resolvi aproveitar esse último anuncio da KONAMI, para conversarmos sobre o que podemos ter pela frente, em termos de calendário para os primeiros anúncios oficiais do PES 2020.

Atualização ao vivo PES 2019

Sobre a nota em relação ao PES 2019, temos o seguinte:

Este é um aviso para informar que os dados a seguir não serão mais atualizados por meio de Live Updates após 06/06/2019.

Além disso, todos os jogadores terão suas classificações de condição definidas permanentemente como [C].

– Dados do jogador

  • Equipe atual
  • Classificação de Condição

– Dados do técnico

  • Equipe atual
  • Táticas
  • Formação

Sendo assim, creio que isso meio que marca o final da temporada, pelo menos em termos de atualização ao vivo, para aqueles que ainda jogam o PES 2019. Só lembrando que eu sou um desses. Pouco, mas estou!

Lembrando que isso não significa que não teremos mais algum tipo de campanha, em termos de empresário. Mas cá pra nós, não é a mesma coisa. Principalmente pelo fim da temporada no futebol europeu.

Portanto, creio que a KONAMI deve ligar o piloto automático e se concentrar no PES 2020.

Há até quem diga que isso já ocorreu!

Estratégias da KONAMI

O certo é que, diferentemente do que acontecia quando a KONAMI possuía a licença da Champions League, onde o fechamento da temporada do game, coincidia com a data da última semana da competição. Desde o ano passado, isso não ocorre mais!

Assim como no ano passado, onde as finais da PES LEAGUE 2018 aconteceram mais de 2 meses após (21 de Julho de 2018) a final da Champions 2017-2018 (26 de maio de 2018). Esse ano também teremos o descolamento entre o evento real, que ocorreu no último dia 1 de junho, para o evento da KONAMI, que será realizado no final desse mês (28 e 29).

Só para refrescarmos nossas memórias, a final da Champions 2016-2017 ocorreu em 3 de junho de 2017. E a final da PES LEAGUE 2017, último ano que a kONAMI detinha a licença, ocorreu 1 dia antes (2 de Junho).

Nunca é demais salientar que, na atual edição da PES LEAGUE, a KONAMI vai distribuir cerca de 1,1 milhões de reais em permeação. Então é óbvio que a KONAMI deseja que todos os olhos estejam voltados para seu evento.

No entanto, assim como aconteceu no ano passado, onde tivemos uma Copa do mundo, nesse ano também teremos a Copa América, que já começa no próximo dia 14/6, e vai até o dia 7/7.

E nesse caso não tem muito o que fazer, o evento da KONAMI vai ter que dividir as atenções do público, com a Copa continental.

Dúvidas!

Por esse motivo, tenho minhas dúvidas quanto ao acerto da KONAMI, em relação a estratégia utilizada para este ano. Tipo, não sei se a KONAMI alcançará os objetivos esperados, com o evento de fechamento da temporada no PES 2019, sendo realizado nesta data. Principalmente pelo fato de que, a essa altura do campeonato, não teremos muita gente jogando PES 2019.

Só para recapitularmos, no ano passado, a Copa 2018 durou praticamente o mesmo período (14/6 a 15/7). E a KONAMI decidiu esperar a realização da Copa do mundo, para só depois realizar a etapa final da PES LEAGUE 2018, que ocorreu em 21/7.

Então não sei o que é pior, fazer o evento de um jogo de futebol, depois do maior campeonato do gênero no mundo, onde todo mundo já está cansado de ouvir falar em futebol. Ou realizar esse evento durante a reta final de uma Copa América, onde todas as atenções estarão voltadas para o evento no mundo real.

Não sei vocês, mas sempre achei que a KONAMI deveria fazer as finais da PES LEAGUE, quando o jogo em si, o PES, estivesse bombando, independentemente do evento que estivesse rolando, paralelamente.

A bronca é que, na minha opinião, nos últimos anos a KONAMI não vem conseguindo trazer o “climax” desejado pelos fãs. Falei desde a primeira semana do PES 2019, que teríamos um prejuízo na vida útil do game.

Mas não ficaria surpreso caso a KONAMI fizesse alguma divulgação em relação ao PES 2020, durante a própria Copa América.

E3 2019

E não teria melhor momento para isso acontecer, do que a conferência da Electronic Entertainment 2019 (E3 2019). Uma das principais convenções da indústria de games do mundo, que tem data marcada para o período de 11 a 13 de junho em Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos.

O evento acaba justamente 1 dia antes do início da Copa América. A KONAMI bem que poderia aproveitar um evento desse porte, para anunciar, pelo menos, a data de lançamento, acompanhada de um teaser.

Calendário de anuncios do PES 2019, na última E3.

PES FORUM pes-2019-e3

O fato é que, no caso do PES 2019, tivemos os primeiro anúncios logo no dia 9 de maio.

Ou seja, se o primeiro anuncio do PES 2020 fosse feito hoje, já teríamos um diferença de 26 dias para o que foi o anuncio do ano passado. Por isso, é possível que a KONAMI volte a lançar PES, no mês de Setembro. Mês em que, provavelmente, FIFA 20 também será lançado.

Mas e aí, o que vocês acham? Teremos algumas novidades nos próximos dias ou semanas? Eu apostaria que sim!

Mas ainda sobre o PES 2020, tenho várias ressalvas com relação a próxima edição do game, que tentarei expô-las na medida em que as notícias forem saindo.

Você pode gostar...